Search

DEBATE COM PRESIDENTES; CACAIO EM MARACAJÁ; G-5 COM TURATTI; AS BAIXAS DE MOISÉS; E MAIS

LIVE-DEBATE COM PRESIDENTES DE PARTIDOS

A Post TV realizou uma reunião histórica entre 9 dos 18 presidentes de partidos organizados em Araranguá. Nesta primeira rodada, participaram presidentes ou vice-presidentes de 9 partidos: Republicanos (10), PP (11), PDT (12), PT (13), MDB (15), Podemos (19), PL (22), PSDB (45) e PSD (55).

Os dirigentes falaram sobre a prorrogação da data das eleições; sobre fundo eleitoral; do fim das coligações proporcionais; e sobre os planos para Araranguá.

Entre as ideias principais estavam a geração de empregos; desenvolvimento econômico sustentável; educação; saúde; turismo; tecnologia e inovação; ampliação da distribuição do gás natural; necessidade de planejamento para os próximos anos; e mudança de modelo, hoje muito voltado à pavimentação de ruas.

 

 

CACAIO É CONFIRMADO

O empresário, Antônio Carlos “Cacaio” de Oliveira (PP), que já foi prefeito e depois se reelegeu, foi confirmado sábado (27) como pré-candidato a prefeito de Maracajá pelo Progressistas, em encontro de lideranças com o deputado estadual Zé Milton (PP).

“Cacaio se encaixa perfeitamente no perfil do Progressistas, é dinâmico, trabalhador, vida íntegra, arrojado, trabalha em prol da comunidade”, disse Zé Milton, que quer que o PP tenha candidatos na majoritária em todos os municípios da AMESC.

 

PEDETISTAS NO JOGO

O PDT de Maracajá, comandado por Matias José Matias, tem projeto para as próximas eleições. Em contato com a coluna ele contou um pouco de seus planos.

“O PDT terá nominata de vereadores. Ainda não decidimos ao certo a quantidade exata de candidatos, acredito que será entre seis a oito nomes. Na majoritária, há a possibilidade de formarmos uma chapa pura. Não estamos buscando privilégios, nem cargos, e sim desenvolver novas práticas na política, buscando e visando o bem de todos os munícipes. Embora algumas opiniões possam classificar as nossas atitudes como hipocrisia ou até mesmo utopia; temos a convicção e consciência que jamais aceitamos espaço dentro das 2 últimas administrações. Firmamos o compromisso e acatamos a missão de praticar novas atitudes dentro da política. Pretendemos estruturar o partido de forma que todas as pessoas com boas intenções ao município participem da formação. Formalizamos o PDT Jovem e o próximo passo é o PDT Mulher. Política é necessário, embora muitas vezes possa estar desgastada com as mesmas práticas de sempre. É de suma importância os cidadãos e cidadãs de boa índole estarem inseridos neste processo. Cada vez que cruzamos os braços acabamos sendo coniventes com os mesmos erros que vem acontecendo ao longo da história. Procuramos buscar o bem coletivo ao invés dos privilégios pessoais que muitas vezes avistamos em algumas agremiações partidárias ao longo do tempo. Moramos na cidade e buscamos qualidade para continuarmos vivendo aqui, desejamos um futuro melhor para nossos filhos e nossa família. A presença da mulher, do jovem e de todos na sociedade é fundamental para evolução de quaisquer dos atributos necessários para um mundo melhor. Nós do PDT pretendemos construir juntos uma nova forma de política que atenda a todos com igualdade, para que todos tenham o espaço dentro da sociedade, conhecendo a história política do município, sabemos que teremos um grande desafio pela frente, mas unidos conseguiremos deixar nossos nomes na história e um dia quem sabe com aquela sensação de dever cumprido”.

  

 

TENTA BARRAR

O advogado Arnildo Steckert Júnior, de Turvo, se insurgiu em uma Ação Popular em que tenta impedir que os 15 municípios da Amesc dividam o valor do débito do CIS Amesc, atualmente estimado em R$ 3 milhões, acordo recentemente fechado com os prefeitos.

 

GOVERNADO SE SOLIDARIZA

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) manifestou neste domingo (28 de junho de 2020), pesar pela morte do empresário Roberto Angeloni neste domingo, 28. Ele se solidariza com a família e amigos neste momento de perda.

“Enviamos à família Angeloni nossa manifestação de pesar e condolências pelo falecimento de Roberto Angeloni, ocorrido neste domingo. Que Deus o receba e conforte a família e amigos”, disse o governador.

 

REUNIÃO COM TURATTI

O grupo que apoia o pré-candidato a prefeito de Araranguá, Ricardo Ghelere (PRTB), tem reunião agendada para esta segunda-feira (28), com o suplente de deputado federal Rodrigo Turatti (PSL).

Dirigentes do PRTB, PSC, Avante, Democratas e PSDB, devem participar da reunião, que acontece na comunidade da Coloninha.

 

 

BAIXA NO PRTB

Depois de oito anos em Araranguá, o servidor público federal Rodrigo Melzi foi transferido para Concórdia, onde assume a chefia da Agência da Receita Federal.

Melzi era pré-candidato a vereador pelo PRTB, partido de Ricardo Ghelere, e tinha uma das pré-campanhas mais em evidência nas redes sociais.

 

 

FOI TRAIÇÃO?

O ex-presidente do PSL de Balneário Arroio do Silva, Rone Guimarães, escreveu em suas redes sociais:

‘”Alerta: não faço parte do PSL desde que, traídos pela Executiva Estadual, com grupo politico do Arroio do Silva”.

Queixa-se de ter perdido o comando da sigla para o grupo do ex-prefeito Evandro Scaini (PSL), que negociou a ida para o partido diretamente pelas mãos de Carlos Moisés e Fábio Schiochet.

 

 

PREPARAÇÃO DE PRÉ-CANDIDATOS

Na noite de quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores, o Progressistas de Sombrio reuniu suas lideranças e seus pré-candidatos para a primeira de uma série de palestras visando as eleições municipais. O primeiro tema foi ‘Aspectos jurídicos relevantes ao pleito eleitoral’, ministrada pelo advogado Marcel Lodetti Fábris.

O PP estará separando as lideranças por comunidades e preparando para as eleições e posterior atuação como eleito (pré-eleitoral e eleitoral), com desenvolvimento de projetos.

No curso, prazos e datas, convenções, exposição pessoal, o que pode e o que não pode ser feito por quem pretende buscar uma vaga no legislativo ou executivo.

Presentes Cristian Rosa, pré-candidato a prefeito pelo Progressistas; o deputado estadual Zé Milton; presidente do Progressistas, Daison Scheffer Cardoso, e todos os vereadores do partido.

 

 

 

PARQUE BELINZONI

Nesta segunda-feira (29), às 19h, no Auditório do SAMAE, acontece o lançamento do Projeto ‘Nosso Parque Belinzoni’.

 

LUTO NO OESTE

O prefeito licenciado de Herval d’Oeste, Américo Lorini (PR), faleceu vítima de câncer. Estava afastado para tratamento.

 

AS BAIXAS DO MOISÉS

A CPI dos Respiradores derrubou Helton Zeferino (secretário da Saúde – pediu exoneração); Douglas Borba (Casa Civil – preso); Amandio João da Silva Junior – secretário chefe da Casa Civil – exonerado); Sandro Yuri Pinheiro (Assessor Especial Casa Civil – exonerado); Simone Becker (adjunta da Controladoria Geral do Estado – pediu exoneração); e Márcia Regina Geremias Pauli (superintende de gestão Administrativa – exonerada).

 

NA CORDA BAMBA

Estão na mira ainda o controlador-geral do Estado, Luiz Felipe Ferreira, a pedido da Assembleia Legislativa, e os nomes apontados em sindicância da CGE (conforma a coluna SC em Pauta): o secretário André Motta Ribeiro; o diretor de licitações Carlos Charlie Campos Maia; o Assessor Jurídico Carlos Roberto Costa Junior; o coordenador do Fundo de Saúde, José Florêncio da Rocha; e a servidora Bárbara Pruel Bruering.

 

 

A NOTA DO SINDIAUDITORIA

O Sindiauditoria encaminhou documento em que se mostra solidário aos pedidos de exoneração na CGE/SC e cobra posicionamento do Governo do Estado. Diz a nota:

“Toda estrutura de comando da Auditoria Geral da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC) pediu exoneração. O ato faz eco as falhas na organização e gestão do atual controlador-geral do Estado, Luiz Felipe Ferreira. O Sindiauditoria é solidário com esta decisão e com o pedido de exoneração feito pela controladora-geral adjunta, Simone de Souza Becker. O sindicato espera que o Governo do Estado posicione-se sobre o pedido de afastamento do atual controlador-geral, pedido reiterado em nota publicada nesta última sexta-feira (26). Assinam o documento de dispensa dos cargos os Auditores Internos do Estado: César Fernando Cavalli – Auditor-Geral do Estado; Aginolfo José Nau Junior – Gerente de Auditoria de Pessoal; Alessandra Barcellos Barros – Gerente de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos; Daniela Potrich Oliveira – Gerente de Recursos Antecipados; Eduardo Maciel Bittencourt – Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos; Maria Eliane Silva Furlan – Gerente de Auditoria de Contas e Programas de Governo; e Marco Antonio Barbosa Lopes – Coordenador de Informações Estratégicas. O Sindiauditoria defende que a Controladoria-Geral do Estado existe para proteger os interesses dos catarinenses e que o ocupante do cargo máximo do órgão precisa ser um profissional capacitado e integralmente comprometido com esta missão. Neste momento é preciso tomar uma decisão que devolva a esperança de dias melhores. Somente com uma gestão técnica comandada por um auditor interno de carreira teremos a criação de uma CGE/SC dinâmica e transparente”.