Search

Oficinas abordam medicina tradicional e alternativa

A medicina tradicional e a medicina alternativa estão  presentes na Tenda Cultural Verão 2020 em Balneário Gaivota. As oficinas Saúde em Foco e de Reiki e Cristais trazem esclarecimentos para toda a população.

Esclarecer sobre cuidados de saúde, prevenção e os atendimentos do município fazem parte das atividades das palestras e rodas de conversa durante a Oficina da Saúde em Foco. Os temas tratados são: saúde mental, atenção primária a saúde, saúde  bucal, saúde da mulher, grupos de fisioterapia, dentre outros assuntos debatidos nas quartas-feiras.

A psicóloga, Anelise Dias, faz a mediação dos encontros. “Queremos que a população tenha difundido informações sobre a rotina na cidade, bem como possa conhecer através dos profissionais sobre o tema. Por exemplo,  da roda de conversa sobre atenção  primária  veio a informação  sobre os dados referente  a HIV e hepatite, em que houve o aumento. É preciso que haja ciência sobre a realidade”, esclarece a psicóloga. Anelise lembra que a informação correta precisa e deve ser propagada. “Há muita notícia falsa que circula. Nas transmissões ao vivo, ou na roda de conversa, muitas dúvidas são esclarecidas”.

O secretário de Cultura, Jorge Cunha, descreve que as pautas já foram organizadas com a Secretaria de Saúde ainda em 2019. O prefeito em exercício, Evânio Íris Machado o Machadinho, pontua o trabalho da Secretaria de Saúde. “Ao longo do ano há um trabalho intenso realizado, sendo que a integração entre pastas é outro fator louvável. Há esta demanda conjunta, em que todos podem contribuir. Importante haver a cultura da informação e prevenção, sendo que há muito material a ser fornecido”.

Reiki e Cristais

Já o Reiki é considerado uma forma de medicina alternativa baseada em pseudociência, onde os praticantes usam a imposição de mãos para alegadamente transferir “energia vital universal” para o paciente com fins curativos. Os cristais ajudam no aprimoramento da própria capacidade de conquistar as mais variadas metas. Cristina Borges e a mestre Docília Costa realizam o reiki solidário nas noites de segunda-feira na Tenda Cultural.

Cristina Borges explica que a ideia inicial era explicar o reiki e o uso de cristais, sendo que o ambiente junto aos eventos dificultaria a explanação. “No primeiro encontro então pensamos na adaptação da divulgação do reiki. Criamos uma bolha energética e passamos a aplicar o reiki. Muitas pessoas que conhecem convidam outras para conhecer também”, expõe Cristina.

Segundo Cristina, o reiki propicia a harmonização dos chakras por meio da imposição das mãos em prol da cura. “Tem sido uma experiência nova sair de uma sala para o meio de um evento, mas que ajuda a explicar as técnicas”. Conforme Cristina, o reiki auxilia em diversos processos como de ansiedade e depressão ao equilibrar as energias. “É uma limpeza energética que abre os canais”. O reiki é uma terapia holística que tem por objetivo proporcionar bem-estar, aliviando sintomas do stress, dores crônicas, favorecer a cura de doenças e também propor uma nova filosofia de vida. Esta terapia tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas que buscam por um legítimo processo de autoconhecimento e conexão com sua essência interior.

 

Fonte: Assessoria de comunicação Balneário Gaivota