Search

As pautas da Amesc, o destino dos nanicos e outros pitacos

O prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), e o prefeito de Morro Grande, Valdo Rocha (PSD), acabaram não participando do primeiro encontro da Amesc com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), no final da tarde desta quarta-feira (20), em Florianópolis.

Neste 20 de março aconteciam as solenidades de aniversário dos 70 anos de emancipação político-administrativa de Turvo.

Liderados por Arlindo “Lale” Rocha (PSDB), outros 12 prefeitos se encontraram com o governador para entregar a lista de prioridades macro para que o Exetrmo-Sul consiga avançar e se desenvolver.

A prioridade nº 1 é a retomada das obras da SC-290 – Serra do Faxinal, em Praia Grande, na região serrana, lado sul da Amesc.

Depois, viria a continuação da Caminhos do Mar ou Interpraias, a SC-100, que passaria por Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. Esta obra, aliás, economiza o pedido de uma outra obra, a ponte sobre o Rio Araranguá, já que ela aconteceria ao natural com a pavimentação desta rodovia que atende o litoral de norte a sul.

Em terceiro lugar, está a ligação de Jacinto Machado a Praia Grade, a Sc-108, que faria o acesso entre a BR-101 e Praia Grande, criando uma opção de ligação desde Forquilhinha por asfalto até o pé da serra.

Os pleitos foram abonados por 6 deputados: Zé Milton (PP), Vampiro (MDB), Ada de Lucca (MDB), Felipe Estêvão (PSL), Jessé Lopes (PSL) e Rodrigo Minotto (PDT). Ausência de Volnei Weber (MDB) e Júlio Garcia (PSD), que cumpria agenda no Oeste.

FUSÃO OU ABANDONO DAS SIGLAS?

O vereador Adão Vieira “Vidrinho” dos Santos (PR) já informou ao senador Jorginho Mello (PR) que pode deixar o partido na abertura da janela, em março de 2019.

Isto porque, em Araranguá, dificilmente partidos pequenos conseguiram formar chapas fortes para garantir a eleição proporcional.

A aposta é que apenas 4 ou 5 partidos disputem de fato as 15 vagas para o Poder Legislativo.

A leitura que se faz hoje as bancadas do Progressistas (4), MDB (2) e PT (1), tenham força para fazer legenda em 2019.

Os 8 partidos que tem uma cadeira na Câmara, se não fizerem uma fusão com outras siglas, terão dificuldades nesta eleição.

As legendas do PSD, PPS, PSB, PRB, PR, PSDB, PV e PDT deverão estar em uma sigla ou então terão dificuldades em alcançar 2.400 votos para eleger vereador. Assim como deve acontecer com DEM e PC do B, que tem Arilton Costa e Fernando Espíndola de suplentes.

Ou estas 10 siglas se juntam em 2 ou3 blocos, ou serão esvaziadas. Os vereadores irão usar a janela e se aglomerar em uma sigila que tenha viabilidade eleitoral. Falta um ano para a definir os times para a disputa e pouco se fala na seara nacional a fim de elucidar o caso.

Vidrinho aguarda uma definição do vice-prefeito Primor Junior. Caso ele ensaie uma candidatura, e reforce o time, monte uma chapa forte, com 30% de mulheres com força para buscar cadeiras na Câmara, ele pode ficar. Ou então fica no PR e nem disputa as eleições.

UM PÉ DENTRO E OUTRO FORA?

Em compasso de espera para as definições estão Tano Costa (Progressistas) e Jacinto Dassoler (Progressistas) que estão desconfortáveis na sigla. Estudam a possibilidade de trocar de time.

A ida dos dois para uma outra sigla pode equilibrar o jogo, mas são candidatos que ajudam a somar pra sigla, mas que também assustam possíveis colegas de chapa, por causa de sua alta votação.

AINDA EXISTE MATA ATLÂNTICA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) inaugura nesta quinta-feira (21), a Sede Administrativa da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, na Estrada Geral da comunidade de São Pedro, em Siderópolis .uma das 10 Unidades de Conservação Estaduais (UCE) administradas pelo IMA, protege uma área de 7.672 hectares de Mata Atlântica e abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Bom Jardim da Serra.

A sede da Reserva fica localizada dentro das instalações da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis.  Por se tratar de Reserva Biológica, caracterizada pela proteção integral da área, não é permitido acesso público. A visitação é autorizada a pesquisas científicas e projetos de educação ambiental.

CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Projeto de Lei 8599/2017 de autoria da deputada federal Geovania de Sá (PSDB), que aperfeiçoa a Lei Maria da Penha (nº 11.340), garante prioridade nas vagas dos centros de educação infantil aos filhos da mulher que sofre violência doméstica, foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Federal.  

GOVERNO E SETOR PRODUTIVO

O primeiro segmento a ser atendido pelo Poder Executivo e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) sobre o novo modelo de política industrial de Santa Catarina foi o têxtil. Realizado nesta quarta-feira, 20, na Secretaria de Estado da Fazenda, a reunião contou com a presença dos Sindicatos das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex); Patronal Têxtil de Brusque e Região (Sifitec); das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque e Itajaí (Sindivest), além de empresários do ramo.