Search

Dia 4 de Maio: comércio aberto, sem feriado e com translado da padroeira de Araranguá

Depois da polêmica que envolveu a CDL, a Igreja Católica, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores durante a semana passada, o município voltou atrás, pediu que a Câmara não votasse a revogação do feriado da padroeira de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Com isto, o feriado está mantido, como em anos anteriores, mas a CDL decidiu que as portas do comércio estará aberto nesta segunda-feira (4).

 

Na quinta-feira (30), a Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento sobre a polêmica, notícia antecipada pela POST TV e Jornal Enfoque Popular. Eis o teor da nota:

“O Comitê de Enfrentamento e Combate à Epidemia do COVID-19, esclarece os fatos envolvendo a Administração Municipal em relação ao feriado de 04 de maio de 2020.

O Governo do Município de Araranguá encaminhou projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores, revogando excepcionalmente o feriado de 04 de maio, no intuito de acatar a solicitação realizado pela CDL, que em conversas preliminares ficava condicionada ao aceite da Igreja Católica.

Com o recebimento de Ofício da CDL informando que a Paroquia Nossa Senhora Mãe dos Homens estava de acordo com a abertura plena do comércio, foi encaminhado o referido projeto de Lei com a especificidade de tornar dia útil apenas a próxima segunda-feira, 04 de maio de 2020.

Contudo, ao tomar ciência da nota emitida pela Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, demonstrando seu descontentamento com o cancelamento do feriado exclusivamente neste ano, o Prefeito Municipal de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, imediatamente, solicitou a retirada da pauta o referido projeto, solicitando a sua equipe que entrasse em contato com os envolvidos e esclarecesse a situação.

O Comitê entrou em contato telefônico com o Padre Maxssuél, esclarecendo todo o mal entendido, e marcando reunião para a manhã deste dia 30.

Após reunião, toda a situação ficou esclarecida, e a Administração assumiu o compromisso de não revogar o feriado do dia 04 de maio de 2020.

Desta forma, a Administração Municipal, em respeito a devoção prestada à padroeira do município de Araranguá, esclarece que em nenhum momento tentou atacar a fé cristã, e desculpa-se publicamente pelo mal entendido causado”.

https://www.ararangua.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/614694/codMapaItem/4496

COMÉRCIO ABERTO EM 04 DE MAIO

Diante da mudança causa pelo mal estar com o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) submeteu o tema aos associados da entidade. E publicou nota em suas redes sociais:

“No dia 04 de maio o comércio vai abrir normalmente. Com todo o respeito. É uma necessidade dos empresários, tão prejudicados após terem que permanecer com as portas dos seus estabelecimentos fechadas durante quase um mês em virtude da pandemia que se espalhou pelo mundo. Que Nossa Senhora Mãe dos Homens abençoe o nosso comércio”.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Araranguá (CDL) tem em seu quadro o padre licenciado de suas atividades sacerdotais, Alírio Leandro, o que pode ter gerado uma suposta normalidade nas relações.

https://www.cdlararangua.com.br/noticia/1827/alirio-leandro-e-o-mais-novo-colaborador-da-cdl-ararangua

 

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS ABERTO PARA ORAÇÃO

 

A imagem da padroeira percorre as ruas de Araranguá às 15h desta segunda-feira , 4, feirado municipal.

A 172ª Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, maior da Diocese de Criciúma e do Sul Catarinense, será celebrada nesta segunda-feira, 4, seguindo uma série de determinações, conforme a determinação do Governo do Estado.

Neste ano, não acontecerão às celebrações previamente programadas, já que a festividade foi transferida para o mês de agosto.

Acontecerão duas missas em alusão a padroeira de Araranguá, uma às 10h, presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, outra às 19h30, presidida pelo pároco, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, bem como, à tarde, às 15h00, acontece um translado com a imagem, que percorrerá algumas ruas de Araranguá.

O santuário também permanece aberto durante todo o dia. De acordo com o reitor, essa é uma data muito importante para os fiéis.

“Das 5h30 às 21h estaremos com o nosso templo aberto para aqueles que quiserem fazer sua oração diante da imagem de Nossa Senhora. Na porta teremos equipes de pastorais e movimentos que estarão disponibilizando álcool em gel, orientando a utilização de máscaras, bem como, controlando a entrada e saída das pessoas, para que não tenhamos aglomerações”, explica.

O padre ainda destaca que pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa.

“Orientamos que aqueles que são idosos, possuem doença crônica e que estão mais sucessíveis fiquem em casa, devido ao coronavírus”.

Quanto ao translado, quem quiser, poderá participar.

“Após consultarmos os órgãos competentes, recebemos o parecer favorável para o translado. Aqueles que vierem participar devem utilizar máscaras e não devem sair de seus carros até a saída da imagem”, informa padre Maxssuél.

Alimentos ao invés de rosas

Já é tradicional que as pessoas ofertem flores para a imagem, porém, neste ano, o Santuário Diocesano está solicitando a doação de alimentos para as famílias que mais precisam.

De acordo com o reitor do Santuário, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, o momento pede gestos solidários.

“Temos a Pastoral Social e mensalmente realizamos a doação de cestas básicas para as famílias que fazem parte do nosso cadastro. Mas, nesse período tão difícil precisamos contar com a colaboração de todos. Aqueles que puderem, deixem alimentos ao invés de rosas, temos muitas famílias precisando”, pontua.