Search

Medida de prevenção: cidades começam a se preocupar com estoque de urnas funerárias

Autoridades brasileiras estão olhando mais a frente, com todo cuidado para evitar pânico ou a impressão de que são “profetas do pessimismo. 

Um destes prefeitos é Clésio Salvaro (PSDB), de Criciúma, que estaria bastante preocupado com uma possibilidade de uma outra sobrecarga para além do Sistema de Saúde.

A preocupação inicial da preparação de todo o aparato da Saúde regional para atender pessoas infectadas com o Novo Coronavírus e evitar o colapso do sistema, pode dar lugar, caso a situação se agrave, a um outro colapso: o do sistema funerário. 

E as notícias do mundo levam mesmo a este tipo de preocupação. Primeiro, porque não há urnas funerárias suficientes nas funerárias um demanda de mortes em curto espaço de tempo. Outro ponto, é a necessidade de cremação de pessoas com atestado de óbito apontado como coronavírus. 

Esta preocupação fez com que Salvaro, na semana passada, dia 1º de Abril, última quarta-feira, reunisse os representantes das funerárias para atualizar o número de esquifes na cidade (também chamados de urna; caixão de defunto; ataúde; ou féretro). 

O prefeito solicitou aos agentes funerários da Central que se preparem com um estoque de 1.000 até 2.000 caixões. Claro, que a medida pode parecer exagero, mas o prefeito não quer ser surpreendido com uma demanda incapaz de ser suprida.

Um outro prefeito, de uma cidade de menor porte, relatou que vai buscar um estoque de pelo menos 100 urnas funerárias para não haver surpresas. Disse ainda, que há uma preocupação com relação a sepultamentos por “absoluta falta de vagas” nos pequenos cemitérios. E esta não é uma preocupação de poucas cidades não.

Outra questão que este chefe do Poder Executivo relatou é a questão da tradição católica “contrária à cremação dos corpos”. Para além da fé religiosa, há ainda a preocupação econômica. Quem irá arcar com os custos dos altos gastos com crematórios? Em tese, em caso de Pandemia, deve ser arcado pelo Sistema de Saúde e não pelo município.  

 

ITÁLIA

http://www.rfi.fr/br/am%C3%A9ricas/20200406-com-falta-de-caix%C3%B5es-v%C3%ADtimas-do-coronav%C3%ADrus-ser%C3%A3o-enterradas-em-caixas-de-papel%C3%A3o-no-equador

EQUADOR

https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2020-03-24/epidemia-de-coronavirus-causa-falta-de-caixoes-em-bergamo-na-italia.html

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/sistema-funerario-do-equador-entra-em-colapso-por-mortes-pela-covid-19

Foto Capa: @REUTERS/Vicente Gaibor del Pino

 

ESTADOS UNIDOS

https://globoplay.globo.com/v/8460629/?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar