Search

Santuário analisa translado com Nossa Senhora Mãe dos Homens

Por causa do coronavírus, a programação da 172ª Festa de Romaria de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, que aconteceria nesta semana que antecede o dia 4 de maio, segunda-feira, foi transferida para os dias 15 e 23 de agosto de 2020, onde estão programadas todas as celebrações da semana anterior ao dia da padroeira. Entretanto, algumas atividades ainda marcarão o dia 04 de maio.

O Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, realizará no dia da padroeira uma missa às 10 horas, presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, de forma privada, sem a presença dos fiéis, explica o reitor padre Maxssuél da Rosa Mendonça. “Desde agosto de 2019 estávamos preparando a festa de Nossa Senhora e fomos surpreendidos por essa pandemia e com o coração entristecido, mas sabendo da importância dessa medida de prevenção, resolvemos transferir a maior festa religiosa de nossa Diocese e decidimos manter essa celebração do dia Dela”.

A festividade não foi cancelada, ressalta o reitor. “Esperamos realizar tudo o que estava programado nesta semana, com a graça de Deus essa pandemia deve estagnar. Rezamos para isso, rezamos pela saúde de nosso povo”.

Uma medida que ainda não foi anunciada oficialmente é o translado com a imagem da padroeira, já que a coordenação ainda espera uma resposta do Ministério Público de Santa Catarina, pois a equipe consultou o promotor sobre a possibilidade. “Se os órgãos competentes nos permitirem e se for da vontade de Deus, queremos tirar a imagem da padroeira do Santuário e percorrer as ruas da cidade que ela é padroeira. É uma tradição antiga, de forma alguma queremos promover alguma aglomeração. Se for possível queremos que ela circule pelas ruas de Araranguá no dia 4, às 15h00, hora da misericórdia e consagrar o município mais uma vez a Ela”, explica o sacerdote.

Na programação transferida, o translado aconteceria no dia 3, véspera da festa. “Sempre um dia antes ela percorrer as ruas e na chegada é coroada. Neste ano, para que ela também possa percorrer as ruas, estamos discutindo essa possibilidade, claro, que com todas As medidas cabíveis para manter o regramento que nos foi imposto”, relata o reitor.

Nesta terça-feira, 28, uma reunião dará mais definições sobre a preparação para a festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens.