Search

SC supera a marca de um milhão de mulheres associadas em cooperativas

Segundo levantamento realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), as 254 cooperativas do Estado possuem 2,69 milhões de associados, sendo que desses, 1,08 milhões são mulheres.

Atualmente, as mulheres representam 40% do total de associados em Santa Catarina. Em 2005 esse índice era de 8%. A presença feminina nas cooperativas aumentou 16% no úlitmo ano, quase o dobro da expansão de 9,67% registrada no quadro geral.

“Embora seja um ambiente majoritariamente masculino, elas estão conquistando espaço, voz, voto e cargos de comando. Há 15 anos elas representavam apenas 8% do quadro social, ressaltou o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin.

Segundo Suzin, os dirigentes cooperativistas estão criando novas formas de incentivar a participação das mulheres, como encontros estaduais, programas específicos, cursos e treinamentos, além de produtos e serviços específicos, elevando a qualidade do relacionamento entre os quadros diretivos e a base cooperativada.

“Atualmente, mais de 1 milhão de mulheres têm vínculo com o sistema cooperativista e nossa intenção é ampliarmos esse número e fortalecermos cada vez mais essa participação”, completou Suzin.