Search

Jornada de Fisioterapia da Unesc reúne estudantes e pesquisadores

Professora doutora Geciely Munaretto realizou a primeira palestra do evento, nesta quinta-feira

A Unesc recebe nesta quarta e quinta-feira (16 e 17/10), profissionais, pesquisadores e estudantes para a 21ª edição da Jornada de Fisioterapia e para o 1º Simpósio de Fisioterapia Oncofuncional. Temas como Terapia Manual, Thork (Terapia por Onda de Choque), Reabilitação Pulmonar em Pacientes com Doenças Crônicas, Rotinas de um Fisioteraputa em uma UTI Neonatal e Experiências de um Bombeiro Fisioterapeuta em Brumadinho serão abordados em palestras e minicursos. O evento traz ainda a apresentação de trabalhos de acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade.

A primeira palestra da Jornada em 2019 foi sobre “Abordagens Neurofuncionais na Espasticidade”, com a fisioterapeuta, doutora em Pediatria e Saúde da Criança, Geciely Munaretto Fogaça de Almeida. A palestrante ainda é professora de pós-graduação, presidente da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina) e delegada regional de Lages do Crefito-10.

Geciely começou a sua fala abordando o quanto o trabalho fisioterapêutico colabora na melhoria da cognição dos pacientes. 

A palestrante falou ainda sobre a relação do sono e do rendimento do paciente, salientando que não é possível ter memória motora e aprendizagem sem atenção. Dessa maneira, o atendimento do fisioterapeuta precisa levar em consideração o período do dia em que o paciente tenha menos sono. 

A doutora em Pediatria e Saúde da Criança abordou ainda tônus muscular, espasticidade, e sobre as etapas motoras do ser humano para desenvolvimento normal. Segundo Geciely, 90% das pessoas iniciam o desenvolvimento de habilidades com mão na linha média; controle encefálico, entre três e quatro meses; rolar, por volta dos cinco meses; sentar com apoio por volta dos seis meses e depois sem apoio, com sete, oito meses; engatinhar; andar ajoelhado; deambular com apoio e sem apoio, entre 12 a 15 meses; correr, com dois anos e pular com três anos.

Após a palestra de Geciely, programação da manhã seguiu com o fisioterapeuta e professor doutor Guilherme Botelho, que falou sobre “Escola de Osteopatia de Madrid de Terapia Manual”; e com a fisioterapeuta e professora especialista Marília Bueno Savacini, que abordou “Atualidades em Thork: Terapia por onda de choque”. Os trabalhos do primeiro período do evento encerraram com apreciação de banners com os resultados de pesquisas e relatos de experiências de acadêmicos.

 Abertura conta com participação de representantes dos fisioterapeutas e da Unesc

A Jornada de Fisioterapia da Unesc tem o objetivo de discutir as principais atualidades na área e comemorar os 50 anos de regulamentação da Fisioterapia no Brasil.

Em sua abertura oficial, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, representou a Reitoria da Universidade e deu as boas-vindas aos participantes do evento. Feldhaus falou ainda da importância de momentos de troca de experiências como este na formação acadêmica e humana.

Os participantes ainda foram acolhidos pela coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc, Ariete Inês Minetto; pelo coordenador-adjunto do curso, Eduardo Ghisi Victor; do presidente do Crefito-10 Sandroval Francisco Torres; do coordenador do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador da Unesc, Willians Cassiano Longen; do professor do PPGCS (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde), Paulo Cesar Lock Silveira e da presidente do CA (Centro Acadêmico) de Fisioterapia, Kalita Nunes.

O evento seguirá até esta quinta-feira (17/10), com programação de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos nos períodos da manhã, tarde e noite.