Search

Festa da padroeira movimenta Araranguá

Já estão acontecendo as festividades da 1° Romaria de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá. A festa será a realizada pela primeira vez desde a elevação da paróquia a santuário, e as expectativas é que haja um público bastante considerável, até o dobro da média de fiéis que frequentou outras edições da festa.

A organização já está quase no fim e praticamente tudo já está pronto, mas segundo Maurício Bon, coordenador da festa, em torno de 60 mil pessoas são esperadas, então é preciso planejamento, focando em atender bem até o fim. “Nós já recebemos pessoas do Rio Grande do Sul, do Paraná, então elas já estão vindo. Assim, nossa responsabilidade e compromisso, dobram. Já estamos nos preparando para não faltar nada”, declara.

Além da previsão de bom tempo, o dia 4 de maio será em um sábado, ou seja, muita gente de fora de Araranguá virá prestigiar a festa. “Um dos problemas de vir pouco público era que, enquanto aqui era feriado, em outras cidades não é, então muitas pessoas querem vir, mas não podem. Acreditamos que neste ano isso muda. Trabalhamos divulgando em toda a região e fora, e a resposta é excelente”, relata.

Após as celebrações de quinta e sexta-feiras, a expectativa se volta para o sábado, dia da grande festa. Segundo Maurício, o cronograma começa com o padre acordando os fiéis, bem como se fazia antigamente. Depois haverá missa, almoço e uma extensa programação à tarde e à noite. “Esperamos que haja mais de 3 mil pessoas almoçando aqui, e teremos almoço pronto desde às 10h30, para quem gosta de comprar o churrasco e comer em casa”, diz. Após o almoço e durante a tarde, será possível comprar bolos, cachorro-quente, bebidas, picolés e outros produtos em tendas preparadas no complexo do santuário e na praça.

Com a nova realidade da festa, que deve atrair mais pessoas, Maurício diz que algumas coisas tiveram que mudar, como a parte visual, com novos layouts e placas de sinalização. Pessoas estarão uniformizadas e responsáveis por orientar quem buscar informações, assim como a parte onde os caixas ficam também foi modificada e ficou mais segura. E agora, somente pessoal das comunidades poderão atender nas barracas. Tantas mudanças visam fazer com que os romeiros se sintam acolhidos. “Queremos que todos se sintam em casa. Teremos lugar disponível só para ônibus, teremos mais segurança nos estacionamentos no santuário, e nos preocupamos com a parte visual da festa. Nosso propósito é que as pessoas venham para cá, tenham informações, sejam bem atendidas, se sintam em casa”, explica.

De acordo com Maurício, a festa está sendo preparada desde Agosto do ano passado. São 12 casais de festeiros cuidando da organização, e com noveneiros, são 807 pessoas envolvidas. Ainda há os voluntários das comunidades, que podem chegar a 2 mil trabalhando nos dias de festa. É muita gente expressando em atos, sua fé em Nossa Senhora Mãe dos Homens.

 

FONTE: JORNAL ENFOQUE POPULAR

FOTOS: ASSESSORIA SANTUÁRIO NSMH