Search

MDB NO GOVERNO DA GAIVOTA; GAIOLA SE MOVE COMO CANDIDATO; TURATTI E A ALESC; ENTRE OUTROS PITACOS

MDB ENTRA NO GOVERNO E ENCAMINHA A SUCESSÃO

O prefeito de Balneário Gaivota, atual presidente da Amesc, Ronaldo Pereira da Silva (PP) tem se mostrado ao longo dos anos que é um político dos mais habilidosos da região. Foi vereador, se elegeu prefeito e se reelegeu com a aglutinação de uma dezena de partidos em torno de si.

O PSD indicou Terrimar Ramos Pereira, a Terri, como vice no primeiro mandato, e depois Evânio Iris Machado, o Machadinho, como vice na reeleição.

Agora, o prefeito dá nova cartada para manter e ampliar a coligação. Ele leva o MDB para o governo, com a posse de Diógenes Colares Borges, Mano Godinho (MDB) como secretário de Turismo, e Valdinei Coelho, o vereador Dinei da Farmácia (PP), na secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Com esta operação, o governo simplesmente passa a ter 100% dos vereadores, os 9, na bancada. Além de Nando (PSD), agora os 4 vereadores do PP e 4 do MDB, deve deixar a vida do governo ainda mais tranquila.

A operação de levar o MDB para o governo e para a composição da chapa à sucessão de Ronaldinho (PP), foi facilitada pelo fato de PP, depois de 2 gestões, ter entendido que deveria abrir mão de estar na chapa majoritária.

Em tese, a chapa PSD/MDB/PP terá o vice-prefeito Machadinho (PSD) na cabeça-de-chapa e Guidi (MDB) como vice.

Esta operação deve deixar na oposição apenas Kekinha (PSDB), que foi candidato em 2016 e perdeu para Ronaldinho, e Jonatã Coelho (PSL), que devem ser a “voz da oposição”.

Os demais partidos que sobraram após a abertura janela, deverão apoiar a chapa governista.

O vereador Roni Ramos deixou o Cidadania e foi para o MDB. O vereador Adir da Pesca deixou o PDT e foi para o PP.

Assumiram mandato na Câmara dois suplentes: Aldo Luiz Silveira (PP), filho do ex Antônio Aniceto; e Maria Leandro Nunes, a Maria da Saúde (MDB).

 

GAIOLA CONSTRÓI A REELEIÇÃO

João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB), prefeito de Jacinto Machado, recebeu nesta quarta-feira (3), o vereador Zezinho Aguiar (PSL), que saiu do PP, e ainda o presidente do PSL, Fernando Saretto, e Erval Borges, presidente do MDB.

Discutiram sobre os projetos da cidade e sobre uma possível aliança para as eleições deste ano, que ainda pode ter PSDB, DEM e Cidadania (ex PPS).

O prefeito Gaiola quer aproveitar a abertura do PSL no Governo do Estado para buscar recursos.

 

APENAS 2 DEPUTADOS

As eleições deste ano e o processo de cassação de Jessé Lopes (PSL) podem abrir perspectiva de Rodrigo Turatti (PSL) a levar novamente o nome de Araranguá para a Assembleia Legislativa.

Rodinei Floriano (PSL) – 1º suplente, está no Inmetro. Na frente de Turatti, o segundo suplente, Tiago Bolan Frigo (PSL), que é alinhado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que dificulta o seu aproveitamento no governo de Carlos Moisés (PSL).

 

 CPI DOS REMÉDIOS

A coletiva de imprensa está marcada para esta quinta-feira (4), 14 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) irá falar sobre o relatório final que aponta irregularidades nas duas gestões do ex-prefeito Evandro Scaini (PSL) no setor da saúde.

A CPI tem como presidente Sérgio Tavares Policarpo (PSDB); relator Márcio Macan (PDT); e membro Élvio Zoche.

Na coletiva devem ser apresentadas outras denúncias, como a do ginásio de esportes que veio abaixo, no Jardim Atlântico.

 

COM AS FERRAMENTAS

O pré-candidato a prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), está usando as redes sociais para se comunicar neste período pré-eleitoral. Além de usar a conta pessoal no Facebook, mensagens de WhatsApp tem sido a estratégia pra minar o isolamento social da pandemia de covid-19.

Não tem uma patrulha digital e um gabinete do mal, mas já é um começo.

 

PORTAS ARROMBADAS

A Secretaria de Educação de Araranguá já tinha demorado a entrar na era das “aulas on line”, como fez o Governo do Estado. Agora, deixou de atender os alunos que deixaram de ir para a escola com a entrega da merenda. E ainda derrapou com a entrega de material da merenda escolar com data prestes a vencer. Difícil explicar.

 

OBRAS A ENTREGAR

Mariano Mazzuco Neto (PP) reuniu-se com o vereador Jorginho Pereira (PP) e garantiu que terá 170 obras entregues até o final desta gestão.

O prefeito também atualizou o vereador sobre a licitação das obras para fechar o “buraco de seu governo”, na Avenida Beira Rio. “Hoje abriu uma parte das compras dos materiais”, disse Jorginho à coluna.

 

PREFERIRAM O SILÊNCIO

A coluna abriu espaço para o Instituto IMAS e para a Edera Medicamentos se manifestarem sobre o depoimento de Márcia Regina Geremias Paulo na CPI dos Respiradores.

Ela disse que apenas 4 respiradores não foram entregues […] houve, sim, envolvimento de alguém do Instituto Maria Schimitt, o Imas, na negociação. “Essa proposta foi apresentada através do secretário adjunto da superintendência hospitalar para a SGA, eles tinham prontidão de entrega, os equipamentos estavam ali. Robson, do Imas, fez o contato com o Eduardo, da Edera, que é o fornecedor”, explicou.

IMAS e Edera preferiram não se pronunciar sobre o caso. Mas, de forma extraoficial, a coluna apurou que eles decidiram não falar porque “o dr. Robson fez essa indicação, levantou alguns fornecedores para ajudar o estado, mas não teve envolvimento algum com a compras. Não foi nada ilegal, essas trocas de contatos existe em qualquer situação e setores do mercado”..

 

RETORNO DO TRANSPORTE

Em Timbé do Sul, primeiro município a embarreirar a entrada de visitantes logo no início da pandemia de covid-19, a Administração decidiu que nesta segunda-feira (8) que volta à normalidade o transporte para trabalhadores que vão para a labuta em Turvo.

 

NO PRAZO FATAL

Para quem ocupa cargos similares a diretores, o prazo para desincompatibilização do cargo é agora nesta quinta-feira, dia 4 de junho. Em Araranguá, é o caso de José Hilson Sasso (Samae), Geraldo Mendes (Trânsito), Bruno Guimarães (Assistência Social), Douglas Michels (Agricultura).

Nenhum dos secretários saiu no prazo fatal, 4 de Abril, portanto nenhum deles concorre a vereador nestas eleições.

Com mandato, prefeito, vice e vereadores podem concorrer sem se afastar dos cargos.

 

DELEGADO X DELEGADO

O delegado Ulisses Gabriel (PSD) está prestes a protagonizar um duelo histórico contra o atual prefeito Jorge Koch (MDB), que tenta a reeleição.

De origem humilde em Turvo, chegou em Orleans em 2007, quando conheceu Lussa Librelatto (que faleceu quando era vice-prefeito), o pai de Thayni, que virou sua esposa.

Ulisses foi presidente da Adepol, delegado regional, corregedor da Polícia e coordenador da Academia de Polícia.

Em 2018, foi candidato a deputado estadual e ficou de suplente. Chegou a assumir cadeira na Alesc.

O delegado se licenciou nesta quarta-feira (3) da função de Delegado de Orleans para concorrer ao cargo de prefeito.

 

CENTRÃO TEM FOME

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha afagado o Centrão com a indicação de Fernando Marcondes de Araujo Leão para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Foi um acordo entre Avante e PP.

A outra indicação, de Alexandre Cabral para dirigir o Banco do Nordeste (BNB). O governo desfez a nomeação porque este Cabral foi descoberto fazendo uma peraltice quando dirigia a Casa da Moeda.

 

DEMOCRACIA CRISTÃ RODOU

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na terça-feira (02), rejeitou a prestação de contas de 2017 do partido Democracia Cristã (DC) de Santa Catarina.