Search

Enfoque Político / Everaldo Silveira – As últimas da Arrancada; aproximação da Câmara e Prefeitura do Arroio; saída de Arnildo e Carlessi do MDB

UM EVENTO PARA QUEM GOSTA

Por que as pessoas escalam montanhas; velejam em alto mar; saltam de paraquedas; voam de ultraleve e paramotor; atravessam o deserto em ralis; descem corredeiras dos rios; viajam ao espaço; andam de montanha-russa? Simples: porque boa parte das pessoas gosta de adrenalina, de se desafiar, inclusive em situações em que a vida é posta em risco.

Foi por isto que os esportes radicais ganharam corpo, é uma das indústrias que mais fatura no mundo. Uma destas é o automobilismo.

Qual a razão desta introdução? Quero chegar bem aqui em Balneário Arroio do Silva, na última edição da XXIX Arrancada da Caminhões de Caminhões. O evento se tornou o maior do gênero, no mundo não se tem conhecimento de outro semelhante.

Este evento tem todos os ingredientes para ser reconhecido como de grande porte. Ele atrai mais de 100 mil pessoas ao balneário nos 4 dias de evento.

A constatação é simples. O evento cresceu, envolve muita gente, tem vários aspectos que o tornar difícil de organizar, de controlar o entorno.

O que acontece de negativo ao redor da Arrancada, em hipótese alguma, pode manchar o brilho do evento.

Há quem diga que os acidentes – 2 nesta edição, podem diminuir o brilho do evento. Não é verdade. Justamente por causa da adrenalina, dos desafios, é que o evento atrai tanto público.

Dá um medinho, mas não tem como não ir. Quem não gosta não vai ao Arroio neste evento, deixa para quem gosta.

 

PONDERAR É PRECISO…

A cada competição é um novo aprendizado. A Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC) acompanha eventos de automobilismo, certifica, autoriza e fiscaliza os eventos.

Ninguém faz de sua própria cabeça, há regras e regulamentos, licenças, alvarás. E há os acidentes, o imponderável, o imprevisível. O que se pode fazer é a cada ano reavaliar o que foi feito, melhorar a segurança do evento.

Quando acontece acidentes, todos ficam comovidos, mas é preciso reforçar que todos os envolvidos trabalham para não haver erros.

Agora, é torcer para que o piloto Plinio Pereira Junior, se recupere.

 

PRATA DA CASA

José Pereira e Pedrinho Vieira tem empresa de Araranguá e lideram um dos maiores eventos do mundo. Isto deve ser motivo de admiração.  Manter um evento desta grandeza “não é para os fracos”.

Além do mais, nossa região é carente de eventos, não se pode perder o que já está consolidado, tem que melhorar, aprimorar.

 

CANAL DE DIÁLOGO ABERTO

O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSD), e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Everaldo Coelho Caetano (PSDB), que estavam afastados politicamente desde o desembarque dos tucanos do governo, voltaram a conversar.

Durante a edição da XXIX Arrancada de Caminhões se encontraram, conversaram, trocaram informações. Acabaram dialogando sobre a tramitação o Programa Avançar Cidades, que foi rejeitado no final de 2018.

O prefeito Mineiro encaminhou o projeto novamente para o Poder Legislativo na sexta-feira (15). Outros vereadores já foram contatados e, ao que tudo indica, o assunto deve dar entrada na sessão de terça-feira (19).

Há uma tendência de que haja a aprovação, mas em uma sessão extraordinária, provavelmente na quinta-feira (21). Caso seja aprovado, ganha o Balneário Arroio do Silva, já que este empréstimo (R$ 5 milhões) terá juros subsidiados e uma parcela que cabe dentro do orçamento do Arroio.

Com este recurso federal dá para pavimentar a estrada da Praia da Meta (lado norte), após o Parque das Arrancadas – onde serão arrancadas as pedras-ferro e lajotadas sextavadas, e também a Avenida Getúlio Vargas – em que serão substituídas as lajotas. De quebra, as lajotas retiradas irão servir para pavimentar estradas de várias ruas de estrada-de-chão da própria Meta, e quem sabe de outra do lado Sul.

O mais importante é que a “queda de braço” deixa de existir e o projeto anda. Além do mais, os vereadores também perderiam politicamente se não passasse, já que todos os municípios do Sul que mandaram projeto similar a suas Câmaras, tiveram estes aprovados. Numa escassez de recursos como a atual, perder uma verba destas, poderia ser um “tiro no pé”. Os vereadores também tem interesse de beneficiar o Arroio, fazer com que ele anda e desenvolva.

O reencontro amistoso aconteceu no estande da Post TV e Jornal Enfoque Popular, com direito à foto posada, no início da tarde deste sábado (16).

 

Mineiro e Everaldo Coelho Caetano

 

PONTE COM ESTADO E UNIÃO

No domingo (17), o secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Diego Goulart, esteve em Balneário Arroio do Silva na XXIX Arrancada de Caminhões. Representou o governador Carlos Moisés Silva (PSL), acompanhado de assessores do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Lucas Esmeraldino.

O secretário atendeu ao convite do prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSD), que esteve na capital do estado e fez o convite pessoalmente a ele e outros membros do evento. A mostrar que as lideranças ligadas a Júlio Garcia (PSD), caso de Mineiro, são as que mais tem trânsito junto ao novo governo.

O pesselista reforça que governo de Moisés ainda está na fase dos cortes de gastos, como no caso das aquisições ligadas à área da Saúde, que geraram economia de até 50% em relação a preços praticados. Caso da compra de combustíveis, que também gera economia aos cofres em estado de alerta.

O secretário reforça a tese de que o Estado acumula dívidas que se arrastam de um governo para outro e que agora sobrou para Moisés ter que pagar para sanear o estado. O próprio governador Raimundo Colombo (PSD), que trabalhou para reorganização das contas, contraiu muitas dívidas, que agora chegam para o novo governo pagar.

Diego esbarrou no evento com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB).

Ao prefeito Mineiro e a secretária de Turismo Helen Becker, disse que será parceiro nos pleitos do município em Brasília.

 

Rone Guimarães, Helen Becker, Juliano Coelho, Mineiro e secretário Diego

 

ARNILDO APONTA SAÍDA DE CARLESSI

A coluna havia publicado a informação de que a “falta de apoio do partido nas eleições da CERSUL levou o pré-candidato a presidente Arnildo Steckert Juniora a de desfilar do MDB de Turvo.

Os motivos, segundo ele, são outros:

“Eu sai porque o Ronaldo Carlessi saiu. A única coisa que me prendia no MDB era o Ronaldo. As ideias do partido e as minhas já não combinavam faz tempo. Não foi por falta de apoio. Parte do MDB apoia (minha candidatura para a presidência para a Cersul)”, rebateu.

Boa parte do MDB, por sinal, nas eleições de 2018, trabalharam para a candidatura à reeleição do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). Tanto é que a ex-presidenta da Câmara de Vereadores de Turvo, Gizele Estevam Baesso (MDB), (de Morro Chato), passou a ser assessora do gabinete de Minotto.