Search

Empresários mobilizados pedem reabertura da Serra da Rocinha

A semana começou com mobilização nas obras de pavimentação na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul. Após 60 dias de fechamento, empresários e membros da comunidade pediram que o tráfego seja reaberto, já que a intervenção está gerando prejuízos no transporte de cargas e no deslocamento das pessoas.

Segundo os manifestantes, além do fato da serra estar fechada, ainda há uma infinidade de boatos que não são esclarecidos pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura), o que tem gerado insegurança quanto à continuidade da obra e a velocidade com que ela avança. “Precisamos que a obra ande. Não somos contra a pavimentação. Estamos pagando um preço alto por causa disso”, disse um dos empresários.

Segundo o Dnit, os trabalhos estão evoluindo dentro do cronograma, e “atualmente está se desenvolvendo uma revisão de projeto em fase de obras (RPFO) para inclusão de serviços originalmente não programados referente a contenções e infraestrutura de iluminação”. Os custos dessas contenções são aditivos, ou seja, não estão no cálculo inicial da obra, que começou em dezembro de 2013 e tem prazo de entrega para o segundo semestre de 2020. É este valor que está preocupando o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava. “Estão sendo feitos estudos, e estas contenções são no valor de R$ 40 milhões. Nós prefeitos temos que nos unir, nos mobilizar e garantir que os recursos saiam e as obras não parem”, declarou.

Ele, porém, garante que a verba para a conclusão da obra está garantida, de acordo com o que está sendo informado pelo departamento.

A manifestação surgiu um efeito imediato, já que foi anunciado que a rodovia será reaberta entre 18 horas e 7 horas da manhã, de segunda a sexta-feira. ALém disso, ela permanecerá aberta durante os fins de semana. O Dnit declarou, desde o início, que o fechamento ocorreu por questões de segurança.

Apesar do anúncio, uma reunião deve ocorrer às 11 da manhã desta terça-feira, na prefeitura de Timbé do Sul, onde a população espera que dúvidas sobre o andamento da pavimentação sejam esclarecidas, e a decisão sobre a reabertura da serra será tomada.