Search

Agricultura familiar: divulgada a lista de produtos com desconto em janeiro

A relação dos produtos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito ao desconto em janeiro nas operações de crédito nas instituições financeiras foi publicada na última quarta-feira, dia 8, no Diário Oficial da União. O desconto é aplicado pelo banco que operou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sobre o valor a ser pago pelo agricultor do financiamento dos produtos que constam na lista. Com isso, o agricultor tem assegurado, no mínimo, o custo de produção.

A lista, com os produtos e os estados contemplados, tem validade de 10 de janeiro a 9 de fevereiro deste ano, conforme a Portaria 3 da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Os produtos que registraram queda de preço de mercado terão descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito. O desconto concedido é correspondente a diferença entre o preço de mercado e o de garantia, que tem como base o custo variável de produção.

Os produtos com bônus são: banana, borracha natural cultivada, castanha de caju, cebola, feijão caupi, laranja, mamona em baga, manga, maracujá, mel de abelha, raiz de mandioca, e trigo.

Para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Confira os produtos, estados e os bônus que estarão vigentes entre 10 de janeiro e 9 de fevereiro deste ano.

Mapa publica lista de produtos da agricultura familiar com desconto em janeiro

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do ministério.