Search

Prefeito anuncia 1a. obra da Usina de Asfalto em Turvo e homenageia Cláudio Giusti na abertura da Festa; e outros pitacos

ABERTA OFICIALMENTE A FESTA DO COLONO

Em um dos momentos mais emocionantes abertura da 24 festa do colono de Turvo, o prefeito Tiago Zilli (MDB), fez uma homenagem à família Giusti, dono da maior sementeira do município, e um dos expositores do evento.

A família perdeu um de seus membros Claudionei esta semana ainda, em um acidente de trator. A família foi homenageada e o tio de Claudionor, ex-vereador Albino Giusti, irmão do ex-vereador Albenor Giusti, foi quem recebeu o troféu nome da administração.

A novidade apresentada pelo prefeito Zilli em seu discurso de abertura foi de que foi executada (em Turvo) a primeira pavimentação asfáltica da usina comprada em consórcio entre Turvo, Jacinto Machado e Timbé do Sul.

A abertura oficial contou com a presença de dois deputados, a federal Geovânia de Sá (PSDB), e o estadual Rodrigo Minotto (PDT); e dois ex-deputados, Ronaldo Benedet (MDB) e Manoel Mota (MDB).

 

 

AMESC NA FESTA

Os prefeitos da Amesc estarão reunidos nesta sexta-feira (9), em Turvo, durante a 24ª Festa do Colono. Em uma das pautas da reunião dos prefeitos está a barragem do Rio do Salto.

Trata-se de um pedido histórico, não só da região, mas de moradores de Areias Brancas, que foi abandonada por causa desta obra. Mas, isso faz já duas décadas.

 

NO PP PARA SER CANDIDATO

O empresário Jairo Borges era filiado ao Partido Progressista (hoje Progressistas), deixou o partido e depois ensaiou uma ida para o PSB que não se concretizou. Apenas o filho, André, foi do PSB. Nos últimos dias ele tem conversado com lideranças do Progressistas está de malas prontas para voltar e se filiar no partido novamente.

Como seu sobrinho, Fernando Borges, não tem disposição de disputar as eleições de 2020, o espaço estaria aberto no Progressistas para que ele possa, mais uma vez, pleitear uma candidatura a prefeito. Quem sabe, desta vez, o partido enfim lhe convença a ser candidato.

De acordo com seu filho, André Borges, ele “vai sim pro PP, está sem filiação desde que saiu do PP. Nunca foi filiado a outro partido que não ao PP”.

Sobre a candidatura disse: “É sim, desta vez está definitivamente decidido, é candidato pelo PP”.

 

BOLSA DE APOSTA OU FOFOCA?

Presidente da Câmara Vereadores Balneário Arroio do Silva, Everaldo “Chapelão” Caetano (PSDB) disse que não procede, ao menos no momento, a indicação de Dionei de Souza “Moranguinho” Teixeira (PSB) para ser o novo Secretário de Turismo do município. E emendou ainda: “Também não há a indicação do vereador Chocolate (MDB) para a Secretaria de Saúde; nem a ida do Barreto (ex suplente de vereador) para o governo”. Por hora, segundo ele, é mera especulação.

MUITA CALMA NESTA HORA

Quem repensou a situação de sua filiação foi o vereador Márcio Macan (Progressistas), de Balneário Arroio do Silva. Ele dizia que o caminho seria a ida para o PDT (trabalhou para Minotto em 2018). No entanto, o fim das coligações proporcionais pode ter posto fim a essa ideia.

Macan não vai mais falar do assunto antes de março do ano que vem, período em que se abre a janela para troca de partidos. Ele, por sinal, faz parte do grupo que apoia o atual prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (que está deixando o PSD pelo PSDB).

SÓ DE PASSAGEM

Quem passou pelo Balneário Arroio do Silva nesta quinta-feira (8) foi o ex-vice prefeito Mário Motta (PDT). Disse que só passeia por aqui, se dedica totalmente a sua empresa de Paulo Lopes, o Engenho.

PDT NA MAJORITÁRIA?

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Sombrio se reuniu na quarta feira 7 de agosto, na Câmara de Vereadores, apresentou novos filiados e pré-candidatos na disputa proporcional para 2020.

O presidente da Executiva Municipal, Celso Souza, apresentou e distribuiu o esboço do projeto “Somos todos Candidatos”.

A participação de mulheres (cota de 30% obrigatória) deve ser tratada com seriedade pelo partido, assim como os demais.

O PDT apresentou um pré-candidato a majoritária: Sandoval Ferreira, funcionário público da Epagri.

 Partido Democrático Trabalhista (PDT)

 

SÓ SEGUNDA-FEIRA

A coluna tinha apontado para esta sexta-feira (8) a entrevista coletiva dos delegados de Timbé do Sul e de Turvo em relação ao caso das Fake News do administrador das páginas Vozes do Além e Anjos do Além, de Timbé do Sul.

O nome do suplente de vereador de Timbé, apontado como o autor das Fake News, deve ser apresentado em coletiva à imprensa na próxima segunda-feira (12). O inquérito continua em andamento e não foi concluído ainda.

A coluna havia publicado que apresentação já seria nesta sexta, mas o prefeito de Timbé, Roberto Biava, disse à coluna disse que ficou mesmo para segunda-feira.

NÃO ESTEVE A FRENTE

O empresário José Pereira, da Aspekto Comunicação, fez um reparo em relação à coluna desta quarta-feira (8). Helen Becker era a secretária de Turismo, mas não esteve à frente da organização da Arrancada de Caminhões. O evento foi organizado pela Gálatas Mídias e Eventos.

ANÁLISE DE CENÁRIOS

O IPC Pesquisas fez pesquisas esta semana para o Tribuna de Notícias e mostrou uma avaliação de 23% apenas de aprovação da administração de Mariano Mazzuco Neto (Progressistas).

Nesta quinta-feira (8), o IPC estava novamente em campo em Araranguá. Deve ser para pesquisa de intenção de votos.