Search

10 anos do Museu Municipal de Araranguá

“Uma Jornada pelo Universo” revela importantes descobertas

O início da noite da última sexta-feira, dia 19, foi histórica para o Museu Histórico Municipal. Para celebrar a data foi aberta oficialmente a nova mostra. “Uma Jornada pelo Universo” foi uma realização da Secretaria de Educação, através do Departamento de Cultura, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.

A exposição propos uma reflexão sobre a dimensão do Universo e dos que nele habitam. O destaque da mostra é o uso da tecnologia como ferramenta de comunicação. A abertura foi marcada pela presença do público e a presença de autoridades como: Margarete Timboni Baran, diretora Administrativa do SAMAE; Bernardo Walmott Borges (UFSC); Marcos Pradella e Mirtes Pereira Barbosa, diretora do IFSC; entre outras autoridades.

Também foi lançado o projeto “Caminhando por Araranguá”, do professor Rodrigo Lima, em parceria com o IFSC.

Através de placas fixadas em pontos turísticos e históricos do município, as pessoas terão acesso, via QR Code, às informações sobre aquele ponto. Outro lançamento foi do professor e escritor Romeu Darós, “A coleção do Dante sul-americano: análise genética comparada de processos tradutórios”.

A diretora de Cultura, Micheline Vargas, explicou que era um momento diferenciado. “É um momento muito feliz porque estes dez anos representam a continuidade de muitas histórias, a cada dois ou três meses estamos contando uma nova história, uma nova parceria com a comunidade”, frisou. Durante o seu pronunciamento o prefeito Mariano Mazzuco Neto, destacou que “a nova mostra eleva o museu em um lugar mais alto na nossa cultura”.

Após os pronunciamentos a “Bateraaaca” da UFSC fez uma apresentação especial. Na sequência da cerimônia realizada numa tenda, todos foram convidados para a conhecerem a nova mostra. O prefeito Mariano e a diretora Micheline desenlaçaram a fita inaugural. Fechando a noite foi servido um coquetel aos convidados. Uma torta e um “parabéns pra você”, encerraram a cerimônia.