Search

Eu Amo Araranguá: painel reuniu autoridades e ideias para debater o desenvolvimento de Araranguá

Cases de sucesso falam de suas experiências e inspiram público a agir pelo crescimento do município

Com discursos voltados ao crescimento e ao protagonismo de Araranguá, o painel de ideias promovido pela Post TV e jornal Enfoque Popular, ‘Eu Amo Araranguá – O futuro se faz aqui’, atraiu grande público, formado por autoridades do município e da região. O evento, que ocorreu na última sexta-feira, dia 4, contou com palestrantes de peso e encheu de boas ideias e exemplos de sucesso os participantes.

Ainda na abertura, o prefeito Mariano Mazzuco Neto discursou ressaltando o quanto a cidade é firme e seus empresários, corajosos. “Acho que Araranguá deu exemplo de uma cidade que, com dificuldades, se superou ao longo dos anos. Hoje discutimos mais ideias para continuar a avançar”, comentou.

Assim como ele, a diretora do IFSC, que sediou o painel, comentou sobre a cidade, a contribuição que a instituição deu no crescimento de Araranguá e no quanto o evento é importante e precisa ser repetido. “Esse evento é muito importante, para que, junto com a instituição pública, com autoridades, entidades da região, possamos pensar o futuro de Araranguá”, disse.

Logo após a abertura, veio a primeira palestra, ministrada pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Turvo, Jair Toreti, que usou de seu tempo para falar da Festa do Colono, de gestão para fomentar o turismo e dos potenciais que Araranguá tem para desenvolver o setor.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia, também palestrou, e em tom otimista, defendeu que todas as cidades têm potencial para se desenvolver.

De Içara, duas autoridades falaram no painel. Uma delas foi o procurador do município, Walterney Angelo Réus, que priorizou em sua fala a gestão de pessoas e os resultados de trabalho focado. Paulo Roberto Brígido, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Içara, continuou a fase de palestras falando sobre atração de investidores e como seu município tem trabalhado no setor administrado por sua pasta.

Diego Goulart, secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, explanou logo depois, tendo como assunto o papel de sua secretaria mediando pleitos e recursos entre municípios e União, e comentando sobre como isso ajuda a desenvolver cidades como Araranguá.

Representando Lucas Esmeraldino, secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de SC, Yuri Pinheiro, da diretoria de Ciência e Tecnologia também palestrou no painel. Pinheiro falou de visão e futuro e de como o segmento pode contribuir para que Araranguá cresça.

O professor Ildo Silva, representante da Weber Empreendimentos, também participou do painel, comentando sobre cidades planejadas e como o futuro se desenha para quem projeta bem onde e como quer chegar.

Encerrando o evento, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta analisou o desenvolvimento regional de Araranguá e da região onde a cidade está inserida, além das perspectivas econômicas e da importância da construção de um projeto político de desenvolvimento integrado. Ceretta ainda focou na relevância que projetos dentro do setor educacional podem ter para colaborar, assim como já têm feito, com o desenvolvimento de Araranguá. 

Segundo o diretor do Enfoque Popular e Post TV, Everaldo Silveira, o evento foi bastante positivo e congregou diferentes pessoas e pensarem no futuro. “Queremos ajudar a fortalecer a cidade no caminho para o desenvolvimento. Muitas mentes ajudaram a pensar ideias que impulsionarão Araranguá em diferentes setores. Foram muitos assuntos debatidos e muitas iniciativas formuladas”, comentou.

Dentre as autoridades que estiveram no evento estavam líderes do setor comerciário, agentes públicos e representantes políticos.

Elogios e bons resultados

Palestrantes e autoridades que estiveram no painel trataram de colocar em suas redes sociais seus pareceres sobre o que acharam do evento. Com muitas fotos e encontros promissores, o ‘Eu Amo Araranguá’ fez sucesso e, nas palavras dos participantes, deve desenvolver um papel de muita relevância no futuro da cidade araranguaense.

Luiz Gonzaga, presidente da CDL de Araranguá

“A iniciativa é de extrema importância, porque estamos avaliando possibilidades para o nosso município através de realidades locais. Agora, tem que ter continuidade, participação do poder público, que é o responsável principal pela execução de implementação de soluções”

Murialdo Canto, prefeito de Içara                 

“Considero que trazer as entidades e a sociedade organizada para debater os principais gargalos que emperram o desenvolvimento é uma demonstração de amor pela cidade e pela região. O que acontece a Araranguá, afeta toda a Amesc”

Deputado Estadual Júlio Garcia, presidente da Alesc

“Todas as regiões e cidades tem algum potencial para se desenvolver. Temos que identificar nossas potencialidades e explorá-las da melhor forma possível. Araranguá também tem que buscar essa vocação”

Tiago Zilli, Prefeito de Turvo

“É uma oportunidade de sentar com as pessoas, ver as oportunidades que temos, a maneira melhor de nos prepararmos, ainda mais com palestrantes e pessoas que ajudam a pensar a cidade”

José Hilton Sasso, presidente da Samae de Araranguá

“Traz conhecimento de outros municípios e regiões para os nossos municípios. Tomando a iniciativa é que chegamos a algum lugar. Um evento bastante proveitoso”

Giovani Rosa, departamento de Turismo de Araranguá

“Eu amo Araranguá, e vemos através do turismo um grande futuro para a nossa região, uma ação positiva para que possamos discutir ações que venham de encontro com o desenvolvimento de nossa cidade e região”

Ricardo Ghellere, vice-presidente do Instituto Maria Schimitt

“Achei as palestras muito importantes, esse evento vai abir horizontes para investidores que pretendam vir para Araranguá”

Janaina Nicoletti, diretora de Turismo de Turvo

“O evento veio somar para a região, com vários cases para nos inspirarmos. Turvo está crescendo, e tudo soma para a região”