Search

NOVA CARA DAS CÂMARAS DE ARARANGUÁ, MARACAJÁ E ARROIO; E OUTROS PITACOS

COM 5 VEREADORES, PP VOLTA A TER MAIOR BANCADA (QUE FOI DO PSD POR UNS DIAS)

O Progressistas de Araranguá, que tinha 4 vereadores, ganha uma cadeira no Poder Legislativo e passa a ter 5 vereadores.

Justamente no dia 3 de Abril, quando Araranguá completou 140 anos de emancipação político-administrativa, encerrava o prazo para pelos detentores do cargo de vereador trocarem de partido com justa causa para concorrer à eleição majoritária ou proporcional.

O PP havia perdido um vereador para o PSD, Cristiano da Silva Costa, o Tano, mas filiou outros dois nomes. Jorginho Pereira, que deixou o MDB, e José Paulo Roldão, que deixou o PSDB.

  Jorginho Pereira

 José Paulo Roldão

NOVAS CARAS

Dos 15 vereadores, 8 trocaram de partido: Vidrinho deixou o PL e foi para o PSD; Tano deixou o PP pelo PSD; Neno Fontoura deixou o Cidadania pelo PSD; Igor Gomes trocou o PV pelo PL; Jorginho trocou o MDB pelo PP; Paulo Roldão deixou o PSDB também pelo PP; João Abílio trocou o Republicanos pelo PDT; e por fim, Luciano Pires deixa o PSB pelo Podemos.

 João Abílio

MESMAS CARAS

Os 7 vereadores que permaneceram em suas siglas foram Daniel Viriato, Jacinto Dassoler e Márcio Tubinho ficam no Progressistas; Diego Pires (PDT). Jair Anastácio (PT); Paulinho de Souza (PSD) e Ronaldinho Soares (MDB).

EFEITOS DA REFORMA

Com o fim das coligações proporcionais para estas eleições, a Câmara de Vereadores de Araranguá, que tinha 15 vereadores mudou. Eram divididos em 11 partidos: PP (4), MDB (2), PSD (1), PV (1), PR/PL (1), PRB/Republicanos (1), PPS/Cidadania (1), PT (1), PDT (1), PSB (1) e PSDB (1). Agora restam 7: PP (5), PSD (4), PDT (2), MDB (1), Podemos (1), PL (1) e PT (1).

COMO ERA?

A composição interna da Câmara após as eleições de 2016 tinha 10 vereadores aliados ao governo do município (Mariano/Primo Junior) – PP (4), PRB, PSD, PV, PR, PSDB e PSB; 3 eleitos na coligação MDB (2) e PPS (1); e 2 pela aliança PT (1) e PDT (1).

COMO DEVE FICAR?

A composição após o fechamentos das novas filiações deverá ter no bloco da situação/governo os 5 vereadores do PP, 2 vereadores do PDT e 1 do Podemos (8 vereadores); uma bancada independente do PSD (4 vereadores); e a oposição, que deverá ficar com (3 vereadores), MDB (1), PT (1) e PL (1).

Em tese, o governo mantem maioria no Legislativo. Mesmo que PSD forme um bloco com MDB, PT e PL, chegaria a 7 vereadores.

OUTRAS FILIAÇÕES

O PSD perdeu 4 suplentes de vereador: César Euzébio, o Cesinha, para o PDT; Bruno Guimarães, Geraldo Mendes, Loreni Pereira da Luz, todos para o Progressistas.

Como nenhum destes últimos 3 é secretário municipal, poderão ficar em cargos no governo por pelo menos mais 60 dias, em caso de quererem ser candidatos.

Douglas Michels deixou o PSB pelo PP e também o cargo de secretário de Agricultura. Volta ao posto de diretor da pasta, onde pode ficar mais 60 dias antes de sair. Para disputar as eleições.

MARACAJÁ COM 5 PARTIDOS

Em Maracajá, o PSD cresceu na Câmara de Vereadores, que tinha o presidente Geraldo Leandro, e filiou o vereador Valmir Pedro, o Mica, que deixou o PP. Além disso, o ex vice-prefeito Aníbal Brambila, o Garibaldi, decidiu ficar no PSD e colocar o nome como pré-candidato a prefeito.

O PP tinha 2 vereadores, e ficou somente com Guilherme, o Tatinha.

O MDB, que tinha 4 vereadores, manteve 3 (Maria Lúcia, Rudi Dassoler e Alacide). Perdeu Volnei Rocha para o PSL.

A composição ficou com MDB (3), PSD (2), PSDB (2), PP (1) e PSL (1).

ARROIO COM 5 PARTIDOS

Balneário Arroio do Silva teve uma reviravolta e o PDT passa a ter 2 vereadores. Além de Márcio Macan, que deixou o PP, Greyce Copetti, que deixou o PSD, também foi para o partido.

Ela e seu grupo político haviam firmado um acordo para ir para o PL, mas mudaram de ideia. Avaliaram a questão da legenda e decidiram montar um time com 14 nomes mais fortes. O suplente Gila Borges também está no PDT.

O PSL já havia fechado a filiação de 3 vereadores (Lei, Élvio e Maria Alice).

O PSDB passa a ter 3 vereadores. Além de Sérgio Policarpo e o presidente Everaldo Caetano, Moranguinho – que é suplente mas ficará no cargo, deixa o PSB pelo PSDB.

Edmilson Aguiar (PP) fecha a composição com 9 vereadores.

BOM PARA O MINEIRO?

Em tese, o prefeito Mineiro (PSDB) passa a ter uma maioria mais folgada na Câmara, com 6 de 9 vereadores: 3 vereadores do PSDB, 2 do PDT e 1 PP.

O vereador Paulo Martins dos Santos Junior, o Chocolate, deixa o MDB e se filia ao PSDB, mas não sai do cargo de secretário de Saúde, e não disputa as eleições, ao menos como candidato a vereador.

VERBA PARA ARU

Na quarta-feira (1), o senador Dário Berger (MDB) informou a liberação de emenda de R$ 320 mil, para aquisição de um micro-ônibus adaptado de 28 lugares para Prefeitura Municipal de Araranguá, que será repassado à APAE, vindo do Ministério da Cidadania.