Search

Evento realizado na Unesc promove pauta sobre inovação

Ação realizada na Unesc contou com a participação de seis startups para apresentação e defesa de seus conceitos 

Ideias borbulhando a todo momento, questionamentos e, principalmente, muita troca de contatos e conhecimento. Assim foi a noite de quarta-feira, dia 26, no evento Dazideia Meetup realizado na Unesc. A ação, pautada no foco da empresa Dazideia, de Florianópolis, levou à Universidade a oportunidade de fortalecer seu movimento de inovação e tecnologia. Seu principal objetivo foi realizar uma competição saudável entre seis startups da região, avaliadas por convidados.

Conforme o diretor de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit, o propósito do Meetup foi encaixado no ideal que a Universidade também vem seguindo. A atividade consistiu em uma breve palestra do empresário Mario Henrique Soratto Gaidzinski tratando sobre sua forte ligação com a inovação e destacando parte da sua trajetória no meio empresarial, onde hoje atua na administração de seis negócios.

Em seguida os seis participantes que representaram startups puderam fazer a apresentação de suas empresas. Cada um evidenciou o problema sob o qual a ideia de negócio foi baseada e a forma como ele é resolvido por meio da sua ferramenta. Em três minutos de apresentação cada um deles defendeu sua ideia e posteriormente respondeu os questionamentos e atendeu as sugestões do grupo.

Ao longo da noite foram apresentados cases que envolviam o agendamento de consultas e serviços de saúde de forma facilitada, a destinação correta de resíduos orgânicos de forma personalizada; a gestão de compras de empresas de forma unificada e organizada; o oferecimento de serviços de construção com segurança e rapidez, a gestão de licenciamento ambiental de forma facilitada e até a forma mais econômica de fazer o churrasco do final de semana.

O grande vencedor da noite, que levou mais “investimento” dos avaliadores, foi o participante João Farias, da empresa IObras – Marketplace Construção. A ideia de João e seus sócios se baseia na conexão de pessoas com profissionais da construção civil com experiência e segurança financeira. Ao longo de aproximadamente um ano o grupo pesquisou questões jurídicas, ferramentas virtuais e todo o processo de cadastramento de profissionais e clientes até o lançamento da ferramenta atual, ativa neste formato há apenas dois meses e já contando com mais de 80 clientes por todo o país.