Search

Inclusão e informação são temas de seminário sobre Síndrome de Down

O seminário é uma extensão do evento estadual, promovido pela ALESC

O município de Araranguá recebeu, na última sexta-feira, o 2º Seminário Regional sobre Síndrome de Down – Inclusão: Ninguém Fica para Trás. O Auditório Plínio Linhares ficou lotado de autoridades, membros de associações, profissionais de saúde e educação especial e familiares de pessoas com a síndrome. Com foco em informar e promover interação sobre quem convive e atua com quem possui Síndrome de Down, o evento contou com palestras e capacitação para pais e professores. 

O seminário é uma extensão do evento estadual, promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com o apoio de entidades como a Federação Catarinense das Associações de Síndrome de Down (Fecasd), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Associação de Amigos do Autista (AMA) de Araranguá. O evento já foi realizado em Campos Novos e dia 25 deve ocorrer em Chapecó. 

O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado estadual José Milton Scheffer, é quem propôs os seminários, e em seu discurso na abertura da programação em Araranguá, destacou que a Assembleia Legislativa, ao promover esses eventos, através do parlamento, ajudam a melhorar a vida das pessoas. “Entendemos que a oportunidades que a pessoa recebe ao longo de sua vida determinam aquilo que ela será, e os seminários têm esse objetivo, trazer luz, trazer conhecimento, informação para as pessoas que trabalham na área da inclusão social das pessoas com deficiência, e a partir daí melhorar a qualidade de vida de todos esses cidadãos”, declarou.

O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, também esteve presente, e falou da relevância que o seminário tem no universo dos profissionais e familiares ligados à Síndrome de Down. “Quanto mais a gente divulgar sobre a situação, as deficiências no estado, mais poderemos atuar em favor destas pessoas. Acho louvável capacitar as pessoas a trabalharem com a educação especial”, pontuou. 

O prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, também falou sobre o seminário, pontuando-o como muito importante para toda a região e parabenizando a proposta. “O deputado José Milton e a Assembleia Legislativa estão de parabéns pela promoção do evento que vem auxiliar as associações de toda a região, capacitando as pessoas, para que também cumpram o relevante papel no tratamento e reabilitação das pessoas com necessidades especiais”, disse.

Entre os temas abordados no seminário estavam a Intervenção Precoce, a Importância das Associações, serviços oferecidos nas áreas de Saúde e Educação e Linguagem. Até uma mesa redonda foi realizada, para debater sobre como conhecer e incluir pessoas com Síndrome de Down de forma mais eficaz e efetiva.

Para Lena Borges Leite, mãe do jovem Lucas, que tem Síndrome de Down, o objetivo era mesmo esse: levar conhecimento e informações. “Para nós, que no dia-a-dia convivemos com pessoas com a Síndrome de Down, como o Lucas, ir a esses seminários é muito importante. Ouvimos palestras, interagimos com as famílias, quebramos paradigmas, que as pessoas com a síndrome tem potencial, basta nós o desenvolvermos”, diz.

Cerca de 400 pessoas participaram em Araranguá, o que mostra que está cada vez maior a discussão sobre a qualidade de vida, a autonomia e a inclusão de quem tem não só Síndrome de Down, mas qualquer outra deficiência.