Search

Festa do Colono homenageia família Giusti

O evento ainda nem tinha começado, mas o parque de exposições da Festa do Colono de Turvo já estava bastante movimentado. A arrumação dos estandes começou cedo e os membros da equipe de organização da festa preparou tudo para receber um público que deve ser recorde este ano. “A expectativa é das melhores. Estivemos em mais de 45 festas em outros municípios divulgando Turvo e em todas sempre fomos bem acolhidos e já conheciam a Festa do Colono”, comenta a Rainha da festa, Dandara, junto das outras soberanas, Maria Luiza e Roberta.

Com cerca de 100 expositores e um volume de negócios que beira os R$ 8 milhões, a Festa do Colono reúne tradição e inovação, homenageando os antigos colonizadores italianos e expondo modernos implementos agrícolas.

 

A abertura oficial

Logo na abertura da festa uma chegada emocionante. As soberanas, o mascote Coloninho e os anfitriões do evento chegaram ao som da dupla Juan Pablo e Sofia.

 

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito municipal, Tiago Zilli, agradeceu a todos que trabalharam no evento e desejou uma festa de sucesso a todos. Listando autoridades e entidades, o prefeito brindou a quem, segundo ele, “ajudou a colocar Turvo no calendário catarinense com a Festa do Colono. Queremos homenagear a todos”.

Ele ainda comentou sobre a meta central da festa, que não é só reunir um público ou homenagear os imigrantes. “O objetivo é agradecer o agricultor, o trabalho que ele faz todos os dias, enfrentando dificuldades, mas levando o progresso”, pontuou.

O empresário Claudinei Giusti, o Baco, foi homenageado in memorian. O prefeito deu um troféu para a família Giusti, como forma de homenagear o piloto, que iria correr na Arrancada de Tratores, mas perdeu a vida após um acidente envolvendo dois tratores.

 

Durante seu discurso, o prefeito de Maracajá e presidente da Amesc, Arlindo Rocha, também felicitou a organização e disse que os municípios precisam ter planos para o futuro da região. “Hoje é dia de nos curvar e celebrar, dizer que, representando os prefeitos, queremos fazer desta região a maior e melhor do estado”, disse.

O secretário de Turismo, Jair Toretti, também falou durante a solenidade e agradeceu a cada participante da comissão organizadora. “É um prazer enorme fazer parte dessa que é a 3° maior festa de Santa Catarina, que é feita a muitas mãos”, declarou ele, que acrescentou: “Só tenho que agradecer a Deus pela cultura farta que temos, por nosso colonos, e parabenizá-los, já que só trabalhamos para homenageá-los”.

 

Antes da abertura

Um dos membros da organização é Cíntia Brigido, que também faz parte do setor de marketing da festa. Segundo ela, a Festa do Colono tem tudo para ser um evento único, e tem na ponta da língua os números que comprovam esta opinião. “Turvo tem o maior complexo turístico da região, com nosso centro de eventos e o parque de exposições com 6 mil metros de área construída. Estamos há 48 anos realizando esta festa. Teremos eventos paralelos, artesanato, encontro familiar. Tem para todo mundo”, explica. 

Uma das grandes atrações é a praça de alimentação. Com 7 entidades oferecendo o melhor da gastronomia diversificada do município, o que não vai faltar são opções e pratos que resgatam os costumes locais. Além disso, ainda tem a esperada arrancada de tratores, que atrai amantes de adrenalina e emoção.

A primeira-dama do município, Lucy Zilli, também se envolveu e está divulgando o artesanato, que nunca decepcionam nos estandes da Festa do Colono. As responsáveis pelas peças são as mais de 600 mulheres envolvidas nos Clubes de Mães do município. “Neste ano, inovamos com arte e moda. Cedemos o pano para que cada clube confeccionasse uma peça de roupa, que será exposto na festa”, comenta. 

No Instagram há uma página específica da festa, onde são postadas informações e fotos. Basta seguir o perfil @festadocolonoturvo e acompanhar momentos do evento.

A entrada é gratuita, assim como o estacionamento com segurança.