Search

Casa da Fraternidade comemora 32 anos

Almoço de domingo divulga e angaria recursos. Trabalho da Casa já atingiu mais de seis mil pessoas

Nesta sexta-feira, dia 8, a Casa da Fraternidade comemora 32 anos de existência. No domingo, 10, será dia da realização de um almoço comemorativo e beneficente. Haverá Paella de carnes brancas no salão de eventos New Space na Rua Amaro José Pereira, 2522, bairro Coloninha, em Araranguá. O grupo Açor Sul se apresentará.

A história da Casa é baseada em muito trabalho e perseverança. A Instituição Espírita Casa da Fraternidade foi fundada em 08 de novembro de 1987, com apoio do Movimento Espírita do Sul de Santa Catarina, sempre voltado a um trabalho para toda a comunidade sem defesas de bandeiras religiosas ou doutrinárias.

A Instituição já mudou a vida de milhares de pessoas, pois já atendeu mais de 8 mil crianças e jovens matriculados. Muitos que viviam em situação de vulnerabilidade social hoje são administradores, advogados, professores, cidadãos na sociedade. Formou músicos, atores, artistas que levam a cultura pela região afora e principalmente homens e mulheres de bem.

Cátia Hahn, é presidente Casa e ainda preside e coordena os trabalhos assistenciais da Instituição, de forma voluntária.

“É muito gratificante poder contribuir com uma instituição tão nobre quanto a Casa da Fraternidade. Sabemos que a missão desta Casa vai muito além das questões materiais. E por isso contamos com uma equipe de trabalhadores nos dois planos da vida. Eu neste momento sou apenas a representante. Fico feliz e agradecida a Deus pela oportunidade de trabalho, por esta equipe de trabalhadores do bem confiar em meu trabalho, que é uma parte muito pequena do plano maior. Acredito que a Casa da Fraternidade foi fundada com a missão de formação do homem de bem, do ser integral, que esta missão perpassa por diferentes caminhos educacionais, culturais, sociais, espirituais e emocionais. Para isso muitas pessoas passaram nestes 32 anos, trazendo suas metodologias e contribuições, que formaram a base do edifício educacional da Casa. Outros também contribuíram materialmente inclusive para sua manutenção e somos muito gratos! Entendemos que contribuir para que esta Casa realize esta missão é dever de todos nós. Por mais dificuldades que tenhamos não nos é lícito voltar atrás e abandonar a charrua. Pois Jesus está no leme, ele é o nosso mestre, nosso guia e modelo”, declara Cátia.  

E todo este trabalho assistencial e educativo iniciou em meados de 1987 quando um grupo de trabalhadores decide fundar uma creche no Bairro Lagoão. O projeto deu início à Instituição Espírita Casa da Fraternidade, onde durante o dia, na sede, funcionava a Creche Meimei, que atendia 35 crianças e durante as noites de quinta-feira aconteciam as reuniões de estudos espíritas.

Devido a outros compromissos, de 1993 a 1999, as atividades da creche Meimei ficaram aos cuidados da prefeitura até ser suspensa e o público passou a ser atendido pela rede pública.  Nesta época moradores do bairro, como a  Cátia Hahn que está até hoje, assumiram a diretoria.

Ainda em 1997, o jovem Alex Gomes (falecido em 2015) ensaiava uma peça de teatro com adolescentes do bairro e o grupo de trabalhadores decidiu realizar um trabalho de grupo de mães, com ensino de costura, atividades manuais e recreação infantil.

Em 2001 deu-se início ao projeto “Juventude Luzes do Amanhã”, um trabalho sócio-educativo, no contraturno escolar, com aulas de teatro, dança, canto, musicalização, recreação e aulas de valores humanos para 120 crianças acima de sete anos, de segunda a sexta.

E também as atividades do Projeto Renascer, com a confecção de enxovais de bebê para gestantes, com mulheres voluntárias. Aos poucos, novos voluntários chegaram. E como muitas crianças tinham necessidades alimentares, passou-se a oferecer, além do lanche, almoço para alguns assistidos.

Com passos calculados, a instituição se amplia, ano a ano, como a implantação em 2019 do projeto Geração Solidária, a fim de obter recursos e segurança financeira para o desenvolvimento dos trabalhos.  

Hoje a instituição vem realizando vários projetos, num conjunto de ações sistêmicas, que garantem um olhar pontual quanto ao ser humano, num processo amplo e multiplicador de ações de promoção social, prevenção da violência, diminuição de danos ou risco social e preparação para o mercado de trabalho.

Com uma proposta educacional, pautadas nos pensadores Pestalozzi e Paulo Freire, quando valorizam a liberdade de expressão, a construção de pensamento crítico, autonomia, responsabilidade e cidadania em seus princípios e nas idéias de Delors e Sathia Sai Baba na defesa da valorização do ser através de uma educação em valores e direitos humanos vem contribuindo com a educação integral dos assistidos.

Adota como lema “Admitir a hipótese de que cada ser humano traz em si potencialidades a serem desenvolvidas é admitir a idéia de permanente transformação”. Para o futuro ainda alimentam  o sonho de reabrir a Creche Meimei e fundar a Escola Integral “Allan Kardec”.