Search

Campanha do Materno evita desperdício de alimento

Colocar no prato somente aquilo que vai comer. É melhor repetir do que jogar fora. Estas são orientações dadas aos colaboradores do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, que frequentam o refeitório da unidade hospital.

Um projeto de conscientização da importância de abandonar o hábito do desperdício de alimentos mudou a rotina no refeitório do hospital Santa Catarina. Basta olhar para o expositor montado na entrada. Lá estão expostos 135 quilos de alimentos que ainda seriam produzidos. Esta é a quantidade que foi recolhida em sobras no mês de março deste ano. 

Capitaneado pela nutricionista Tamilis Borges, o projeto ganhou total adesão dos colaboradores. “O pessoal achou bem interessante. Passaram a colocar um pouco por vez e caso queiram mais, repetem” comenta Tamilis. “Agora não tem sobras . e a cozinha passou até a produzir menos”. A nutricionista tem uma aliada: a auxiliar de cozinha Cintia Bitencourt da Rosa, que estuda Nutrição e ajuda na conscientização de todos que passam por ali.

Toda a alimentação servida no refeitório do Hmisc é orgânica, produzida na horta, dentro da unidade. Todo o processo de compostagem, plantio e cuidados são acompanhados por um engenheiro ambiental. A próxima campanha já está definida: medir todo açúcar do suco em pó feito no refeitório e a partir daí mostrar visualmente a quantidade em quilos que gera no final do mês.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação divulgou recentemente que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano é perdido ou desperdiçado a cada ano.