Search

Projeto para revitalizar cadeiras de rodas ganhará placa decorativa

Com projeto enviado por idealizador, alunos do IFSC poderão criar uma placa com peças e luzes para chamar a atenção do público

Solidariedade e educação se uniram por um bem maior através de um projeto social de Araranguá. Seis alunos do Ensino Inovador do IFSC Araranguá, juntamente com o professor, Fábio Santana, estão desenvolvendo uma placa luminosa e cheia de detalhes para a loja de Paulo Ricardo Maciel, que tem um projeto para auxiliar pessoas que precisam de cadeiras de rodas e não têm possibilidade de comprar.

O projeto foi encaminhado por Paulo para o instituto, que acolheu o pedido. “Através do Ensino Inovador, os alunos poderão ver a solução de um problema real. Eles atuam sempre em protótipos, mas agora, verão a solução ser aplicada de forma real”, explica o professor.

Fábio já conhece a história de Paulo há algum tempo, e elogia os esforços do mecânico. “Ele é uma pessoa muito boa, merece muita ajuda e sempre que posso, colaboro. Ele empresta as cadeiras, doa, conserta. Isso é muito importante”, comentou.

Segundo o professor, os alunos já estão começando o projeto, que tem dois semestres para acontecer. A placa deverá chamar a atenção para a loja Nova Vida, que fica no bairro Lagoão, onde Paulo recebe peças e cadeiras para doação, além de emprestar os equipamentos e consertar defeitos.

Nova Vida

O projeto Nova Vida começou após um anúncio na internet. Paulo relata que fez uma postagem pedindo doações de peças e cadeiras de rodas em qualquer estado, e quando percebeu, a procura foi aumentando tanto que as cadeiras não couberam mais em sua casa. “Eu sempre quis ajudar as pessoas, esse é meu intuito, e hoje temos a loja”, relata.

Sem fins lucrativos, ele conserta as cadeiras de rodas e andadores, e pede que as pessoas doem equipamentos, mesmo em estado comprometido, já que de três cadeiras, é possível fazer uma, por exemplo. Paulo ainda explica que, para manter o trabalho voluntário, precisa de ajuda. “Quem quiser vir conhecer a loja, ajudar com peças e doações, é importante porque tudo é muito caro e eu quero continuar ajudando quem precisa. Preciso manter o social”, pede.

Paulo diz que já tem outros projetos para encaminhar a instituições como o IFSC e que espera, formando parcerias, tornar seu projeto uma referência para alcançar cada vez mais pessoas.

Alunos:

Gustavo Damacena De Camargo          

Jonathan Helena Patricio

Mateus Da Silva Emidio

Oseias Caetano Junior

Robson Antonio Rocha Gumz

Ronivaldo Elias Darabas