Search

Mobilização da comunidade desencalha filhote de baleia 

A Praia da Lagoinha, na zona sul de Balneário Arroio do Silva, teve um início de domingo (1º) inusitado com o aparecimento de um  filhote de baleia-franca encalhado na faixa de areia. 

O cetáceo foi avistado na faixa de areia por volta de 9 horas da manhã, pela professora Sandra Nádia Kuntze, que descreveu a informação na rede social. O ambientalista José Luiz, morador da Praia da Caçamba, passou contato da bióloga Suelen Santos, do Projeto Educamar, que foi a primeira a chegar até o local e também foram acionada a Marinha de Laguna.

Enquanto o grupo técnico era acionado, a professora Sandra, com apoio do esposo e um veranista se esforçaram para colocar o filhote ao mar.

“Por três vezes colocamos ele em águas mais profundas e acabava voltando a praia, mas numa nova tentativa deu certo e esperamos que tenha sobrevivido e encontrado sua mãe”, disse Sandra.

A equipe de socorro de Laguna chegou à Praia da Lagoinha por volta de 14 horas e passou a monitorar, junto com os bombeiros de Arroio do Silva, mas o filhote de baleia não foi avistado.

Praia tranquila e lugar de cardumes 

A Praia da Lagoinha, na divisa entre Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota é um lugar tranquilo e muito procurado pelos pescadores para pegar cardumes de peixes, principalmente na baixa temporada, quando acostam Tainhas e Corvinas.

 

Informações: Jorge Pimentel

Fotos: Sandra Nádia Kuntze