Search

Prefeito será operado; suplente do PT assume; Amesc; Forcri e outros pitacos;

MISTO DE FESTA E EXPECTATIVA  

Morro Grande completa 27 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (30). O prefeito Valdionir Rocha, o Valdo (PSD), trabalha para resolver a questão do fechamento da linha de corte do frigorífico da JBS, que empregava 1.400 trabalhadores, e agora opera apenas com a fábrica de ração com 50 trabalhadores.

O fechamento causou um problema social grave ao município, que perdeu arrecadação e ainda perdeu postos de trabalho. Algumas pessoas conseguiram se realocar, mas as dificuldades são muitas desde o final de 2017.

A gestão de Valdo realiza um evento neste sábado para comemorar o aniversário, mas bem longe dos bons tempos prometidos pela Tramonto Alimentos (que faliu) e depois pela JBS, que comprou a operação e está nas parcelas finais para quitação da compra da planta de Morro Grande.

O fato é que o grupo J&F – enrolado até as penas com a Operação Lava Jato, tinha uma oferta de R$ 60 milhões de um grupo chinês, depois os árabes vieram com uma proposta de comprar e o município para gerir o negócio.

Tudo esbarra num pequeno obstáculo: o grupo – que pegou dinheiro com juros baixos no BNDES, nem cogita vender.

O prefeito deve ser operado da coluna semana que vem. Espera-se que tanto ele se recupere, quanto Morro Grande da passagem do ‘furacão JBS’.

Valdionir Rocha, o Valdo (PSD)

 

FORA POR 30 DIAS

O vereador Jair Arcenego Anastácio, único representante do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores de Araranguá, entra em licença saúde por 30 dias, tempo definido pela equipe médica do Hospital São José, de Criciúma.

Quem assume a vaga é o suplente de vereador Ozair “Banha” da Silva (PT).

Jair fica fora em abril e retorna justamente no 1º de maio, Dia do Trabalhador. Ele é presidente da Comissão de Educação e membro da Comissão de Agricultura da Casa Legislativa.

 

QUEM COMANDARÁ A CERSUL?

Depois de décadas em que apenas dois grupos disputavam o comando da Cersul, e de uma sequência de mandatos sem disputa (Renato, Moacir e Éverton), as eleições deste sábado (30), prometem ser eletrizantes.

Não dá para arriscar um prognóstico, apenas apontar indícios.

A chapa 1, de Marquinhos e Ronaldo, tem lideranças do PSDB, do PP e diversos partidos.

Arnildo e Ricardo, da chapa 2, protestam contra o sistema político que tem determinado o futuro da Cooperativa.

A chapa 3, de Nei Zanette e Sandro tem lideranças do Progressistas, mas também angariou lideranças de outros partidos e do agora sem partido Ronaldo Carlessi. Além dos prefeitos Eder Mattos (PSB) – Meleiro; Valdo Rocha (PSD) – Morro Grande; Betinho (PP) – Timbé do Sul; Zica (PSD) – Ermo, e outros vices-prefeitos.

A chapa de Selvino (MDB) e Pedro Duarte (PP), tenta manter Turvo no comando. Abel Olivo (Novo) e arrozeiros estão no time de apoio.

 

PENSAMENTO COLETIVO

Os prefeitos da Amesc tiveram reunião na tarde de quinta-feira (28) para continuar a discussão em prol de uma agenda conjunta regional. A pauta principal da convocação dos 15 prefeitos – com 10 presentes, foi a política de reajuste salarial dos servidores.

 

ENTIDADES IRÃO AVALIAR

O Forcri apresentou às entidades de Araranguá na noite desta quinta-feira (28) um modelo em prol do Sul. Uma liderança presente ao encontro estranhou que a luta contra o fim do subsídio do carvão e o fechamento da Carbonífera Jorge Lacera foram as principais preocupações.