Search

SC cria linha de crédito para maricultores e pescadores

Santa Catarina dispõe agora de linhas de apoio aos maricultores e pescadores artesanais. Os recursos serão destinados pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural para organização da maricultura, ocupação das áreas aquícolas e aquisição de equipamentos para segurança das embarcações. Os financiamentos serão via Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR).

Segundo o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural em exercício, Ricardo Miotto, “Este é um reconhecimento à maricultura e à pesca do nosso estado. As novas linhas de crédito do Fundo de Desenvolvimento Rural são iniciativas do Governo do Estado e da Secretaria da Agricultura em busca de inovação, tecnologia, segurança, qualidade de vida e renda para o maricultor e pescador de Santa Catarina”, diz.

Cada produtor poderá ter financiamento de até R$ 40 mil, com cinco anos de prazo para pagamento, com parcelas anuais e sem juros.

Santa Catarina engloba 7% do litoral brasileiro e 337 localidades onde ocorre a pesca artesanal, envolvendo aproximadamente 25 mil pessoas. O estado conta ainda com 700 embarcações de pesca industrial e o setor gera em torno de 10 mil empregos diretos. Os catarinenses são os maiores produtores de ostras e mexilhões do Brasil, com 565 maricultores distribuídos em 11 municípios.