Search

CPI DOS REMÉDIOS MIRA NO EX-PREFEITO; AS OBRAS INACABADAS; QUEM TEM QUE DEIXAR O CARGO?; E OUTROS PITACOS

VEREADORES REFORÇAM RESULTADO DA CPI DOS REMÉDIOS

No dia 26 de Maio, depois que foi aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, o relatório da chamada “CPI dos remédios”, a coluna fez uma breve análise sobre o que foi apresentado.

Naquele momento, diante de tudo que foi apurado, a coluna apontou que o modelo praticado na gestão do ex-prefeito Evandro Scaini (PSL) – se confirmado pela justiça e órgãos de controle – teria ‘ferido de morte’ pelo menos 4 dos 5 princípios que regem a Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (LIMPE).

Pelo que disse o relator da CPI, vereador Márcio Macan (PDT), a eficiência também não foi observada porque sequer os pedidos eram atendidos como haviam sido licitados. Disse que muitos remédios eram vendidos por X valor e a entrega era de produto Y, de preço bem inferior.

Na entrevista coletiva que a CPI concedeu à imprensa na tarde desta quinta-feira (4), os vereadores reafirmaram as denúncias de “fraude em licitação”, direcionamento para favorecer parentes, processos forjados com licitações montadas, e associação de empresas para burlar o sistema.

A CPI também apontou que havia sobrepreço nas propostas.

“Eles mandavam orçamentos acima do preço de mercado para duas empresas, e o da sobrinha do prefeito com o preço de mercado para poder beneficiá-la”, denunciou Macan.

Os vereadores criticaram ainda o fato de que a dona da farmácia, acusada de conluio, não compareceu à CPI sob a alegação de que estavam em “isolamento social”.

O ex prefeito Scaini protocolou pedido para conhecer o relatório final da CPI para preparar sua defesa. Por ora, seu pronunciamento está restrito a um vídeo que rodou em suas redes sociais.

 

E AS OBRAS PARADAS?

O prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP), logo após a vitória nas eleições de 2016, concedeu uma entrevista na redação do Jornal Enfoque Popular, a este colunista e a jornalista Natália Silveira. Naquela ocasião, falou sobre o que pensava para a sua terceira gestão como prefeito de Araranguá.

Além da certeza de que havia uma batalha contra os precatórios, questionei Mazzuco sobre as obras inacabadas que ele recebia da gestão de Sandro Maciel (PT). Ele disse que iria se esforçar para concluir a todas, já que eram obras de interesse da população, não de uma gestão ou outra.

Passados 3 anos e 5 meses da atual gestão, o prefeito conseguiu destrancar os 4 postos de saúde que estavam licitados.

Da gestão anterior, o prefeito ainda não conseguiu concluir a Escola Municipal do Jardim das Avenidas (recursos federais do FNDE), a Arena Poliesportiva, no Mato Alto, ciclovia do Morro dos Conventos e o Centro de Convivência da Melhor Idade, no Mato Alto, que devem somar perto de R$ 10 milhões.

Como o prefeito disse ao vereador Jorginho (PP) que entrega 170 obras (a maioria delas pavimentações), espera-se que entre elas estejam as obras inacabadas. 

 

EMPRESÁRIO INTERESSADO

O empresário José Carlos de Oliveira, o Carlinhos da Funerária, é filiado ao Republicanos e tem dito nos bastidores que não descarta a possibilidade de ser candidato em uma chapa majoritária. Ele trabalha com hipótese de sobrar uma vaga de vice em uma das chapas, no caso de Araranguá ter 4, 5 ou até 6 candidaturas a prefeito.

Pelo cenário atual, podemos ter Mariano ou Daniel (PP); Primo Junior (PL); César César (MDB); Ricardo Ghellere (PRTB); Anísio Premoli (PDT); e Rodrigo Mattos (PSOL) como candidatos.

A dificuldade de Carlinhos emplacar hoje é que o presidente Maureci Rodrigues (REP) já firmou compromisso com Primo Junior (PL), que tem Igor Gomes (PL) como primeiro nome da lista para vice.

   José Carlos dos Santos, o Carlinhos

 

COMUNIDADE COM O PREFEITO

Nazareno da Silva, da comunidade de Santa Fé, esteve no gabinete do prefeito, Ronaldo Pereira da Silva (PP), junto com o novo secretário de Turismo e Esporte, Diógenes Colares Borges, o Mano Godinho (MDB) e a vereadora Maria Leandro Nunes, a Maria da Saúde (MDB), para falar sobre demandas para Balneário Gaivota.

 

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO 1

Em Turvo, o vice-presidente da Cersul, Sandro Cerimbelli (PP), se afastou do cargo para ser pré-candidato a prefeito. Pelo estatuto, se virar candidato, tem que renunciar ao cargo na Cooperativa.

Em Maracajá, Luis Ivalnei “Neguinho” Martinello (PSDB) e Everaldinho Pereira (PT) se afastaram porque a regra é esta: para diretor municipal que queira ser candidato a prefeito ou vice, o afastamento era até este 4 de junho (4 meses).

É o mesmo caso de secretários municipais que queiram disputar a majoritária. Se fosse para disputar cargo de vereador, a saída era 4 de Abril (6 meses).

Em Timbé do Sul, o secretário de Administração e Finanças, Marlon Panatta (PSD), se afastou dia 3 de junho, porque pretende ser candidato a prefeito ou vice – depende de Betinho Biava (PP) disputar ou não a reeleição. Neste caso, Marlon seria o vice.

 

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO 2

Para secretários que disputam a majoritária, o prazo para afastamento era 4 de junho (4 meses). Se o secretário quisesse ser candidato a vereador, aí teria que sair em 4 de Abril (6 meses).

Se o diretor ou chefe de divisão quisesse disputar cargo na chapa majoritária, o prazo de saída era dia 4 de junho (4 meses). Se for candidatar-se a vereador, o prazo é somente dia 4 de julho (3 meses antes da eleição).

Servidor público, nos demais cargos, tem que se afastar em 4 de julho.

Em Araranguá, para corrigir a informação, os diretores tem até 4 de julho, já que nenhum irá para majoritária.

 

CANDIDATO DO PL DO PASSO

O empresário Antônio Silveira, o Tonhão foi lançado como pré-candidato oficial a prefeito pelo PL de Passo de Torres.

A candidatura de Tonhão é, de acordo com o coordenador Márcio Búrigo, a 13° que o partido irá lançar na região.

 

TRANSPORTE PARA SHOPPINGS

O deputado estadual Zé Milton (PP) e os diretores dos Shoppings de Atacado do Sul estiveram reunidos na quinta-feira (4) com o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Viera, para entregar a solicitação da liberação do transporte de passageiros aos Shoppings de Atacado e ações de combate ao COVID 19, e apresentação de protocolos para a liberação de transporte interestadual. 

“Tivemos uma boa interlocução com os órgãos públicos, com o Governador, secretário da Casa Civil, agora na infraestrutura e acredito que nos próximos dias teremos uma resposta positiva para a retomada das atividades com absoluta segurança”, finalizou Zé Milton.

Participaram Fabiano Possamai (Aravest), Carlos Ricardo Frutuoso (Prime), Omir Raupp Stuart (Litoral Sul), José Carlos Scheffer (Litoral Sul), Leandro Speck da Rosa (Portal Shopping) e o advogado André Barreto, dos shoppings Prime e Litoral Sul.

 

PSDB ON LINE

A deputada federal Geovania de Sá (presidente PSDB), Rafael Bianchi (presidente da JPSDB), e o deputado federal e presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Pedro Cunha Lima (PB), participaram de uma reunião on-line com jovens de todas as regiões de Santa Catarina. Falaram do atual momento político e da crise da saúde. Lima anunciou que o ex-senador Dalírio Beber assume a formação política do PSDB em Santa Catarina.

Participaram desta live Luzia Coppi (PSDB Mulher); Dalírio Beber; Gilmar Knaesel e os prefeitos Marcos Veber (Luís Alves) e Sonia Vedovatto (Monte Carlo).

 

FRASE DA CPI

Enquanto tem deputado que fala enquanto dirige, o Parlamento acusa o governador Carlos Moisés (PSL) de só falar e não dirigir.

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

A coluna abre um novo quadro a partir de agora chamado “eu já sei a resposta, mas vou perguntar”.