Search

Unesc chegou em Araranguá

Projeto da Universidade já passa por expansão em parceria com a Weber Empreendimentos
 
A presença da Unesc e de toda a sua expertise em Araranguá se amplia a partir da expansão do projeto iniciado em abril deste ano, inicialmente com Polo de Ensino a Distância. Agora, a região de Araranguá, que recebeu a Universidade acolhedoramente em 2019, contará com um campus da Unesc incluído em um audacioso projeto chamado de “Cidade Universitária”, um bairro completo planejado a partir de tendências mundiais. A ação é resultado de uma parceria com a Weber Empreendimentos e promete movimentar não só o setor educacional, mas toda a economia da região, contribuindo fortemente com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural do Extremo Sul catarinense.
 
Os primeiros passos da grandiosa parceria já foram dados e as aulas, inicialmente no modelo de Educação a Distância da Unesc, foram iniciadas no prédio especialmente preparado para as atividades, com espaços diferenciados e ambientes contemporâneos. Ele está localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 2320, bairro Divineia, e será o ponto de encontro da Universidade na Cidade das Avenidas até a inauguração do bairro Cidade Universitária. Já nesta ampliação a Universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão para início das atividades em outubro, além de cursos de curta duração. O espaço já conta também com uma exposição permanente e exclusiva do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski com foco em animais da mata atlântica.


 
Os alunos que chegam à Unesc Araranguá deparam-se com uma estrutura a altura de duas instituições como a Universidade e a Weber Empreendimentos. Projetados pela arquiteta Laise Volpato, os ambientes para o início dessa trajetória contam com todo o cuidado e carinho que os estudantes merecem. “O foco foi voltado a ambientes de aprendizagem que permitissem diferentes usos. Desta forma foram criadas salas, cuja versatilidade do mobiliário permite uma variedade de layouts, adequando a necessidade de ensino. Os espaços são bem iluminados, climatizados, possuem cores diferentes, com mobiliários inovadores, assim tornam-se ambientes acolhedores que buscam estimular a convivência, a troca de experiência e o aprendizado completo”, pontuou a arquiteta.
 
Cidade do futuro
 
O projeto inovador que engloba todo o bairro Cidade Universitária contempla uma área de 327 mil metros quadrados, com um total de R$ 60 milhões em investimento. As obras no local estão adiantadas, com nível de conclusão em 80%, tendo sua inauguração programada para o segundo semestre de 2020.
 
O futuro campus da Unesc no bairro contará com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presenciais, a distância e híbridos, possibilidade que integra aulas online e presenciais. Em local privilegiado, há 800 metros do acesso à BR-101, a Cidade Universitária terá capacidade de ocupação de mais de 15 mil pessoas, com espaço para a construção de três mil imóveis.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, um projeto de tamanha importância sendo implantado pela Universidade representa o investimento de esforços da Instituição em prol do desenvolvimento sustentável da região. “Esse é um projeto inovador, que reúne a finalidade da Unesc, de mobilizar o desenvolvimento do Extremo Sul por meio de iniciativas educacionais diferenciadas e de excelência, com o desejo da Weber Empreendimentos de estar presente e, também, contribuir com a região”.

Ainda de acordo com Luciane, o projeto não para por aqui. “Firmamos uma parceria de médio e longo prazo que contempla ainda muitas outras ações que certamente impactarão a região e trarão excelentes resultados”, completa. A partir da novidade a Unesc passará a ser multicampi, ou seja, contará com mais de uma unidade oficial, ampliando ainda mais sua força no Sul catarinense.
 
Colocar o bairro Cidade Universitária Araranguá em prática, conforme o diretor executivo da Weber Empreendimentos, Fernando Weber, é voltar a visão para a cidade do futuro, uma tendência mundial focada no bem-estar e qualidade de vida. “O conceito visa planejar a ocupação do espaço para que os moradores da localidade tenham tudo o que precisam no próprio bairro, sem que tenham que perder tempo no trânsito, por exemplo. Gerando qualidade de vida, isso gera, ambiente sustentável e principalmente a possibilidade das pessoas se desenvolverem, através deste grande alicerce que é a educação”, pontua.
 
A mudança, ou seja, a evolução da região que receberá o empreendimento, para Fernando, será de extrema relevância. “O projeto irá proporcionar a geração de empregos e o desenvolvimento da região, com a valorização de todo o entorno. Escolhemos a área no Sul de Santa Catarina com o maior potencial logístico e ali teremos situada a maior e mais consolidada Universidade da região”, completa.
 
Possibilidades imediatas
 
A Unesc Araranguá já coloca à disposição na modalidade a distância os cursos de graduação em Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia; Recursos Humanos; Processos Gerenciais; Gestão Financeira; Gestão Comercial; Marketing; Logística; Gestão do Turismo; Hotelaria; Eventos; Gestão Pública; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Rede de Computadores; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental, Design de Interiores e Serviço Social.
 
De acordo com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, para quem procura uma especialização por meio da pós-graduação lato sensu na modalidade presencial a Instituição já oferta, na área de negócios, o MBA Executivo em Controladoria e Finanças e o MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas. Já na área das engenharias está disponível a pós em Engenharia de Segurança no Trabalho e na área da saúde opções como Avaliação Psicológica, Enfermagem Obstétrica e Neonatal, Farmácia Clínica, Nutrição Clínica Funcional e Saúde Mental. No campo da educação a Universidade oferece as pós-graduações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia clínica e institucional, finalizando com a área jurídica, em que oferta os cursos de Direito Civil e Processo Civil e MBA Direito Previdenciário.

Quem busca uma forma mais flexível de continuar os estudos pode encontrar na modalidade a distância os cursos de especialização em Direito Processual Civil na Atualidade, Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas, Docência Universitária, Gestão de Marketing, Gestão em Saúde, Gestão Empresarial, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Gestão Estratégica de Pessoas.

Conforme Indianara, além das possibilidades já oferecidas, dezenas de novos cursos estarão à disposição dos acadêmicos para início em fevereiro de 2020. “Temos um plano de crescimento para este projeto. Já em fevereiro iremos lançar cinco cursos de graduação presenciais, além de 15 à distância e outros híbridos”, destaca.
Os cursos de graduação presenciais disponibilizados já a partir do próximo ano serão em Psicologia, Direito, Nutrição, Administração e Ciências Contábeis.
 

Confira as opções no modelo a distância para início em outubro de 2019:

Gestão e Desenvolvimento de Agrotechs;

Data Science e Big Data;

Gestão de Negócios em Ambiente de Transformação Digital;

Gestão de Pessoas, da Pluralidade e da Transformação Organizacional;

Desenvolvimento de Soluções, Aplicações e Interfaces Digitais;

Gestão de Finanças e Mercado de Capitais;

Design de Experiências e Serviços;

Logística e Supply Chain 4.0.

Gestão de Redes e Cloud Computing: governança e segurança da informação.

Administração (EaD);

Ciências Contábeis (EaD);

Pedagogia (EaD);

Serviço Social – Bacharelado (EaD).

 Recursos Humanos (EaD);

Processos Gerenciais (EaD);

Gestão Financeira (EaD);

Gestão Comercial (EaD);

Marketing (EaD);

Logística (EaD);

Gestão do Turismo (EaD);

Hotelaria (EaD);

Eventos (EaD);

Gestão Pública (EaD);

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EaD);

Rede de Computadores (EaD);

Gestão Hospitalar (EaD);

Gestão Ambiental (EaD);

Design de Interiores (Híbrido)

           

Pós-graduação

         Especialização em Direito Processual Civil na Atualidade;

         Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;

         Especialização em Docência Universitária;

         Especialização em Gestão de Marketing;

         Especialização em Gestão em Saúde;

         Especialização em Gestão Empresarial;

         Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica;

         Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas.

Na modalidade presencial, a Unesc Araranguá também contará com novidades em 2020. Confira os cursos que estarão disponíveis:

Pós-graduação Presencial:

– Área de Negócios

         MBA Executivo em Controladoria e Finanças;

         MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas.

– Área de Engenharias

         Engenharia de Segurança no Trabalho.

– Área da Saúde

         Avaliação Psicológica;

         Enfermagem Obstétrica e Neonatal;

         Farmácia Clínica;

         Nutrição Clínica Funcional;

         Saúde Mental.

– Área da Educação

         Gestão Escola e coordenação pedagógica;

         Psicopedagogia clínica e institucional.

– Área Direito:

         Direito civil e Processo civil;

         MBA Direito Previdenciário.

Extensão – Presenciais:

         Fluxo de Caixa;

         Excelência no Atendimento – Inteligência emocional e social;

         Oratória;

         Perdendo o medo das câmeras;

         Aspectos relevantes da constituição, gestão e administração dos condomínios;

         Libras Módulo I;

         Programa de manejo da ansiedade para situações avaliativas em vestibulares, concursos, TCCs, dissertações e teses.

Extensão – Modelo a Distância

         Cooperativismo;

         Gestão Financeira Pessoal e Familiar;

         Segurança do Trabalho.

Curso de Idiomas:

 

         Inglês Básico I e II;

         Italiano Básico I e II;

         Espanhol Básico I e II.