Search

Turvo celebra sucesso das Lives Culturais

A população de Turvo e região tem aproveitado a pandemia para apreciar os talentos da cidade. O Projeto Live Cultural Talentos da Casa, promovido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, com apoio da Administração Municipal de Turvo, tem sido um sucesso. Cinco lives já foram transmitidas até o momento, unindo o útil ao agradável: promovendo alegria, solidariedade e reconhecimento aos artistas locais. 

“A iniciativa quer incentivar o isolamento social e unir um pouco mais as pessoas. A música causa isso. E quando se diz que ‘santo de casa não faz milagre’, faz, sim, muito milagre. Promovi o calendário com oito lives, exclusivamente com talentos locais. São mais de 20 artistas sendo atendidos por esse projeto”, explica a responsável pela pasta, Cíntia Brígido. 

A secretária tem recebido reconhecimento pelo trabalho que vem realizando nos pouco mais de vinte dias à frente da pasta. 

Para que as lives ocorram, uma estrutura foi montada no Centro de Eventos de Turvo, com profissionais de sonorização, imagem e iluminação. A iniciativa ainda arrecadou 300 cestas básicas nas noites de shows, cedidas pelo público que pode ligar durante as transmissões para fazer a doação. Os produtos serão entregues pelo CRAS municipal à famílias anteriormente cadastradas. 

“Além da função cultural, estamos também fazendo a função social. Além de incentivar o isolamento, ainda ajudamos o artista, que muitas vezes vive da música”, acrescenta Cíntia. 

Segundo a própria administração, turvenses residentes em outros países e moradores de outros estados já deixaram mensagens elogiando a iniciativa. 

O músico Jardel Mariana, da dupla Yonara e Jardel, foi um dos artistas que se apresentaram, e aproveitou a live do último sábado para agradecer a oportunidade ao vivo e sugerir que outros municípios se espelhem em Turvo. 

A estimativa da pasta é que mais de 25 mil pessoas já tenham assistido as lives.
“Recebemos ligações do Paraná, Buenos Aires, Flórida… As pessoas agradecem pela iniciativa. Até tivemos um morador que marcou o prefeito de sua cidade para que ele também realizasse o projeto”, relata Cíntia.
Mas a valorização dos artistas locais deve ir além dos shows online. Segundo Cíntia, está em negociação uma parceria com o Sebrae, sem custos para o município, para informar os músicos sobre o empreendedorismo no setor cultural.
“O Sebrae tem uma oficina de capacitação para incentivar os artistas a serem profissionais, implantarem seu CNPJ, a ter corretamente sua carreira profissionalizada”, completa.
O projeto de lives culturais Talentos em Casa continua nesta sexta-feira, dia 26, com a banda Vitrola Acústica.
Segurança para o turista durante a pandemia
Uma das primeiras ações de Cíntia a frente da pasta foi montar uma parceria com a secretaria de Indústria e Comércio e a Vigilância Sanitária, para montar um roteiro de visitas a bares, restaurantes e lanchonetes, considerados pontos atrativos para turistas que visitarem Turvo.
“São estabelecimentos que ficam abertos durante os fins de semana recebendo turistas e visitantes. Percebemos uma grande movimentação no município nestes dias, principalmente quando fica disponível a visita às obras na Serra da Rocinha”, comenta.
Com esse fluxo de pessoas, veio a preocupação com aglomerações em bares e restaurantes, problema que foi enfrentado através da conscientização com cartazes distribuídos nos estabelecimentos.
“Montamos um cartaz direcionado, mesmo, às empresas. Turvo é uma cidade do turismo de negócios”, acrescenta.
A Vigilância Sanitária e secretaria de Indústria e Comércio visitaram 120 estabelecimentos para informar sobre como os empresários podem receber os turistas nesta época de pandemia.
Retorno das Escolinhas Esportivas
As escolinhas de futebol já estão em atividades novamente. Mais de 1.300 atletas estão participando das escolinhas, de 5 a 18 anos em 9 modalidades. Destes, 300 retornaram às aulas.
“Ainda não conseguimos retornar com todos, já que alguns são pequenos. Os alunos a partir de 13 anos vão poder retomar as aulas, recebidos de seis em seis em aulas de 45 minutos durante a semana, respeitando as medidas de segurança. As competições não retornaram”, explica Cíntia.