Search

ATUALIZADA: MOVIMENTAÇÃO INTENSA NO ARROIO E ARARANGUÁ; E OUTROS PITACOS

PSL COM MAIS DOIS EX VEREADORES

Além dos já anunciados vice-prefeito Carlos Scarsanella, dos 3 vereadores Lei, Alice e Élvio, do ex-vereador Lourenço Conti Neto, todos do PSD; o time de Evandro Scaini no PSL terá ainda três ex-presidentes de Câmara de origem medebista, Rogério Ferreira da Costa, Paulo Fatia e Edélcio Fontanella.

Mais dois ex-vereadores aceitaram o convite para se filiar ao PSL: Adão “Serrano” Rodrigues (da Praia da Caçamba) e Paulo do Marinho (da Colônia de Pesca).

 

MDB TENTA SE RECOMPOR

Após o anúncio da perda do único vereador, Paulo Martins dos Santos Junior, o Chocolate – que vai para o PSDB ou ficar sem partido, o presidente do MDB, Fernando Victor, está em busca de nomes para montar seu time. Está buscando lideranças comunitárias e empresariais.

O MDB filiou o ex-jogador de futebol Almir Afonso; Hamilton, do Material de Construção, da Praia da Caçamba; e Rui do Artesanato.

Fez convite ainda para os empresários Zé da Aspekto e Éverton da Silva, o Pinto. Zé não tem filiação e o domicílio eleitoral é de Araranguá. Pinto está filiado ao Republicanos do Arroio, mas já foi convidado a se filiar por pelo menos 4 partidos: PSDB, PDT, MDB e PSL. Ambos decidem até dia 3 de Abril.

 

QUEM VAI COM QUEM?

Fernando Victor trabalhava com a informação de o MDB iria tentar alianças com o PSL em Santa Catarina, mas a recente rusga, comandada pelo ex-governador Eduardo Pinho Moreira, que evitou que Vampiro (MDB) assumisse a liderança do Governo na Alesc, pode ter esfriado estas conversações.

A pergunta a ser feita é se MDB e PP voltam a estar no mesmo time mesmo depois da tentativa frustrada de 2016, quando Mineiro e Scarsanella, em chapa pura do PSD, derrotaram Fernando Borges (PP) com Vera Victor (MDB) de vice.

Neste momento, o Arroio tem Evandro Scaini (PSL); Mineiro ou Policarpo (PSDB); Greyce Copetti (PL); Nito (PT) e Jairo Borges (PP).

 

MAIS DOIS NOMES

Surgiram ainda mais dois nomes para majoritária: um deles é de Daniel da Triângulo (Solidariedade).

O outro nome que surge é do PV, que tem uma proprietária de jornal de Balneário Arroio do Silva como presidente, e Ramona Réus (da página informativo arroio do silva by Gasparzinho) como vice-presidente, e na diretoria Xande Inocêncio, ex-diretor de Meio Ambiente do município.

A própria Ramona confirma que o nome apresentado é do pastor Ranieri (PV).

Claro que PV e Solidariedade estão buscando de fato uma coligação para se abrigar. Ambos, por causa do fim das coligações proporcionais, tem dificuldades para eleger vereador já que a legenda deverá necessitar em torno de 700 votos.

No final, deve haver 2 ou 3 chapas de fato na disputa.  

 

 PODEMOS OU NÃO?

Alguns nomes que bateram foto e fizeram jura de “amor eterno” ao Podemos, de Kila Ghellere e Luciano Pires, já estão em outros projetos, caso de Guga de Castilhos (foi para o PL) e o professor Daniel Bronstrup (que ficou no PDT).

O vereador Diego Pires (PDT), deve ficar onde está. Diran Drewke – ex-assessor do vereador Vidrinho (que vai para o PSD dia 26), deverá se filiar ao Progressistas, com apoio do padrasto, Ademir de Oliveira (PP), vice-prefeito de Maracajá e de Filipe Sasso (PP), que não deverá ser candidato nestas eleições.

 

NOME PARA VICE

Em conversais informais, um dos nomes levantados para ser candidata a vice-prefeita pelo PDT é o da professora Nivea Simonete Lummertz Jones Oliveira (Futurão e FVA), que tem boa relação com Daniel Viriato Afonso (PP)).

 

NO NINHO TUCANO

O PSDB tem reunião na quinta-feira (12) para debater a formação de uma chapa capaz de garantir pelo menos a cadeira hoje ocupada pelo vereador José Paulo Roldão (PSDB).

 

PRIMOS COM LIBERAIS

O coordenador regional do PL, Márcio Búrigo, está contando com a presença do ex-prefeito Primo Menegalli (PL), na tarde de sexta-feira (13) em Araranguá. O senador Jorginho Mello (PL) deverá estar de volta a tempo de participar de uma reunião com Primo Junior (PL), para consolidar sua pré-candidatura a prefeito.