Search

Consulta pública analisa curso de zootecnia na Amesc

A população é convidada a participar da consulta pública virtual para fazer análise da demanda de um novo curso para o Vale do Araranguá. O IFC – Campus Santa Rosa do Sul (Instituto Federal Catarinense) informa que será realizada, no período de 01/06/20 a 15/06/20, exclusivamente por meio de acesso ao link http://abre.ai/zootecnia-ifc-srs, consulta pública em ambiente virtual de participação social por questionário, junto à comunidade acadêmica e à sociedade civil. A referida consulta tem por objetivo fazer levantamento de interesse social para a criação do curso superior bacharelado em zootecnia e, posteriormente, a análise da demanda.

A consulta é estendida a pessoas físicas e jurídicas, e a participação da sociedade é de extrema importância, uma vez que conhecer o interesse da sociedade é fundamental para confirmar e legitimar o processo de criação de um curso superior.

Quanto à ferramenta utilizada: o questionário, é constituído por poucas perguntas, cujo tempo médio de preenchimento está estimado em aproximadamente 3 minutos.

Esta é a primeira etapa para a criação do Curso Superior Bacharelado em Zootecnia. Caso a comunidade acadêmica e a sociedade civil demonstrem interesse e demanda por ele, uma comissão, formada por servidores do Campus Santa Rosa do Sul, finalizará um parecer técnico apontando as possibilidades internas e externas para o prazo de início de implantação do Curso, e, posteriormente, elaborará o Projeto Pedagógico do Curso, para encaminhamento ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e ao Conselho Superior do IFC, para aprovação.

Este processo de consulta está sendo realizado neste formato em decorrência do cenário atual – uma pandemia que exige isolamento social, e também considerando as impossibilidades de o Campus realizar audiência pública presencial ou uma consulta pública virtual por meio de uma reunião, em virtude das dificuldades encontradas pelas pessoas físicas e pelos representantes de pessoas jurídicas para participarem de webconferência com data e hora agendadas, tendo em vista, como dito, o atual contexto social.

O presidente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), prefeito de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira da Silva, destaca a importância da contribuição da sociedade na listagem dos interesses locais. “É importante que todos possam dar sua contribuição e assim criar a identidade. A educação abre oportunidades de novas capacitações, como tornar um pólo educacional forte com a vinda também de outras pessoas para estudarem aqui. Vamos aproveitar a oportunidade gerada pelo Instituto Federal Catarinense e vocacionar nossa atuação”.