Search

Hospital de Araranguá investe na prevenção de infecções hospitalares

IMAS adquire máquinas mais modernas e eficientes visando prevenção contra infecção que aparece sobretudo nas UTI’s

A prevenção de doenças características pela circulação de vírus e bactérias nos hospitais têm sido uma constante preocupação a todo o sistema de saúde no Brasil. Simples ações de higienização adequada tornam-se aliados contra as infecções hospitalares, que aparecem principalmente nas UTI’s – Unidades de Terapia Intensiva. Também no HRA – Hospital Regional de Araranguá, a preocupação é uma constante, e vem impulsionado ações efetivas para o combate às infecções por parte de seu administrador, o IMAS – Instituto Maria Schmitt.

Um bom exemplo do empenho do IMAS nessa estratégia de ação é a recente aquisição de equipamentos de higienização e limpeza para o hospital – um investimento de R$ 25 mil. Segundo a consultora de projetos do HRA, Kelly Pereira, a decisão da compra para a substituição dos antigos aparelhos, que somavam mais de 15 anos de uso e estavam deficitários, foi considerada indispensável pela diretoria, que imediatamente fez a compra. Os equipamentos chegaram na última semana, e já vêm mostrando grandes vantagens. 

Rita de Cássia Prêmoli, explica que os procedimentos para a limpeza em hospitais são diferenciados, e obedecem às rígidas normas estabelecidas pela CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, ligada ao Ministério da Saúde, e que exige produtos e padrões específicos para cada setor. Segundo Prêmoli, além de proporcionar uma higienização mais adequada, a chegada das máquinas representam motivação para os funcionários do setor, e que proporcionam uma melhor higienização com muito mais qualidade na prevenção da infecção hospitalar de maneira mais segura e sustentável.

Além da flexibilização do serviço para a equipe de limpeza, as máquinas recém adquiridas têm outra vantagem: a diminuição do tempo de limpeza dos leitos, que antes era de uma hora e que com as novas máquinas, acontece em menos de meia hora. O resultado é a agilidade e a diminuição do tempo na fila de espera para atendimentos, cirurgias e internações. Para o diretor geral do HRA, Rafael Bonfada, a aquisição dos equipamentos está em harmonia com o planejamento estratégico traçado pela diretoria.