Search

Bolsonaro sanciona as ESC de Jorginho; Geovânia articula Geoparque; governador Moisés e as demandas da bancada do Sul; Sombrio quer gás; Lale proíbe estacionar; e outros pitacos da coluna

MENOS JUROS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

O mercado brasileiro de crédito passa a contar com uma nova opção e mais barata de financiamento para micro e pequenos negócios. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou, nesta quarta-feira (24), a lei do senador Jorginho Mello (PR) que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC).

Com a sanção da lei será ampliado o acesso ao crédito e a oferta de financiamento nas localidades em que as grandes instituições bancárias não atuam.

Pelos estudos do senador, 14% dos pequenos negócios que procuraram novos empréstimos em 2018, apenas 9% tiveram os valores liberados.

“Hoje o acesso ao crédito é muito pequeno, e as ESCs poderão substituir os grandes bancos nacionais ou agentes de agiotagem”, afirma o parlamentar catarinense.

A Empresa Simples de Crédito tem limite de faturamento de R$ 4,8 milhões por ano e pode só poderá emprestar dinheiro com capital próprio, sem captar recursos de terceiros, e atuando em apenas um município. As ESCs podem ter rendimento apenas com os juros, sendo vedada a cobrança de qualquer multa, taxa ou tarifa.

(Brasília – DF, 24/04/2019) Palavras do Senador Jorginho Mello.
Foto: Alan Santos/PR

DEMANDAS DO SUL

Nesta quarta-feira (24), aconteceu reunião da bancada do Sul na Assembleia Legislativa – 8 deputados estaduais. Definiram elaborar documento conjunto com as demandas juntadas na ACIT, ACIC e ACIVA dia 15 de Abril para levar ao governador Carlos Moisés (PSL). A reunião foi na presidência da Assembleia Legislativa.

Felipe Estevão e Volnei Weber irão coordenar um Fórum na Alesc para acompanhar a instalação da fosfateira no município de Anitápolis (Amurel).

 

  Bancada do Sul  / Crédito da Foto: Daniel Conzi

 

SERRA DA ROCINHA

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve reunido na terça-feira (23), com representantes do Fórum Parlamentar Catarinense. Falou aos senadores e deputados de Santa Catarina sobre prioridades do Governo Bolsonaro para as rodovias federais do Estado; acertou uma visita técnica nas obras da BR-282 e o anel de contorno de Florianópolis. O ministro reafirmou os prazos de entrega das obras de pavimentação da Serra da Rocinha. Até 2019, a obra terá 80% concluída e em 2020 deverá ser inaugurada.

 

REITORA NA AMESC

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) tem reunião marcada para a tarde desta quinta-feira (25), 16 horas. Participa da reunião o time da reitora Luciane Ceretta na Unesc, para apresentar aos prefeitos o Unesc Virtual, que será lançado dia 7 de Maio, no Grêmio Fronteira, em Araranguá. Outro tema da pauta é o Projeto Orla.

 

DESVIO DE FUNÇÃO

Na sessão de terça-feira (23), na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, pelo menos três vereadores bateram na tecla de que tem servidores que foram contratados para uma função, mas que exercem outra.

 

SOMBRIO QUER GÁS

O deputado Volnei Weber (MDB) acompanhou na tarde de desta quarta-feira (24), Gustavo Veiga, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sombrio (ACIS) e os vereadores Carlinhos Gomes (MDB) e Paulinho Borges (MDB) na empresa SC Gás, em busca de ampliação de oferta de gás natural. O estudo da SC Gás de 2011,  é para levar o produto até a cidade de Sombrio, que tem empresas do ramo têxtil, cerâmico, comercial, etc. A rede está em Araranguá, nem mesmo chegou ao Parque Industrial.

 

GEOPARQUE ENTRA NA PAUTA

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) esteve nesta quarta-feira (24) com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e pediu apoio para que a Unesco reconheça o Caminho dos Cânions do Sul como um Geoparque Mundial.

A próxima articulação seria com o ministro das Relações Exteriores para a viabilização de uma carta de recomendação do Itamaraty para a candidatura na Unesco.

O deputado Bolsonaro entrou em contato com o MRE e solicitou a audiência com o ministro.

 

ESTACIONAMENTO PROIBIDO

Decreto do prefeito Arlindo “Lale” Rocha (PSDB) proíbe o estacionamento de veículos pesados em um conjunto de ruas, avenidas do município, entre elas a Avenida Nossa

 

FINANCIAMENTO ASSINADO

Nesta quarta-feira (24), o prefeito Lale Rocha (PSDB), o vice-prefeito Ademir de Oliveira (Progressistas) e o vereador Prezalino Ramos Neto (PSDB) estiveram na Caixa Econômica Federal para assinatura do Contrato (FINISA) com o município de Maracajá, para investimento de mais de R$ 8.000.000,00 em pavimentação asfáltica para comunidades rurais.

 

MUDA COMANDO DO TRE/SC

Nesta quinta (25), às 18h, será realizada a transmissão de cargo da presidência do TRE-SC, do desembargador Ricardo Roesler para o desembargador Cid Goulart Júnior, na Sede do Tribunal, na sede da capital do Estado.