Search

CÉSAR PRÉ-CANDIDATO;TIME MAIS EXPERIENTE;E OUTROS PITACOS

BOM SENSO: MANTIDO O RESULTADO DA ELEIÇÃO

O promotor Pedro Lucas de Vargas, responsável pela Promotoria da Infância e Juventude de Araranguá, decidiu não acatar a reclamação de um grupo de conselheiros que foram derrotados nas urnas nas eleições de 6 de Outubro, que escolheu os novos conselheiros para atuar no município.

Depois de ouvir a manifestação do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDA), que manteve o entendimento de que a eleição não deveria ser anulada, apesar das dificuldades na hora da votação, o promotor recomendou a manutenção do resultado.

A decisão foi embasada em parecer do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, que analisou todas as queixas e chegou à conclusão, nesta segunda-feira (21), de que não havia razão suficiente para anulação.

Além do mais, foram quase 4 mil eleitores/votantes, que exerceram seu direito ao voto. Seria injusto deixar de observar que os 5 eleitos – Rosaninha (476 votos); Rejane (460 votos); Sidnei (453 votos); Francine de Jesus (399 votos) e Leandro da Silva (275 votos), fizeram juntos 53% dos votos, contra 47% dos outros 17 candidatos.

 

CÉSAR PRÉ-CANDIDATO

Conforme os leitores da coluna já sabiam, o MDB de Araranguá elegeu César Cesa presidente; Emerson Almeida como 1º vice-presidente; e o vereador Ronaldo Soares como 2º vice-presidente.

Pelo menos 4 vereadores passaram pela convenção: Neno Fontoura (Cidadania), Tano Costa (Progressistas), Paulo Roldão (PSDB) e Vidrinho (PL).

O partido repatriou algumas lideranças e trouxe algumas de outras partidos, como Volnei Roniel Bianchin “Rony” da Silva (ex DEM); Maria Helena Périco (ex Cidadania); Lulu Paulino (ex Cidadania); Edir Clézio Gomes “Tico” Batista (ex Progressistas); Cléris Feijó (Republicanos); Valdir César “Cabo” Merêncio (PSL); e Alexandre Pereira (ex Cidadania).

Ao final, César discursou como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020.

 

JORGINHO ISOLADO

O atual comando do MDB de Araranguá reduziu o espaço do vereador Jorge Luiz Pereira dentro do Diretório. O vereador foi até à Câmara de Vereadores, votou, mas nem ficou para o encerramento da eleição.

Jorginho, contrariado, saiu da eleição do MDB e foi se encontrar com um grupo de lideranças ligadas ao presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso (Progressistas)

 

TIME MAIS EXPERIENTE

Em Jacinto Machado, o MDB colocou na presidência o ex-presidente e empresário Erval Borges, que antes do surgimento do nome do engenheiro João Batista “Gaiola” Mezzari, era o nome mais citado para ser o candidato a prefeito em 2016.

Agora Borges terá a missão de comandar a Executiva do partido no projeto de reeleição do prefeito Gaiola em 2020, que está fazendo uma boa gestão e que hoje acumula o comando do MDB regional.

Na convenção, na tarde de sábado (19), foi eleita uma chapa única do Diretório Municipal, com ex-vereador e ex-presidente do Samae, Laudir Possamai, como primeiro vice-presidente.

Deixou o cargo o ex-presidente do MDB municipal, Haillê Cechinel, empresário do ramo moveleiro.

O MDB optou por manter um comando mais experimentado e alinhado com o atual governo do município.

 

JUVENTUDE NO COMANDO

Em Ermo, no sábado (19), onde foi escolhido o novo Diretório Municipal e a Comissão Executiva do MDB.  

Na Executiva, o presidente será Clayton Américo, atual secretário de Assistência Social; o vice-presidente, Paulo Della Vechia – potencial candidato a prefeito; o 2º vice-presidente, Ronildo dos Santos Soares, e o secretário Jiovani Nagel.

 

POSSÍVEIS CANDIDATOS

Em Maracajá, houve consenso e uma chapa única para escolha do novo Diretório Municipal e a nova Comissão Executiva. A eleição da chapa única aconteceu no domingo (20), e confirmou Valmir Carradore como presidente, com o ex prefeito Wagner da Rosa como vice-presidente. Os dois, além do vereador Rudi Dassoler, são os principais nomes para a disputa eleitoral de 2020.

 

DECISÃO PESADA

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, cassou nesta segunda-feira (21) o mandato de presidente da Assembleia Legislativa gaúcha. Por unanimidade, os desembargadores entenderam que Luís Augusto Lara foi favorecido por uso da máquina pública do município de Bagé durante a eleição de 2018. Irmão do deputado e prefeito de Bagé, Divaldo Lara também foi cassado.