Search

MOISÉS CHAMA AMÂNDIO; DESTRO NO PRTB; BASTIDORES DAS ELEIÇÕES DE ARARANGUÁ; E OUTROS PITACOS

QUASE FOI EM 2016

O empresário Hilário Destro chegou a ser cogitado para ser candidato a prefeito de Araranguá em 2016 pelo PSB. Foi um dos nomes apresentados para coligação que tentava unir PT, PDT MDB, DEN, PSB, PSDB, PRB (Republicanos) e PPS (Cidadania). Destro acabou desistindo da ideia, e acabou apoiando o PP.

Mais adiante o grupo desmontou. PT/PDT/PPL saíram em uma chapa (Chico / Amater); MDB/DEM/PPS/PTC em outra (Anísio / Rony); e a chapa PP/PR (Mariano / Primo Júnior) juntou 11 partidos (uma chapa com PP, PR, PSD, PV e Solariedade; e outra com PSDB, PRB, PSB, PCdoB, PSC e PEN). E ainda saiu uma quarta chapa pura do PTB (Beto Coan e Luiz da Farmácia).

 

DESTRO NO PÁREO

Pela primeira vez, Destro está filiado em um partido político, está filiado ao PRTB e apto para concorrer a um cargo eletivo nestas eleições.

Ele garante que se Ricardo Ghellere for candidato lhe dará apoio nestas eleições. “Se Ricardo for candidato, estarei junto sim”.

Sobre a possibilidade de ser o nome para vice na chapa, ou mesmo ser candidato a prefeito no caso de Ghellere não ser candidato, Destro disse que ambas possibilidades estão abertas.

Ghellere e Destro

 

NA MESMA MESA?

Uma liderança do PR fez uma conversa extraoficial com o PSD, presidido por Jairo do Canto Costa. Disse que tentaria fazer uma ponte para que houvesse uma conversa em uma mesma mesa entre PSD, PL e MDB de Araranguá.

Por ora, de forma não oficial, o PSD alega que, por fazer parte do atual governo, não iria conversar com outros partidos.

 

CONVERSAS DEVEM SAIR

O vice-prefeito Primo Júnior (PL) disse que se mantém no páreo, e que o PL tem ainda Igor Gomes (PL) e pode até sair com chapa pura. Mas, disse ainda que o partido não tem restrição de conversar com os demais partidos que estejam pensando política na mesma direção. Traduzindo: os partidos que queiram fazer frente ao atual prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP).

 

PP NA ESPERA

Até porque, o governo tem, além do prefeito Mariano, o presidente da Câmara, Daniel Viriato (PP), como possível candidato a prefeito.

O PP, por sinal, segue na espera. Como é governo, tem, em tese, a ‘máquina a seu favor’, e empurrará ao máximo a decisão de quem será seu candidato.

O prazo para o prefeito definir sua posição era Maio, mas, com a crise da covid-19 e a incerteza da manutenção da data da eleição, pode se arrastar um pouco mais.

 

PT E PDT JUNTOS

De acordo com Jair Anastácio, presidente do PT de Araranguá, o acordo de pré-campanha com o PDT está “caminhando em perfeita sintonia”. E disse ainda: “Existe uma situação muito favorável para a aproximação destes dois partidos. Estamos nos reunindo, discutindo bastante sobre o queremos para Araranguá, quais as possibilidades de aliança que podem levar Araranguá a uma perspectiva real de desenvolvimento. Comungamos da mesma ideia de que o município precisa ser projetada para além do período de um mandato”.

 

SEM ACORDOS FECHADOS

Sobre um possível acordo do PDT com o PP, Anastácio disse que esta posição não procede, conforme conversas com o presidente Airton ‘Barão’ de Oliveira, vice-presidente Karem Suyan, com o vereador Diego Pires e com o pré-candidato a prefeito Anísio Premoli.

“Temos autorização para conversar com PP ou MDB, mas nada está fechado. Caso o PT defina lá na frente por um por outro, e o PDT definir por outro, cada um segue seu caminho”, completa Jair Anastácio.

Por ora, o PT apenas recomenda que não haja conversas com PRTB, PSL e PR, que são aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

O NOVO SECRETÁRIO

Aliado de Lucas Esmeraldino (atual Desenvolvimento Econômico e Sustentável, será o substituto de Douglas Borba, que pediu exoneração do cargo.

Amandio João da Silva Junior, ex-secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, será o novo Chefe da Casa Civil. Ele assume imediatamente suas novas funções nesta segunda-feira (11).

 

NO COMANDO

O fisioterapeuta Kristian de Souza agora é o Coordenador da Equipe Multidisciplinar do Hospital Regional de Araranguá.