Search

Educação desenvolve presente e futuro araranguaenses

Nestes 139 anos, muita coisa mudou em Araranguá, mas nunca se falou tanto em educação na Cidade das Avenidas. São universidades, diferentes cursos, ofertas de oportunidades para um futuro cada vez mais promissor, tudo isso em um município que contempla empresas de diferentes setores e um mercado de trabalho bastante abrangente.

Uma das instituições que colaboraram para esse crescimento do setor educacional em Araranguá é a Universidade Federal de Santa Catarina, que já conta com cinco cursos de graduação, além de quatro cursos de mestrado. “Nossa instalação foi um sonho sonhado por muitas mentes. Hoje temos coisas tangíveis aqui, mas por trás disso existe uma utopia, que é transformar Araranguá em uma cidade universitária. Aqui a Ufsc já nasceu forte”, comenta o diretor do Campus araranguaense da universidade, Eugênio Simão.

Segundo dados da própria universidade, 60% dos alunos são da região da Amesc, o que revela que um dos compromissos firmados por quem quis trazer a Ufsc para a região, que era oferecer ensino de qualidade a uma região menos favorecida, está sendo cumprido.

O diretor ainda diz que o grande desafio é consolidar o curso de Medicina, que completa um ano no meio de 2019. “A presença da Universidade Federal de Santa Catarina no Sul tem como objetivo primeiro ajudar no desenvolvimento da região, e esse não é um projeto solitário, nós precisamos da sociedade civil organizada e das outras universidades também, e isso tem se refletido na região com o curso de Medicina que deve alavancar o setor de saúde”, declara.

O Instituto Federal  de Santa Catarina (IFSC), também trouxe grandes mudanças para a cidade. Completando 11 anos de instalação, o instituto busca, de acordo com a diretora do Campus Araranguá, Mirtes Lia, replanejar suas ações focando melhor qualidade na educação disponibilizada. “Nosso objetivo é avaliar cada vez mais, através do nosso envolvimento institucional, quais as demandas da sociedade para que possamos ter novas ofertas atingindo mais as necessidades da população”, comenta.

Sobre o futuro, Mirtes diz que muitos projetos já estão listados para continuar proporcionando aos araranguaenses e população dos demais municípios da região, a educação ímpar que o instituto oferece. “Queremos oferecer capacitação profissional nos setores de moda, vestuário, confecção, eletromecânica, que são fortes aqui. Queremos ainda agradecer a todos os parceiros que temos tido nesse tempo todo e à população que tem contribuído e confiado em nosso trabalho. Com isso, queremos no futuro fazer a diferença, tanto para o desenvolvimento da educação quanto para a economia local”, diz.

Para os diretores, professores e cidadãos que conseguem vislumbrar um futuro de boas oportunidades e desenvolvimento, esse futuro só poderá ser construído com educação de qualidade.