Search

Enfoque Político / Everaldo Silveira – Tour pela Serra da Rocinha e os bastidores da política…

AMESC DEMONSTRA PODER DE ARTICULAÇÃO E UNIDADE

Pelo menos 9 prefeitos e 3 vices-prefeitos subiram a Serra da Rocinha nesta segunda-feira (11) para verificar in loco o andamento das obras.

 

Foi importante a presença da deputada federal Carmem Zanotto (PPS), na reunião da Amesc. Ela é a atual coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne ao 16 deputados federais e 3 senadores.

Ela conhece a situação da Serra da Rocinha e disse inclusive que foi importante a atuação deste Fórum no mandato passado para garantir R$ 115 milhões para a que obra seja em entregue até 2020.

Nesta quarta-feira (13) a bancada de deputados estaduais do Sul, oito parlamentares, vai se reunir pela primeira vez na atual legislatura, para debater as prioridades da região. O deputado Luiz Fernando ‘Vampiro’ Cardoso (MDB) irá apresentar na reunião os encaminhamentos da reunião realizada nesta segunda-feira 11) em Araranguá, convocada pelo presidente da Amesc e prefeito de Maracajá, Arlindo “Lale” Rocha (PSDB), para apresentação das pautas prioritárias do extremo sul catarinense.

Vai informar que a conclusão da pavimentação da BR-285 (Serra da Rocinha), em Timbé do Sul, e a retomada das obras da Serra do Faxinal, a SC-290, em Praia Grande, são as bandeiras escolhidas pela região.

Importante é que a região está mostrando força e unidade, o que ajuda a chamar a atenção de nossos representantes nas capitais do Estado e Federal.

 

OLHO NA SAÚDE

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) cumpriu agenda na região do Vale do Araranguá na manhã desta segunda-feira (11). Primeiro, passou pela reunião com os prefeitos na sede da Amesc, que tratou da finalização da pavimentação da Serra da Rocinha.

Depois, a deputada foi a Sombrio para uma agenda no Hospital Dom Joaquim. Sua intermediação junto ao Ministério da Saúde resultou em 10 leitos de retaguarda, um incremento de R$ 775 mil anuais no repasse do Governo Federal. Além disso, uma nova ambulância do Samu foi entregue para Sombrio e que atende até os municípios vizinhos.

 

 

 

 

 

 

Os leitos de retaguarda foram criados a partir da Portaria 2395/2011 e reorganizam a rede de urgência e emergência, desafogam os grandes hospitais. Com estes leitos, as unidades de saúde podem acolher pacientes até o deslocamento para hospitais de maior porte.

O diretor do Instituto Maria Schmidt, Ricardo Ghellere, e o presidente do PSDB de Sombrio, Jucemar Custódio, o Bujão, candidato a prefeito de Sombrio em 2012.

CERSUL DIA 30

O pré-candidato a presidente da Cersul, Arnildo Steckert Júnior, publicou ontem o texto intitulado “Em que mãos você quer a cersul?”. Entre as propostas estão facilitar a obtenção dos serviços, diminuir as exigências para instalação de energia, resolver com simplicidade e rapidez os problemas, cuidar e melhorar as redes de transmissão, aplicar a tecnologia para maior rapidez na solução dos problemas; avançar com a internet por fibra ótica; gerar empregos e melhorar a vida do associado, captando recursos, que reverterão para investimentos e serviços mais baratos.

A eleição está marcada para sábado (30), nos colégios dos municípios de Turvo, Timbé do Sul, Meleiro, Morro Grande e Ermo.

Nesta noite de segunda-feira (11) estava agendada uma reunião capitaneada por Sandro Pietsch com as lideranças de Turvo.

 

13 VEREADORES NAS COMISSÕES

Na sessão desta segunda-feira (11) foram definidos os membros das comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Araranguá para o biênio 2019/2020. São 7, após a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Assistência Social ter sido desmembrada.

As duas comissões de maior peso, ficaram com o PSD e o PP. Na Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, ficaram os vereadores Pedro Paulo de Souza (PSD), João Abílio Pereira (PRB) e José Marcio Scarsanella (PP). Na de Finanças, Contas, Orçamento e Tributação, os vereadores José Marcio Scarsanella (PP), José Paulo Roldão (PSDB) e Pedro Paulo de Souza (PSD).

A de Educação, Cultura e Desporto será presidida pelo professor e vereador Jair Anastácio (PT) com Diego Pires (PDT) e Luciano Pires (PSB).

Na de Agricultura, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento, Economia e Meio Ambiente, estão os vereadores João Abílio Pereira (PRB), Ronaldo Soares (MDB) e Jair Anastácio (PT).

Para Indústria, Comércio e Turismo, os vereadores: Luciano Pires (PSB), José Paulo Roldão (PSDB) e Jorge Luiz Pereira (MDB).

Na de Viação, Transportes, Obras, Administração e Serviços Públicos, os vereadores Cristiano “Tano” da Silva Costa (PP), Adão Vieira “Vidrinho” dos Santos (PR) e Jacinto “Belo” Dassoler (PP).

Na de Saúde e Assistência Social, os vereadores José Carlos da Rosa (PPS), Diego Pires (PDT) e Ronaldo Soares (MDB).

Apenas Daniel Viriato (PP), por ser presidente, e Igor Gomes (PV), ficaram de fora das comissões.

 

ENCONTRO COM MOISÉS

Carlos Moisés da Silva (PSL) encontrou com o vice-prefeito de Araranguá, Primo Junior (PR), que almoçava com a esposa e amigos no Restaurante Geraldo, em Laguna. O governador fez questão de registrar um encontro em um selfie.

 

RENASCE A UDN

Julio Cesar Lopes é o presidente da UDN catarinense e membro do Conselho Político da UDN nacional. Despachou no final de semana uma ‘Carta aos Catarinenses’, em que cita Udenistas históricos como Magalhães Pinto, seu avô o major José Lupércio Lopes, Diomício Manoel de Freitas, Irineu Bornhausen, Heriberto Hülse e Antônio Carlos Konder Reis.

A UDN é uma articulação da família Bolsonaro, que provavelmente quer esvaziar o PSL.

 

PELO ARTIGO 170

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) acabou ficando segunda-feira (11) na agenda de Criciúma com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e comitiva, com o prefeito Salvaro (PSDB).

Nesta terça-feira (12), Minotto tem audiência com o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni – que estava em Criciúma para visitar Cedup e liberar a verba para o transporte escolar da Amrec. O deputado irá buscar auxílio para a Frente Parlamentar em defesa das instituições de ensino superior legalmente habilitadas a funcionar em Santa Catarina, cujo objetivo é buscar o cumprimento do Artigo 170 da Constituição Estadual.

                                                                                                              

MERÍSIO DIVIDE OPINIÕES

O PRB nacional quer Gelson Merísio (hoje PSD), mas o partido tem dois deputados de peso, o estadual bispo Sérgio Motta e o federal jornalista Hélio Costa.

As bases chiaram com a informação de que Merísio se filiaria por Joinville com a promessa de ser candidato a governador em 2022. Muitos declararam se contra a sua entrada no PRB, ainda mais se for “de cima para baixo” a definição. Até porque Merísio,

Em Araranguá, o presidente da sigla, Maureci Rodrigues (PRB), tem dito que quer ser candidato a prefeito em 2020.

 

SDS EM IMERSÃO INTERNACIONAL

O Secretário da SDS, Lucas Esmeraldino, e seu adjunto, Amandio João da Silva Júnior, partiram para uma semana de imersão internacional. Lucas Esmeraldino embarcou para uma missão no Reino Unido, onde permanece até sexta-feira (15), a convite da Universidade de Cambridge, por meio do Centro de Cambridge para Meio Ambiente, Energia e Governança de Recursos Naturais (C-EENRG), no qual apresentará as potencialidades de parcerias e oportunidades em tecnologia e desenvolvimento, especialmente voltadas ao fomento do ecossistema de inovação em SC, bem como à geração de energias limpas e renováveis no Estado.

Já Amandio Júnior partiu para Austin, no Texas (EUA), a convite da Acate, para participar do South by Southwest, mais conhecido como SXSW, um dos maiores eventos de inovação do mundo, onde participará de reuniões de trabalho com possibilidades concretas de atração de investimentos para SC.

A viagem e a agenda positiva de ambos ocorrem sem custo algum, para os cofres públicos, pois, foram financiadas pelas próprias instituições que os convidaram. Sendo ainda, que ambos, não fizeram uso, inclusive das diárias a que teriam direito, por estarem representando o Estado, nas respectivas agendas. Durante o período, o chefe de gabinete, Felipe Assunção, assume a Secretaria como secretário interino.

TERMO DE REFERÊNCIA PARA RIO DO RASTRO

Mais um passo foi dado para que seja iniciada as obras de revitalização da SC 390, a Serra do Rio do Rastro. Nesta segunda-feira, 11, a deputada federal Carmen Zanotto, que vem tratando deste assunto há pelo menos dois anos, participou da assinatura do termo de referência para as obras preventivas na rodovia.

Elaborado pela Defesa Civil, o documento permite que o Governo de Santa Catarina dê início à licitação para a escolha da empresa que executará o serviço. A entrega foi realizada em Lauro Müller.

Segundo a deputada Carmen Zanotto, os recursos financeiros foram assegurados ainda no ano passado e essas etapas precisam ser vencidas. “Precisamos ter uma Serra do Rio do Rastro segura e mantendo suas belezas, nós não podemos correr o risco de ficarmos com este acesso entre o litoral e o sul interditado por falta de manutenção ou por falta de obras de infraestrutura.

A Serra do Rio do Rastro, é uma das mais belas do mundo e nós precisamos manter o desenvolvimento do turismo e o escoamento da produção dos nossos pequenos produtores que são muitos na região”, ressalta Carmen.

A deputada também destacou que está organizando uma agenda com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles em Santa Catarina para tratar do Parque Nacional de São Joaquim, Parque Estadual da Serra Furada, Ecomuseu, entre outras pautas.

“Nós precisamos que o parque tenha um plano de manejo, precisamos que aqueles proprietários que ficarem na área do parque sejam indenizados e acima de tudo que o traçado seja revisto. Foi formado um Grupo de Trabalho que tem 60 dias para dar andamento a esses estudos e entregar junto ao Ministro do Meio Ambiente e ao novo presidente do ICMBIO”, conclui a deputada.

PARA ENCERRAR

  • Terminou em alto estilo a 16ª edição do Rodeio Crioulo Internacional do Caverá, que aconteceu em Araranguá, comandada pelo coordenador geral Eraldo de Souza;
  • Foi escolhida no final de semana a nova diretoria da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Moradas do Sul, com o popular Cervejinha como presidente;
  • Os eleitores de Maracajá terão até dia 28 de junho para comparecer ao Cartório da 1ª Zona Eleitoral em Araranguá para recadastramento. Apenas para aqueles que não fizeram o cadastramento biométrico;
  • Depois de um transplante de medula óssea, a primeira dama de Ermo, Marília Souza Cadorin, esposa do prefeito Aldoir “Zica” Cadorin (PSD) está em franca recuperação.