Search

Enfoque Popular e Post TV promovem painel de ideias

O Painel de Ideias “Eu Amo Araranguá – O futuro se constrói aqui”, será realizado na próxima sexta-feira, dia 4 de Outubro, entre 8 e 12 horas, no Auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento terá palestrantes com atuação na capital federal, na capital catarinense e em municípios da Amrec e Amesc

Araranguá

A partir de uma pesquisa contratada pelo Jornal Enfoque Popular e Post TV, que apontou alguns caminhos que a cidade precisa trilhar, a equipe destes dois veículos de comunicação enxergou a necessidade de criar um evento para discutir Araranguá, avaliar o atual momento e ainda verificar o que é possível encaminhar para que o município conquiste seu tão sonhado desenvolvimento.

Diante dos dados coletados na pesquisa encomendada junto ao Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC), a direção dos veículos tratou de construir um evento capaz de debater temas de interesse de Araranguá, e que chamam para a necessidade de colocar novamente o município no papel de protagonista do desenvolvimento regional.

Assim surgiu o Painel de Ideias “Eu Amo Araranguá – O futuro se constrói aqui”, que tem como papel central a provocação de temas de interesse, mas também, a missão de melhorar a autoestima das pessoas, de debater a vocação e ainda maneiras de atrair emprego e renda de forma sustentável para o município.

O município, assim como aconteceu no país inteiro, passou por momentos de forte recessão. Queira ou não, grande parte da população foi atingida pela crise econômica que assolou o país nos últimos 5 anos.

O papel deste projeto é demonstrar que o momento é melhor que antes, que há sinais de retomada econômica, e, consequentemente, e que a melhora da autoestima do araranguaense irá ter papel preponderante na mudança de astral da cidade.

A equipe de Marketing dos veículos criou uma campanha voltada para chamar as pessoas a aderir ao projeto, “comprar a ideia”, abraçar esta causa, que é uma causa de todos os araranguaenses. Além das peças tradicionais (cartazes, banners, folderes, mídias de comunicação de massa), a equipe fez um trabalho massivo de divulgação em todas as redes sociais do grupo.

Além disso, dentro desta campanha para elevar a autoestima da população, foi apresentada uma música, composta por Xixo Murara e a cuja melodia é de Cláudio Benevenuto, diretor comercial da Post TV. Esta mesma canção virou tema do clipe “Eu Amo Araranguá”, musicada pela produtora Império Hits, de Criciúma, e gravada em Goiânia pela cantora Jéssica Queirós, no estilo country music.

“A arte visual do evento ganhou uma marca própria. Tudo foi pensado harmonicamente para trazer uma ideia de envolvimento da população neste evento, e para que este tenha vida própria. Ou seja, que a sociedade civil organizada seja capaz, se assim desejar, de organizar eventos desta natureza”, disse Benevenuto. E completa: “É nosso papel como veículo de comunicação atuar de maneira propositiva, interativa e moderna, não apenas apontar os problemas, mas discutir soluções”.

O evento, que terá transmissão ao vivo, também trabalha para valorizar a autoestima e envolve as empresas, entidades e agentes de diversos setores.

Ao final do evento será produzido um documento com as principais impressões do evento, que ficarão à disposição dos entes públicos e das entidades.

Temas e Palestrantes

 

8h00 – Jair Toreti – Secretário Municipal de Cultura e Esportes de Turvo.

Tema: Turvo um case de sucesso no Turismo de Negócios de Santa Catarina e a importância da Festa do Colono para o trade turístico regional;

8h30 – Walterney Angelo Reus – Procurador Geral do Município de Içara/SC:

Tema: Políticas públicas para o desenvolvimento econômico;

Paulo Roberto Brígido – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Içara/SC;

Tema: Atração de investidores;

9h00 – Lucas de Souza Esmeraldino – Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo SC;

Tema: O papel do estado como estimulador das políticas de desenvolvimento tecnológico e turístico em cidades de médio porte;

Diego Goulart – Secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina.

Tema: Como transformar as articulações políticas em projetos viáveis para as cidades de médio porte;

9h30 – Júlio Cesar Garcia – Presidente da Assembleia Legislativa SC;

Tema: A importância da Bancada do Sul na Alesc para alavancar o desenvolvimento do Vale do Araranguá;

10h00 – Fernando Weber – CEO da Weber Empreendimentos.

Tema: A importância do planejamento para o desenvolvimento;

10h30 – Luciane Ceretta – Reitora Unesc.

Tema: A educação como vetor para o desenvolvimento;

 

11h00 – Painel de ideias – Políticas públicas para o desenvolvimento econômico e atração de investidores.

Evento conta com diversos apoiadores

 

O evento ganhou apoio de diversos segmentos da sociedade. Como patrocinadores estão Unesc, Weber / Cidade Universitária, Instituto Mix, Rac e Racli, Jeremias Pavimentadora, Consolide, Instituto Maria Schmidt e Lojas Adelino.

Colaboraram diversas empresas como AVM Live, Aspeko, Gálatas, Imup, Benevenuto, TV Sul, Gráfica Brasil, Contato Net, Alex Vídeo Produções, Inove Digital e Imperio Hits.

Dão apoio institucional Comitê das Entidades de Araranguá, CDL, Samae, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Araranguá, Assembleia Legislativa e Instituto Federal.