Search

Republicação: Presidentes de partidos de Araranguá falam sobre eleições 2020

Devido a um erro de configuração na tabela, a leitura em mobiles (telefones, entre outros), ainda que a leitura tenha ficado visível em computadores (PC), a coluna decidiu republicar a entrevista feito com os presidentes dos partidos políticos.

Foram feitas duas perguntas:

1-Qual a melhor data para as eleições: 04/10, 15/10 ou 06/12?

2- Como estás as conversas com outros partidos?

 


César Cesa (MDB)

1-Nós estamos nos preparando para Outubro. Pode acontecer de ser em outra data, seja Novembro ou Dezembro. Iremos nos adaptar para outra data. Não temos preferência. Temos consciência de que devemos cumprir o que a Justiça Eleitoral determinar.

2-Com relação a coligações, estamos trabalhando para reunir todos aqueles, partidos e pessoas, que pensem parecido com o que pensamos em relação a fazer uma grande gestão, porque precisamos e o nosso Araranguá merece!

—————————————————————————

 

José Hilson Sasso (PP)

1-Eu acho, pro nosso partido (que é governo), quanto mais pro final do ano, acho que é melhor. Acho que 6 de dezembro.

2-A gente tem conversado sim com inúmeros partidos que tem um alinhamento mais próximo com nosso partido, que tem nos acompanhado em outras eleições.

—————————————————————————

 

Adriano Guimarães (PL)

1-Nós do PL estamos trabalhando, respeitando todas as limitações oriundas da pandemia, para a eleição que está marcada em Outubro. Mas, como essa decisão de adiamento não cabe a nós, respeitaremos e apoiaremos as decisões vindas do poder público. O mais importante para o partido nesse momento, é proteger a população nessa hora tão difícil.

2-Estamos em conversação com outros partidos. Partidos os quais temos afinidades quanto ao horizonte da cidade.

—————————————————————————

Ricardo Ghellere (PRTB)

1-O PRTB não tem preferência por data específica. Queremos, primeiramente, uma eleição segura para os eleitores e que todos possamos estar livres do Covid-19.

2-Estamos fechados com Avante, DEM, PSC e com conversas bem adiantadas com o PSDB, pois temos uma relação muito próxima com a deputada Geovânia de Sá.  Também estamos conversando com outros partidos que queiram a mudança de Araranguá e que sejam oposição à atual administração.

—————————————————————————

Jairo Costa (PSD)

1-Acho que o mais prudente seria no dia 15 de novembro!

2-Oficialmente a gente não conversou com ninguém! Só conversas isoladas sobre uma possível coligação!

—————————————————————————

Jair Anastácio (PT)

1-Sobre o adiamento da eleição, o PT entende que a Justiça Eleitoral deva atuar com responsabilidade e avaliar as condições que o Brasil vai oferecer para garantir a legitimidade do processo eleitoral. Respeitaremos a definição da Justiça Eleitoral e estamos nos preparando para as eleições, quer elas aconteçam em Outubro ou em outra data.

2-O PT e o PDT tem se reunido semanalmente, em vídeo-conferência. Nestes encontros, dois pontos estão em pauta: projeto de governo pra cidade e política de alianças. Buscamos estar em sintonia com partidos que esteja alinhados com um novo projeto de município, que vise o desenvolvimento sustentável e que inclua todas as classes sociais. A participação de lideranças novas, com novas ideias neste debate tem fortalecido o grupo.

—————————————————————————

Airton de Oliveira, o Barão (PDT)

1-Para o PDT tanto faz, mas acho que fica melhor para todos dia 6 de Dezembro. Pela movimentação do Congresso deve ser o que vai acontecer.

2-Estamos conversando com outros partidos. Mas por hora não vamos adiantar nada aguardamos.

—————————————————————————

Maureci Rodrigues (Republicanos)

1-Quantos às eleições, pensamos que seria a melhor data, 15 de Novembro, Dia da República. Teríamos um tempo maior, para nos distanciar da pandemia e não estaria tão próximo das festividades natalinas.

2-Quanto à conversas com outras siglas, estamos fechados com a candidatura do Primo Júnior, desde que ele definiu em ser candidato.

————————————————————————–

 

Aquiles “Kila” Ghellere (Podemos)

1-Por precaução e prudência, dia 06/12.

2-O Podemos não iniciou conversa com nenhum partido ainda, preocupado com a mobilização dos pré-candidatos à vereança.

—————————————————————————

Arilton Costa (PSC)

1-Estamos preparados para Outubro, mas aí, por conta da pandemia, se tiver que ser Novembro ou Dezembro, continuamos preparados.

2-Até aqui, a única conversa que tivemos foi com o PRTB, com Ricardo Ghelere.

—————————————————————————

Jonas Sombrio (Avante)

1-Dia 4 outubro.

2-Estamos com Ricardo no grupo do G5. E não existe possibilidade de estarmos com outro candidato a prefeito. Se Ricardo desistisse hoje, colocaríamos candidato próprio.

—————————————————————————

Kristian de Souza (DEM)

1- O que a justiça determinar vamos apoiar. Não há preferência.

2- Estamos reconstituindo o partido e teremos novidades em breve. 

 —————————————————————————

Sarah Maciel (PSDB)

1-O PSDB quer uma eleição segura para a população, mas gostamos da data do dia 06 de dezembro.

2-O PSDB está aberto às conversas ainda, pois é cedo para decidir. Mas, temos uma nominata com 23 nomes para vereador e candidatos para a majoritária. Em breve anunciaremos.

—————————————————————————

Felipe Damásio (PSOL)

1-Os membros da executiva acreditam q a eleição deve acontecer assim q as condições sanitárias permitirem alguma normalidade do processo eleitoral. Deve-se preservar a Saúde das pessoas antes de pensar nas eleições.

2-O PSOL aceita conversar com qualquer partido, desde que não apoie o atual Governo Federal.

 —————————————————————————

José Pereira (PSL)

1-Não pode ainda falar pelo partido.

2-Agora é só conversas.

—————————————————————————

Marcus Pizzolo (Cidadania)

1-Cidadania prefere as eleições em 6 de Dezembro. Entendemos que deixa o pleito mais igual, tirando um pouco da desigualdade de quem disputa uma reeleição. Isso em todo país.

2-Já fomos convidados por alguns partidos para conversas de composição pra majoritária. Tivemos uma conversa oficial com o PDT e PT […] teremos conversas com mais duas agremiações partidárias […] o Cidadania 23 quer ouvir os projetos dos partidos pra cidade de Araranguá.

—————————————————————————

Rodrigo Lima (PCB)

1-Olha, não temos uma posição definida sobre data. O que entendemos é que o processo eleitoral   ocorra num contexto pós-pandemia, e que seja realizado apenas no momento em que as autoridades científicas e médicas indicarem que as eleições possam ocorrer com segurança.

2-Estamos em diálogo com o PSOL, na construção de uma alternativa no processo eleitoral. 

—————————————————————————

Sander Pacheco (PTB)

1-O presidente Juliandro Coelho ficou no PTB, mas seu grupo foi para o PSD.

2-O PTB decidiu aderir ao projeto que o PSD estiver.

—————————————————————————