Search

Araranguá repassa mais de R$ 6,5 milhões ao 3º Setor nos últimos 4 anos

No fim da tarde de segunda-feira (2), no Auditório da Amesc Administração Municipal de Araranguá as entidades do Terceiro Setor para uma prestação de contas dos termos de fomento celebrados ao longo dos últimos 4 anos

Aline Bauer e Everaldo Silveira (Jornal Enfoque Popular) / Araranguá

 

A Prefeitura de Araranguá organizou um coquetel com a presença de representantes de diversas entidades que firmaram convênio com o município para tocar suas atividades neste últimos quatro anos. Os termos de fomento são os convênios firmados entre prefeituras e instituições que atuam em diferentes setores, como Educação, Saúde, Assistência Social e Agricultura, que recebem valores para manter os serviços oferecidos.

A mesa de autoridades foi formada pelo prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP), pelos secretários municipais, diretor do Samae e o Procurador Geral do Município. Três vereadores compareceram ao evento: Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD); Jacinto Dassoler (PP); e Paulo Roldão (PSDB).

 

Depois disto, os secretários das quatro pastas que firmaram convênio com as entidades, tiveram a oportunidade, Evelyn Elias (Saúde); Douglas Michels (Agricultura e Abastecimento); Ariane Almeida (Educação) e Maria Alice Aguiar (Assistência Social), prestaram contas de convênios firmados por setor.

 

Para falar um pouco de suas atividades e da importância da parceria, foram convidados a falar os representantes da Fazenda São Jorge; Sindicato dos Agricultores; Casa Lar; Grupos de Escoteiros Araringuá; e o Centro de Educação Infantil Amar.

 

Poder Público satisfeito com a parceria

“Foi uma noite memorável, reunimos as entidades de Araranguá do terceiro setor que complementam o primeiro setor, que é o governo, e fazem isso muito bem feito”, celebrou o prefeito municipal de Araranguá, Mariano, que detalhou valores e ressaltou o trabalho das instituições. “Temos termo de fomento na Agricultura, na Educação, na Assistência social e na Saúde. São mais de R$ 6,5 milhões repassadas a entidades araranguaenses, e todas elas prestam um serviço excepcional para a sociedade, mas, o que tem valor mesmo é o trabalho que essas entidades fazem”, comentou.

Mazzuco argumentou ainda que esse setor deve estar atendendo hoje, em Araranguá, cerca de três mil pessoas, mantendo os serviços com qualidade e economizando nos cofres públicos. “É um trabalho que, se a prefeitura fosse fazer para atender a todas essas pessoas, gastaria muito mais”, completa.

Segundo Mariano, desde seu primeiro governo, ela já entendeu que uma boa relação com o terceiro setor é mais que necessária, já que, em parceria com este segmento, o governo pode fazer mais, com menos recursos. “Podemos usar o voluntariado e outras fonte de recurso para complementar os recursos públicos”, diz.

 

A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Alice Aguiar, ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido e que os valores ajudam a valorizar isso. “É muito importante porque temos várias entidades que prestam esse trabalho de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com amplo atendimento à população. É um braço da administração e é isso é muito importante”, relatou.

Ariane Almeida, secretária de Educação, Cultura e Esporte, também falou da importância da reunião, acrescentando que, em sua pasta, os termos ajudaram a atender mais crianças. “Tivemos um avanço grande no aumento no número de vagas na educação infantil. Desde 2017 nós ampliamos 558 novas vagas, e hoje com as parcerias, temos 844 crianças que podem ser atendidas na rede municipal de ensino através de termos de fomento com as instituições conveniadas”, relatou.

 

Um dos locais que recebe fomento é a Fazenda São Jorge, entidade que é parceira da Administração desde 2017, com 15 vagas para pacientes dependentes químicos. Segundo a secretária de saúde, Evelyn Elias, o fomento valoriza a iniciativa que ajuda muito a população. “Essa é uma oportunidade de agradecer aos parceiros da gestão, o prefeito Mariano Mazzuco e toda a sua equipe, e um agradecimento especial ao local que chamamos de Fazenda São Jorge, que complementa o serviço do nosso ambulatório de álcool e outras drogas”, diz. 

 

Entidades comemoram a atenção dada

Outra das instituições conveniadas é o Grupo de Escoteiros Ariringuá, representada no ato por Ricardo Assis Alves, que explicou sobre como o recurso chega ao público atendido pelas entidades conveniadas. “Além destes recursos da Prefeitura, temos outras formas de fomento. Esses recursos vem, principalmente, de doações do imposto de renda, de pessoas jurídicas e físicas, que são captados em uma conta, e cabe ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), fazer a fiscalização [da utilização] dos recursos”, detalhou.

O representante da Casa Lar, João Izé, convidou a todos a conhecerem de perto a realidade de cada entidade. “Convido a conhecer as instituições pelo lado de dentro, o trabalho que é desenvolvido, não fique no achismo, imaginando o que o outro faz. Se nós não trabalharmos juntos, primeiro e terceiro setor, não conseguiremos ajudar o segundo”, pontuou.