Search

Corpus Christi: cor e fé enfeitam tapetes

Católicos de toda a região aproveitaram o feriado para celebrar sua fé na Eucaristia

Apesar do frio nesta quinta-feira, dia 20, foi de muito sol e ajudou os católicos que dedicaram seu feriado à confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Utilizando serragem colorida, tecido, folhas e flores e outros materiais, os tapetes ficaram cheios de símbolos relacionados a Cristo e a Eucaristia. A maioria das paróquias optou por celebrar a solenidade de Corpus Christi ainda pela manhã.

Em Sombrio, nem o frio espantou os fiéis, que começaram a montagem às seis da manhã, quando ainda nem tinha amanhecido. “Para a nossa igreja é o dia em que celebramos nossa fé no Cristo Eucarístico, quando manifestamos isso publicamente. Os tapetes significam justamente a unidade das pessoas para enfeitar a rua onde Cristo vai passar”, explicou o padre responsável pela paróquia, padre Antônio Mendes.

Em algumas paróquias, houve um ato de solidariedade, com a coleta de cobertores, roupas e alimentos para os necessitados. Segundo o padre, esse momento de demonstração de crença pode servir também para ajudar quem sofre. “É a partilha que fazemos, que é também colaborar com as pessoas que passam frio, passam fome. É um gesto concreto”, diz.

Adriana da Rosa participa todos os anos da confecção dos tapetes, e junto de outras pastorais, também deixou sua colaboração nos tapetes em 2019. Para ela, esse dia é de aproximação com Deus e contemplação. “É muito bom, gratificante participar. E cada ideia foi mais criativa que a outra. Esse dia serve para fortalecer a nossa fé, pensar mais um pouquinho em Deus, que sem ele não somos nada”, completou.

Em Sombrio, a missa de Corpus Christi começou às 10 horas da manhã, e logo após os fiéis seguiram em procissão da igreja matriz até o bairro Parque das Avenidas.

Já em Araranguá, no Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, os tapetes foram produzidos a partir da 6 horas da manhã, enquanto a missa teve início às 9h30. Por volta de 800 pessoas participaram do ritual desde o tingimento da serragem para os tapetes.