Search

Começa nesta quarta-feira a 6° Feira Literária da escola Vila Velha II

Com apresentações culturais, mostra de trabalhos, e livros a preços acessíveis, a expectativa é que 3 mil pessoas passem pela feira nos três dias de evento

Algumas escolas da região receberam, nas últimas semanas, a visita do Peter Pan e de sua amiga, a fada Sininho. Pode parecer até história de fantasia, mas é verdade. Os personagens, vestidos como no conto de fadas, divulgaram a 6° Feira do Livro da escola Vila Velha II, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro, em São João do Sul. Tradicional na região, o evento reúne aficcionados por livros, como autores, alunos e professores.

A feira, que está sendo preparada desde o início do ano, envolve todos os alunos da escola. “Já é uma prática diária, utilizada como estudo e apresentada em forma das atividades, seja ela teatro, exposições, cartazes, maquetes, entre outros. Com certeza, é uma atividade curricular constante no dia a dia da escola e no próprio plano de curso anual”, comenta a professora Zazá, membro da organização da feira.

Ainda segundo ela, a feira é mais que um evento para promover o hábito da leitura, já que conta com apresentações culturais, momentos de interação com autores e mobiliza toda a comunidade. “O principal objetivo é de incentivo a leitura, e tem-se notado uma devolutiva positiva durante os 6 anos de realização do evento. Para os alunos, além desse grande potencial de incentivo, também contamos com a interação, integração, cooperação e participação de toda comunidade escolar além de interdisciplinaridade de conteúdos”, diz.

A expectativa é que aproximadamente 3 mil pessoas passem pelo Salão Comunitário de Vila Conceição, onde o evento será realizado. Atividades recreativas, apresentações culturais, espetáculo de stand up, sessão de autógrafos e exposições de projetos desenvolvidos na escola são algumas das ações programadas para os três dias de feira, que já começará com um festival de talentos na noite de quarta-feira.

No dia 17, quinta-feira, o salão estará aberto a partir das 9 horas da manhã, fechando apenas às 21 horas. Na sexta-feira, dia 18, o evento começa às 8 horas da manhã, com encerramento às 17h. Oficinas interativas, onde o visitante pode explorar os projetos em uma experiência diferente, também estarão acontecendo.

O projeto acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São João do Sul, em parceria com a Livraria Universo Cultural. Vale lembrar que os alunos que virão de outras escolas poderão comprar livros a preços bastante acessíveis, além de aproveitarem as apresentações no palco. As escolas só precisam agendar o melhor horário.

Assim como nos outros anos, a feira promete ser uma viagem ao mundo da leitura, da imaginação e da criatividade.