Search

Serra da Rocinha será interditada

Serra da Rocinha será interditada para continuidade da pavimentação

A partir da próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, a Serra da Rocinha voltará a ter o trânsito interditado em virtude das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul (SC). Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Consórcio Construtor do Lote 2 implantará uma barreira física na divisa com o município de São José dos Ausentes (RS). A medida é necessária para que seja dada continuidade à execução do pavimento rígido em 8 dos 13 quilômetros que compõem a serra.

Iniciada em fase experimental no dia 11 de setembro, a camada de concreto compactado a rolo (CCR), referente à sub-base do pavimento, atingiu os resultados esperados e já foi aplicada em extensão de aproximadamente 700 metros. Esta etapa antecede a colocação das placas de concreto, as quais têm prazo mínimo de 28 dias para atingir a sua resistência de projeto. Com a largura da plataforma da estrada reduzida, apenas o trânsito dos veículos a serviço da obra será permitido.

 

Os cinco quilômetros finais da serra, por sua vez, dependem da finalização do projeto de contenção de encostas para retomada da terraplenagem. Nos segmentos do Contorno e do trecho urbano de Timbé do Sul já foi concluída a pavimentação asfáltica e seguem sendo realizadas as obras complementares e de sinalização viária.

Conforme a Autarquia, a resolução levou em conta aspectos de segurança e o cronograma das obras. Em julho deste ano, o DNIT atendeu aos apelos pela abertura do tráfego no local e permitiu, com restrições de horários, a passagem de veículos cadastrados. O acordo previa que a decisão fosse reavaliada a partir do início das atividades de pavimentação.

Vale salientar que a passagem indevida pelo local representa uma falta grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 60 21 285.

Rotas alternativas

  • RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol; 
  • RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande/SC;

• BR-116, de Vacaria/RS a Lages/SC, seguindo pela SC-114 e SC-390 até a BR-101 em Içara/SC ou Sombrio/SC