Search

Secretárias comentam setor turístico de municípios

As características do setor turístico de cada município são uma ferramenta para que o mapa subsidie a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo

Dez municípios do Extremo Sul Catarinense entraram no novo Mapa do Turismo Brasileiro, anunciado na última segunda-feira, dia 2, pelo Ministério do Turismo. Cada um recebeu uma classificação e até certificado relacionado ao Mapa, tudo para fomentar o setor e ajudar a nortear os investimentos. A notícia já foi publicada nas páginas do Enfoque Popular, mas a reportagem conversou com duas responsáveis pelo setor em diferentes municípios sobre que diferença, na prática, a inclusão no mapa deve trazer. 

Para Janaina Nicolete Pedro, do Turismo de Turvo, estar no Mapa já era uma conquista esperada, já que o departamento já trabalhava para isso há algum tempo. “Todas essas ações juntas fortalecem o setor do Turismo não só para o município, mas em toda região. Estar entre as 2.694 cidades brasileiras validadas significa poder continuar investindo em projetos que fomentem o setor por meio de programas do Ministério do Turismo. O Centro de Eventos e o Museu da Mecanização agrícola são alguns dos exemplos de investimentos no setor que está tendo um visível crescimento na cidade”, comenta. Turvo recebeu classificação D na categorização, que tem como parâmetro os meios de hospedagem. 

Outra cidade que também recebeu categorização D foi Balneário Arroio do Silva, que vê nas festas e na temporada de verão, um bom nicho para receber mais turistas. “O setor está bastante encaminhado, fizemos a inclusão no mapa e preenchemos os requisitos. Como ex-secretária, a semente que foi deixada foi conseguir montar o Comtur, que estarão planejando e prevendo quais serão as modificações necessárias para o turismo municipal. O município está pronto, juridicamente, e preparado para receber o selo e ir em busca de outros recursos do Ministério do Turismo”, explica a ex-secretária de turismo do arroio, Helen Becker, que assumiu recentemente a coordenadoria regional de turismo da Região Caminho dos Canyons da Amesc.

Para ingressar no Mapa, os municípios tinham que seguir algumas recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Além disso, há a necessidade do departamento ter orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. 

As características do setor turístico de cada município são uma ferramenta para que o mapa subsidie a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, com ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Com a inclusão dos municípios da região, a Amesc dá mais um passo para alavancar o setor turístico. Potencial, muitas autoridades reconhecem que o extremo-sul tem, já que poucos lugares conseguem concentrar em pouco espaço territorial mar, cânions, cachoeiras, turismo ecológico e de aventura, além de sítios arqueológicos e pontos de turismo religioso.