Search

Bastidores da construção do protótipo que venceu o Ladeira Abaixo 2019

A reportagem da Post TV ouviu Otávio Ademir Constantino, que foi o construtor do veículo da equipe ‘A Papaterra”, vencedora do Red Bull Ladeira Abaixo 2019, competição que em 2018 aconteceu em Portural, mas este ano foi em São Paulo, na Consolação.

Constantino tem uma tornearia em Araranguá, onde trabalha na preparação de veículos off road (fora de estrada) e 4 x 4. Foi convidado a preparar um carro para competição da Red Bull.

“Tivemos que produzir um carro sem suspensão, com eixo rígido, com freio simples (mas competitivo). Trabalhamos por um mês, em média de uma hora por dia”, contou.

A primeira etapa foi a inscrição do projeto. Foram 2.500 inscritos e destes apenas 70 foram escolhidos (2 de Santa Catarina). Acabaram competindo apenas 64 nas provas deste domingo (14).

A equipe ‘A Papaterra’ se baseou nas indicações do site da Red Bull e criou um croqui para avaliação da equipe de automobilismo.

Os projetistas foram Gustavo Leme (piloto do carro) e Fernando Rizotto (copiloto). A equipe teve ainda outros três membros: Bruno Martinello, Rafael Simão e Alle Moura, conhecido pelo personagem “vendedor sincero”.

Foram 45 dias apenas de preparação e apenas 30 dias para preparação do protótipo. Otávio Constantino foi convidado a ser o ‘padrinho’ da equipe, mas não pode ir a São Paulo porque o pai está acamado após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A equipe teve até 12 de Abril para os testes finais e para sublimar o tecido do carro. Este era o prazo para a inspeção da equipe de engenharia dar a aprovação para os carros “descerem a ladeira”.

A competição tinha critérios de avaliação do corpo de jurados como uma apresentação de 20 segundos em que era avaliada a performance dos membros da equipe. O tempo de descida também tinha peso (A Papaterra fez o melhor tempo), assim como a performance do carro (A Papaterra fez um ‘cavalinho de pau’ no final da pista) e o design do carro contavam pontos.