Search

Sul perde um dos maiores nomes da comunicação

Araranguá e Criciúma perderam na madrugada desta quarta-feira, ironicamente no dia 1º de Abril, e até parece mentira mesmo, o empresário Evaldo Bussolo Stopassoli, diretor das Rádios Araranguá AM e Transamérica FM, aos 73 anos.

Há ainda uma dúvida entre os profissionais da saúde se a morte foi ou não por coronavírus. O primeiro teste deu negativo para a Covid-19, e um outro, deverá chegar nesta quinta-feira (2), uma espécie de contraprova.

Stopassoli e familiares haviam feito uma viagem aos Estado Unidos, e no retorno tiveram que cumprir a quarentena. Ele passou mal, acometido de uma pneumonia bacteriana, passou mal e foi internado na sexta-feira (27) no Hospital da Unimed.

Não resistiu, e, o mais triste, teve que ser cremado somente com a presença dos familiares mais próximos. Muito ao contrário do que ocorreria se não estivéssemos em tempos de pandemia. Certamente, receberia as despedidas finais e homenagens de muitos amigos, parceiros comerciais, políticos de vários segmentos, enfim, muita gente que passou em sua história.

Trajetória vitoriosa

Quem teve a oportunidade de conhecê-lo mais de perto sabe bem do que falo, que se tratava de um homem de opiniões fortes, com perfil que divide opiniões. Em boa parte de sua trajetória ele foi assim, “amado” ou “odiado”, sem meio termo.

De pulso firme, e descendência italiana, Evaldo Stopassoli construiu sua trajetória profissional no Grupo Freitas, conviveu bem perto com o saudoso Diomício Freitas (deputado), um dos políticos mais respeitados da região. Também foi com ele que Evaldo aprendeu sobre os bastidores da política. Aprendeu a ser um exímio articulador.

Stopassoli ajudou Eno Steiner (que faleceu em 17 de Fevereiro passado, aos 74 anos de idade), na coordenação das campanha do ex-prefeito de Urussanga, Ruberval Francisco Pilotto, a deputado, estadual (1982), constituinte (1986) e federal (1990).

 

Em Araranguá

Stopassoli veio para Araranguá em 1992, há 28 anos atrás, depois de ter dirigido o Grupo RCE de Comunicação, em Criciúma.  

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, quem o conhece sabe, ele vinha cedo de Criciúma, passava o dia e retornava no final do dia para sua residência.

Nossos caminhos não se cruzaram logo de início porque foi justamente neste ano em que me mudei para Canoas/RS, onde fiquei até final de 1999.

Em 2000, de volta a Araranguá, comecei a ouvir falar de Evaldo Stopassoli, que dirigia as rádios. Foi o ano das eleições municipais, da reeleição de Primo Menegalli / Mariano Mazzuco Neto.

Em 2003, quando comecei a escrever uma coluna sobre política no recém fundado jornal Sem Censura, começamos de fato a nos conhecer. Confesso que ele não simpatizava muito com meus textos.

O fato de eu ser um cronista político e Evaldo ser um forte articulador político dos bastidores nos colocou mais próximos. E lá se vão 17 anos.

Quando assumi a direção executiva dos jornais Sem Censura e Semana News (entre 2007 e 2009), tivemos mais proximidade, executamos projetos em conjunto. Neste período, tive a oportunidade de conhecê-lo mais de perto.

Depois, de 2010 em diante, quando fundei o Jornal Enfoque Popular e mais recentemente a Post TV junto com meus sócios, mantivemos uma relação bastante respeitosa e carinhosa.

 

Mudança de trajetória

Em 2015, Stopassoli sofreu um grave acidente, uma queda da escadaria de sua casa, e ficou longo tempo até se recuperar. Ele mudou muito nestes últimos 5 anos, ficou bem mais tranquilo. Se afastou das broncas políticas, se dedicou mais a sua saúde, passou o bastão para o filho, Ricardo Stopassoli.

O empresário deixou sua marca na Região Carbonífera e em especial na Comarca de Araranguá. Foi um dos empresários mais influentes por mais de duas décadas. Deixou seu nome registrado na história. Faleceu sem ver a mudança da Rádio Araranguá de AM para FM.

Evaldo Stopassoli, foi uma honra, um prazer conhecê-lo e conviver com você, divergir diversas vezes de você, aprender com sua experiência e ouvir alguns de seus conselhos que nunca irei esquecer. “Vou te dar um conselho doutor”. Era assim que ele se dirigia a mim.

Minhas sinceras condolências a sua família.

 

DESPEDIDA: SERIAM MUITOS, MAS SEPAREI ALGUNS DEPOIMENTOS

 

“[…] Estamos vivendo dias diferentes, sombrios mesmo com luz solar. Por ironia, a mais cruel das verdades, se configurou no nosso meio no tal “dia da mentira”, o primeiro de abril. Hoje perdemos o Sr. Evaldo Stopassoli, diretor proprietário das rádios Araranguá AM e Transamérica FM, nosso chefe, nosso comandante, nosso farol. […] A família, eu e meus colegas e certamente infindáveis amigos e conhecidos, unidos pelo luto e dor, estamos cada um, a sua maneira, tentando transpor essa provação”Flavio Roberto Borges Pinto, diretor das  Rádios Araranguá AM e Transamérica FM

“Que pessoa extraordinária. Que mente, que personalidade! […] Me deu conselhos inesquecíveis e deixou uma história que marcará o extremo sul catarinense para sempre. Nossa história passa pela história de vida deste grande homem. De minha parte sei que tive o privilégio de ver suas melhores faces”Comunicadora Karem Suyan

Meu coração está de luto. Não perdi apenas um chefe, um líder. Perdi um amigo, um conselheiro, meu segundo pai. O homem que por 15 anos me deu emprego, me ajudou a comprar meu primeiro carro, meu apartamento, pagou minha faculdade, padrinho do meu casamento. […]  Criciúma e Santa Catarina perdem um visionário, empreendedor corajoso e justo de coração […]” – Comunicador Heber Viera

 

“[…] Hoje o dia amanheceu mais triste, com a perda de uma pessoa que era uma referência para mim. Tive a honra de ser seu funcionário por 22 anos. Registro meu respeito, admiração e gratidão “[…]!Ézio Borges, ex-produtor da Rádio

 

[…] Foi meu diretor na RCE durante muitos anos e sempre se mostrou, em atos e relações, uma pessoa do mais elevado senso de justiça e critério para comandar”Comunicador Aderbal Machado

Certo dia recebi uma ligação do Dr. Evaldo Stopassoli. Queria ele me apresentar ao Ministro Adhemar Palladini Ghisi. Em poucos dias fui apresentado ao Ministro na residência do Dr. Cláudio Balsini. […] – Adriano Rodrigues, amigo

“O amigo Evaldo Stopassoli era tão especial que Deus o quis perto de si. Um grande amigo, empresário responsável e um visionário, que deixou marcas na nossa cidade. O grande responsável pela história da Rádio Araranguá e de outros empreendimentos na nossa região. Ficam as recordações de bons momentos vividos, gratidão pelos ensinamentos deixados e saudades– César Antônio Cesa

“Quero prestar essa homenagem ao meu amigo, EVALDO STOPASSOLI, não tenho palavras para descrever o quanto tenho orgulho de sempre poder lhe chamar de amigo […]”. – Ex-vereador Marco Antônio Mota

 “[…] Perco um amigo de juventude! Muito triste!” – deputada estadual Ada Lili Faraco de Lucca

“Trabalhamos junto na Cecrisa. Sempre procurando ajudar as pessoas. Perdemos um grande cidadão de coração, conselheiro, empreendedor”Ivan Gabriel Milanez Ávila, ex secretário regional de Araranguá

 “[…] Neste momento, não importa a causa morte, o que verdadeiramente importa é que perdemos um grande ser humano, um empresário, empreendedor. O sul do estado perde muito, principalmente Criciúma e Araranguá, onde mantinha seus negócios, principalmente na área de comunicação. […] compartilhamos momentos impar e inesquecíveis em nossa juventude na cidade de Criciúma […]Maureci Rodrigues

 

“[…] Agradeço em nome da minha família pelo cliente que foi no extinto Hotel e Restaurante Becker. […]Amesc e Amrec de luto!” – Helen Becker, coordenadora de Turismo da Amesc