Search

Coluna Enfoque Político – Everaldo Silveira

SOBRARAM CRÍTICAS AO PREFEITO MARIANO

Nesta quarta-feira (13), na sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, sobraram muitas críticas ao paço municipal.

A indicação do vereador Diego Pires (PDT), para que o Poder Executivo faça um estudo para aquisição de uma usina de asfalto (a exemplo do que acontece em Meleiro), começaram as críticas por parte de vereadores do partido do prefeito, a ponto de Neno Fontoura (PPS) questionar esta divisão interna da base.

Tano Costa (Progressistas) disse que os 15 vereadores não trabalham para as siglas, mas para os municípios. Jacinto “Belo” Dassoler (Progressistas) concordou, e mandou um petardo endereçado ao prefeito Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) e ao presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso (Progressistas). “Tem duas pessoas que mandam no partido”.

Diego propôs que o presidente Daniel – que chamasse o prefeito para uma reunião com os 15 vereadores para debater as pautas de interesse da cidade.

O mesmo vereador havia feito um Pedido de Informação para saber sobre as máquinas de roçar do município. No período da ‘palavra livre’ cobrou informações de máquina que apareceu em uma assistência técnica com a plaqueta de indicação do município de Araranguá (patrimônio). “Ou acontece ou milagre do reaparecimento da máquina na Prefeitura ou alguém vai para a cadeia”. É preciso apurar se esta máquina foi vendida em algum leilão. Pode render.

O vereador Ronaldo Soares (MDB) lembrou que faltam menos de 2 anos para acabar o mandato, e que há muitas coisas por fazer. De fato, a questão do BR Shop, no bairro Cidade Alta, que segue abandonado e sem solução, mas citou várias obras públicas paralisadas como o Centro de Convivência da Terceira Idade e Arena Multiuso, iniciadas na gestão de Sandro Maciel (PT) e paradas até agora. Lembrou a novela dos pesqueiros, mas esqueceu da ciclovia do Morro dos Conventos, que caminha a passos de lesma.

Mas outros temas parados, como as licitações para transporte público, dos táxis, o problema dos prédios que necessitam de reforma, as creches que dependem de convênio, mas não conseguem se manter, o problema do Parque Industrial, que há lei para obrigar a devolução de terrenos, mas que não está sendo justa com todos.

ZANETTE GANHA ALIADOS

O empresário de Turvo, Ronaldo Mandelli, é o nome para compor como vice na chapa de Marcos Leone de Oliveira (PSDB), ex-prefeito de Ermo. A definição saiu na reunião que aconteceu na noite de terça-feira (12). O prazo para apresentação das chapas para o comando da Cersul encerra dia 19 de março, mas Marquinhos pretende fechar a sua já nesta sexta-feira (15).

Arnildo Steckert, que é de Turvo, é conhecido em Araranguá por ser professor de direito na Unisul. Seu vice é Ricardo Ghellere, diretor do Instituto Maria Schmitt, de Timbé do Sul, mas radicado em Araranguá. Ambos são advogados. Devem manter a candidatura.

A chapa capitaneada por Meleiro tem apoio do prefeito Eder Mattos (PSB), e ainda o apoio dos prefeito e vice de Morro Grande, Valdo Rocha (PSD) e Poca Marcello (Progressistas). A chapa terá Jonnei Zanette (Progressistas), ex-prefeito de Meleiro, e deve confirmar Sandro Cerimbelli de vice. Ele foi candidato a prefeito em 2000 pelo Progressistas.

A novidade é a desistência de Selvino Londero, que era um dos nomes mais fortes para a disputa. Ele deve ser o secretário da chapa. Esta composição deve agradar o ex-prefeito Ronaldo Carlessi (MDB), que é primo de Nei Zanette, mas mantem seu partido no grupo.

Fica a expectativa agora para a apresentação de uma chapa genuinamente de Turvo. Da articulação que tentava construir um projeto único, apenas o empresário Sandro Pietsch se manteve longe da chapa de Zanette.

PSD PODE AMPLIAR

Guilherme May pode deixar o Progressistas e ir para o PSD. Segue a conversa, especialmente com o vereador Paulinho de Souza (PSD), que aposta na família Boeira para as próximas eleições. Seja com Jorge Boeira candidato, ou com o genro, ou com alguma das mulheres da família.

Nomes dos vereadores Jacinto Dassoler e Tano Costa, ambos insatisfeitos no Progressistas, também são cogitados.

EMPOSSADO NA CCJ

O Deputado Federal Daniel Freitas (PSL/SC) foi empossado na noite desta quarta-feira (13), membro titular Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara Federal.

 CCJ é a comissão onde é analisada a constitucionalidade de todos os projetos de lei. Caso não passe na comissão, uma proposta nem mesmo chega à votação em plenário, por isso, as vagas na comissão são muito disputadas. A indicação das vagas são feitas pelo próprio partido.

Daniel Freitas avalia que a Reforma da Previdência uma das pautas mais importantes da atual legislatura. A CCJ é a primeira etapa da tramitação da reforma, e deve ser avaliada com urgência, o que o leva a acreditar que possa ir à votação ainda no primeiro semestre deste ano.

REVOGADOS DECRETOS DO ICMS

Foi aprovado pela Alesc o PL que suspende até 31 de julho os efeitos dos decretos do governo do Estado que retiram benefícios fiscais de vários produtos, principalmente da cesta básica e da construção civil. As medidas afetariam diversos setores da economia catarinense.

O texto também estabelece o prazo de 31 de maio para que a Secretaria da Fazenda analise todos os benefícios fiscais concedidos pelo Estado e encaminhe à Alesc na forma de projeto de lei.