Search

Candidatura indeferida de candidata a diretora deve ir para a Justiça

Araranguá tem eleição para diretor em cinco escolas da Rede Municipal de Ensino

Uma comissão de três professores composta por Cátia Cilene Laurentino, Isabel Pirola Motta e Tatiana Patel (que também é mãe de aluno), procurou a redação do Jornal Enfoque Popular e da Post TV para falar do processo eleitoral que acontece na Escola Municipal João Matias, no próximo dia 30 de Novembro.

A comissão representava um grupo maior, que tem em torno de 30 componentes, e que briga para que haja a disputa entre duas candidatas para direção da escola. O grupo entende que a comunidade escolar tem que fazer a escolha, de maneira democrática. 

Para isto, cobravam da Secretaria da Educação que agilizasse o processo de autorização das candidaturas. Até sábado, dia 23, ainda não havia definição sobre uma das candidatas. O plano tem que ser aceito pela maioria dos eleitores, 51%, senão a indicação passa a ser feita pelo município.

Questionada a Ariane Almeida, secretária de Educação de Araranguá, disse que não poderia antecipar a informação. “Encaminhamos a resposta do recurso à Prefeitura e não podemos anunciar antes da professora receber o ofício”.
O Sindicato dos Servidores foi informou aos professores do INDEFERIMENTO da candidatura. A definição saiu na manhã desta segunda-feira (25).

Duas professoras apresentaram o Plano de Gestão Escolar para se habilitar a serem votadas pela comunidade escolar: Celda Maria Figueiredo (de História e Geografia) e Andréa de Amorim Clemes (Educação Física).

 Celda Maria Figueiredo

 Andréa de Amorim Clemes

 

O Decreto 9011/2019 foi publicado pela Administração Municipal no dia 30 de Outubro, ou seja, 30 dias antes da eleição, marcada para o próximo sábado. 

A candidatura de Andréa Clemes inicialmente foi indeferida porque não ela havia ainda concluído o curso de pós-graduação em gestão escolar, que está em andamento. 

De acordo com os professores, a própria Faculdade Fael apresentou o comprovante de conclusão do curso (diploma só sai após o final do ano). A candidata entrou com recurso, que protocolou no setor de protocolo da Prefeitura, mas que até sexta-feira (22) não havia sido respondido pela junta eleitoral. Saiu a resposta nesta segunda-feira (30).

A angústia era pela demora para o resultado do recurso. Mesmo que fosse deferida a candidatura, o tempo para campanha seria muito pequeno, uma semana. Com o indeferimento pela junta eleitoral, o tempo para uma medida judicial, que deve ser o caso, também ficou bastante prejudicado.
Os professores alegam que houve demora na publicação do edital e agora na definição das candidaturas. “Não temos nada contra a candidatura da nossa colega Celda, nada disso. Queremos é que a comunidade escolar tenha o diretor de escolha”, disse Isabel.
Votam nestas eleições, os professores e servidores da escola, os pais dos alunos do pré-escolar ao 6º ano e os próprios alunos do 7º ao 9º ano. Quem for eleito fará a gestão de 2020 a 2023.

 

OUTRAS ESCOLAS COM ELEIÇÃO DIRETA

Na escola Almerindo Manoel da Luz, Maurício Réus é o único candidato; na Otávio Manoel Anastácio Manoel Soares, o Nequinho, disputa a reeleição; Roselânia Nazário disputa na Escola do Jardim das Avenidas; e na Nova Divineia também tem chapa única (a professora Márcia Timboni chegou a apresentar o nome, mas teve a candidatura indeferida).