Search

Diocese divulga nota anunciando renúncia de padre Alírio Leandro

A comunidade católica araranguaense começou o ano com uma notícia surpreendente. Segundo uma nota divulgada pela Diocese de Criciúma, por meio do Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach, dois padres renunciaram ao sacerdócio. Um deles, o Padre Alirio Leandro, atuou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá, e fez o pedido de afastamento há algumas semanas. O outro sacerdote, o Padre César Budny, já estava vivendo um período de reflexão sobre o sacerdócio, e também solicitou o seu afastamento. Os motivos das solicitações não foram divulgados.

Padre Alirio ocupou a função de pároco e reitor da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens desde 2016, até o ano passado. Já o Padre César, foi pároco da Paróquia Sagrada Família em Araranguá, antes da chegada do Padre Daniel Zilli, em 2017.

Confira a nota da diocese na íntegra:

“Criciúma, 31 de dezembro de 2019.
Ao Clero,
Ao fieis leigos e leigas,
E a todo Povo de Deus,

Cumpre-nos comunicar que nas últimas semanas o Revmo. Pe. César Budny e o Revmo. Pe. Alírio Leandro, através de comunicação oficial solicitaram com consciência e liberdade o afastamento do ministério presbiteral. Tendo conversado com ambos, no último dia 20 de dezembro de 2019 acolhi os seus pedidos, e a partir do dia 01 de janeiro de 2020, os dois padres não exercerão o ministério presbiteral por período indeterminado, conforme orienta o código direito canônico.
Desde já queremos oferecer nossas preces,

Dom Jacinto Inácio Flach
Bispo Diocesano de Criciúma”