Search

Seminário discute a democratização dos meios de comunicação

O controle dos meios de comunicação por grandes grupos empresariais e a discriminação dos órgãos públicos com as rádios comunitárias e a mídia alternativa voltaram a ser discutidos na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (27) durante o Seminário Internacional “O direito humano à comunicação.”

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação, Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e Comissão de Direitos Humanos, reunindo jornalistas do Estado, da Argentina e da República Dominicana, além de representantes de movimentos sociais de diversas regiões catarinenses.

Coordenador do fórum, o deputado Dirceu Dresch (PT) informou que desde 2013 tramita na Casa projeto de lei de sua autoria que possibilita que a população saiba onde são direcionados os recursos públicos da propaganda governamental. “O governo do Estado gasta mais de R$ 100 milhões em publicidade por ano e não sabemos onde vai o dinheiro público. O projeto não sai da gaveta do presidente, apesar dos nossos apelos.”

João Carlos Santin, da Associação Catarinense das Rádios Comunitárias (Acracom), declarou que atualmente o segmento cria mão de obra para o meio comercial e leva informação aos rincões mais longínquos. “As grandes verbas não chegam até nós e sofremos com as pressões da Acaert. É vergonhoso o tratamento da Polícia Federal com as rádios comunitárias, nos tratam como se fôssemos bandidos.”

Rosângela Bion de Assis, da Cooperativa Comunicacional Sul (CCS), enfatizou que a criação de uma frente parlamentar nos mesmos moldes na Câmara de Vereadores de Florianópolis é mais um passo importante na luta por um direito histórico. “É um direito à vida, ouvir os que têm muito a dizer e não encontram espaço na grande mídia.”

Debates
Ainda pela manhã, a discussão sobre o jornalismo independente em Santa Catarina teve a coordenação da jornalista Miriam Santini de Abreu, com exposição de Claudia Weinman, do Portal Desacato, Rosângela Bion, João Santin, entre outros.

À tarde, a jornalista Tali Gleiser, da República Dominicana, media o tema “O papel democrático da mídia no Brasil e na América Latina”, com a participação de representantes de rádios comunitárias e da jornalista argentina Nora Veiras, editora geral do jornal Página 12.

Receberam homenagens póstumas no encontro o jornalista Celso Martins, de Florianópolis, e a comunicadora social Fabíula Fergutz, da Pastoral da Juventude Rural, de São Miguel do Oeste.

Também presentes ao seminário o deputado Cesar Valduga (PCdo B), integrante do fórum, a deputada Ana Paula Lima (PT), o vereador Lino Peres (PT), da Capital, e Michel Flor, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/SC).

Rubens Vargas
AGÊNCIA AL